22/02/2016

Troca de partido pode ser feita por 30 dias sem perda de mandato

Numa cerimônia-relâmpago, o Congresso promulgou na quinta-feira (18) a Emenda Constitucional que cria a chamada "janela partidária da infidelidade", liberando o troca-troca partidário sem a perda de mandato por 30 dias. O prazo passa a contar a partir de 18 de fevereiro. Com a janela partidária, os deputados federais, deputados estaduais e vereadores poderão mudar de legenda sem punições até dia 19 de março, segundo o vice-presidente do Congresso, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que comandou a sessão. O presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não compareceu à sessão. A ausência de Renan acabou atrasando a cerimônia, que durou poucos minutos. A presença do presidente do Congresso era esperada, mas não houve explicação para o não comparecimento. Na véspera, ele anunciara a sessão para a promulgação da janela partidária. Os partidos esperavam a promulgação para começar o troca-troca. A regra vai provocar uma intensa movimentação no Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. No caso dos deputados federais, eleitos há apenas um ano e meio, as estimativas no Congresso são de que cerca de 10%, ou seja, 50 deles podem deixar suas legendas por outros partidos.  A emenda constitucional que criou a chamada “janela da infidelidade” permite que o detentor de mandato eletivo deixe o partido pelo qual foi eleito nos 30 dias seguintes à promulgação da medida sem o risco de perder o mandato. O texto deixa claro, no entanto, que a sigla ao qual se filiar não receberá maior cota de recursos do Fundo Partidário e do tempo gratuito de rádio e TV. Na véspera, o presidente Renan dissera que a promulgação da janela era muito importante. Até mesmo os senadores, que podem trocar de partido sem punições, resolveram esperar a promulgação para formalizar a entrada em novos partidos.

19/02/2016

Foi preso dois traficantes em Fraiburgo

A Policia Civil de Videira, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) comandada pelo Delegado Dr. Igor Siqueira de Araújo, conseguiu êxito na operação desenvolvida nesta sexta feira, 19, quando houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade de Videira, sendo preso um homem acusado pelo crime de tráfico de Drogas sintéticas. O Delegado Contou a nossa Reportagem que esse jovem preso, estava sendo investigado por servir drogas a festas da região, sempre aumentando seus ganhos com o tráfico do material entorpecente.  Por volta das 10 Horas, os Investigadores deslocaram a Fraiburgo para montar Campana e tentar localizar o veículo Honda Civic de Iomerê SC, suspeito de ser o Fornecedor das drogas trazidas do Paraguai para a nossa região. Próximo as 13 horas, os Policias com fome, sentaram em uma Churrascaria do centro para Almoçar, quando o veículo passou e os mesmos, abandonaram o prato e seguiram, conseguindo êxito na Abordagem no momento da entrega da Droga para um jovem de Fraiburgo.  Com os Presos, foi localizado aproximadamente 1 KG de Maconha, Aproximadamente R$500,00 e uma Bolsa, onde estava o entorpecente.  Os Presos foram levados até a Delegacia da Policia Civil de Fraiburgo, onde aguardou a chegada do Delegado Dr. Igor Siqueira de Araújo com mais uma Viatura, para fazer o transporte dos Presos até a DIC em Videira, onde serão ouvidos e posteriormente conduzidos a Unidade Prisional, ficando a disposição da Justiça.  O Delegado enalteceu a perseverança dos Policiais e disse que as investigações continuam, sempre visando a tranquilidade da População e responsabilização de quem comete crimes.
Reportagem: Genauro Stefanski- Rádio Fraiburgo
Imagens: Giovani Ribeiro- Rádio Fraiburgo

Deputado Esperidião Amim participará de seminário em Fraiburgo

Dia 20 de Fevereiro de 2016 estarão em Fraiburgo a partir das 09:00 horas  no salão da Igreja Católica do bairro Bela Vista políticos nacionais e estaduais do Partido Progressista (PP). Dentre as personalidades que se farão presente estão: o Deputado Federal Esperidião Amim, o Deputado Estadual Joarez Ponticelli o ex-deputado Hugo Biehl, bem como filiados e membros da executiva do PP da região. O Objetivo da vinda a Fraiburgo nesta data é participar   do 2 º Seminário Regional politico, que é aberto e pode receber políticos de outras siglas. O Presidente do PP de Fraiburgo Juliano Cesar Costa convida todos os simpatizantes a comparecerem no seminário amanhã. 



Governador Raimundo Colombo cumpriu agenda em Fraiburgo

O Governador João Raimundo Colombo esteve em Fraiburgo e região nesta quinta-feira, dia dezoito. A Câmara municipal de Fraiburgo esteve presente durante toda a visita e foi representada pelo presidente Oracir Ferreira de Deus (PP) e pelos vereadores Claudio Padilha (PP) e Gerson de Matia (PMDB), Gabriel Fantin (PMDB) e pelos diretores Edélcio Carvalho e Wilson Cesar Malinoski.  Em Fraiburgo às dez horas Raimundo Colombo participou de um encontro com produtores de maçã e visitou as obras executadas com recursos do Fundam: obras de pavimentação que contemplaram 16 ruas em Fraiburgo e que receberam mais de 2.2 milhões, logo após, às onze horas o Governador Raimundo Colombo se encontrou com produtores de maçã em Fraiburgo e visitou o packing house da empresa Fischer.  

Segundo o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, a visita foi revestida de muita importância. “O Governo do Estado está investindo na região mais de 350 milhões somente nos últimos dois anos.  Nesta visita o Governador entregou importantes obras, com destaque a SC 355, que recebeu investimentos na casa dos 51 milhões oriundos do Pacto por Santa Catarina. Essa será a primeira entrega de uma série que alterará significativamente o cenário regional, em especial, se tratando de rodovias” afirmou. A programação prosseguiu às 16 horas com a inauguração da subestação da Celesc em Tangará, construída em um terreno doado pela Usina PCH SPE Salto Góes Energia S.A, com tensão de 138 mil voltes e potência instalada de 26,6 megavoltes ampères, que representará 30% a mais de energia disponível para a região, que abriga cerca de 160 mil unidades consumidoras.  Para a gerente da Celesc de Videira, Tânia Farias, o investimento do estado foi de 5.4 milhões “Esse investimento possibilitará ampliar a confiabilidade do sistema, passando a oferecer energia de mais qualidade para atender o mercado existente e futuro. A subestação beneficiará diretamente os municípios de Tangará, Ibiam e indiretamente Rio das Antas, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Pinheiro Preto, Macieira e Videira” afirmou. 




 Às dezoito horas aconteceu a inauguração da SC 355 de Videira a Fraiburgo, executada pela empresa Setep Construções e que recebeu investimentos de 51.6 milhões. O trecho de 23 km liga dois importantes polos econômicos da região meio oeste e serve de escoamento da produção regional, em especial grãos e industrializados. A obra coordenada pelo Deinfra recebeu o nome de Rodovia da Maçã.  Segundo o secretário executivo, a obra atenderá toda a região oferecendo mais qualidade e segurança para quem faz uso “Só quem passou pelo trecho antes das obras sabe o quanto essa revitalização reverteu em benefícios para a região. Em meio aos trabalhos de revitalização muitos transtornos, mas que, na medida do possível, foram sanados. Hoje solicitamos a comunidade que utilize essa via com responsabilidade” destacou o secretário. 

A visita encerrou às vinte e duas horas, no Auditório da Unoesc, onde foi realizada a última palestra do Ciclo, iniciado em setembro do ano passado. O Governador Raimundo Colombo fez um balanço geral da ação do Estado, estratégias de gestão e alternativas que fizeram Santa Catarina se destacar no cenário nacional pela eficiência na gestão pública. No final foi muito aplaudido pelo público presente.