28/02/2016

Deputado Jean Loureiro destina 50 mil para Fraiburgo

 Nei Santos,   Deputado  Jean Loureiro
 e o Vereador Juca Chechi  em registro fotográfico.
No dia 18 de Janeiro o Deputado Estadual Jean Loureiro (PMDB) destinou recursos na ordem de R$ 50.000.00 (Cinquenta mil reais) para o município de Fraiburgo.   Tomamos conhecimento do fato ao entrevistarmos o assessor externo do Deputado, Nei Santos que esclareceu: “A solicitação partiu de um pedido do Vereador José Waldir Dias Chechi (PMDB) e conforme oficio nº 005/2016 do Senhor Prefeito municipal, o recurso se destina para recuperação, alargamento de estradas vicinais do interior do município”.     


27/02/2016

Prefeito de Tangará, SC, é preso por suspeita de fraudes em licitações

De acordo com o Gaeco, esquema direcionava licitações para maquinário.
Funcionária também teve mandado de prisão cumprido neste sábado (27).

Prefeito de Tangará - SC Euclides Cruz
O prefeito de Tangará, Euclides Cruz, foi preso preventivamente na manhã deste sábado por suspeita de envolvimento em uma organização criminosa que fraudava licitações no município do Oeste catarinense. Uma funcionária da prefeitura também teve o mandado de prisão cumprido, mas por enquanto não foram divulgadas informações sobre o caso dela.  De acordo com o promotor Joel Rogério Furtado Junior, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Lages, as investigações da Operação Patrola indicam a participação do prefeito em um esquema que direcionava licitações da venda de peças de máquinas pesadas, como patrolas. "As investigações indicam que o prefeito, além de saber, estava envolvido no esquema", afirmou o promotor. De acordo com Furtado, o Tribunal de Justiça expediu o mandado de prisão preventiva no fim da tarde de sexta-feira (26). O prefeito deveria ser encaminhado ao Presídio de Videira, informou o promotor.  (Fonte: G1)

Esquema criminoso envolve venda de peças de maquinários, como patrolas
Foto: Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV


Operação Patrola


A ação integra a Operação Patrola, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).  O nome 'Patrola' foi escolhido pois a investigação apontaria irregularidades no uso de maquinários pesados de propriedade do poder público.

26/02/2016

Música e poesia marcam Sarau do Centro Cultural Egon Frey

Do erudito ao popular, professores e convidados mostraram o talento da instituição 

O Centro Cultural Egon Frey realizou a primeira edição de sarau, para celebrar o aniversário de 19 anos da instituição, instalada em Fraiburgo. Artistas, professores e convidados, apresentaram peças eruditas e populares para mais de cem convidados, que acompanharam  o evento. A abertura ficou por conta do ator Kleber Ribeiro, que representou poesias, começando com Lindolf Bell até artistas da cidade e da região. As pianistas Vânia Franceschi Vieira e Laís Frey, e a cantora Cíntia Vidigal trouxeram o clássico nacional e internacional para a noite. Laís Frey ainda esteve acompanhada do violinista alemão Raphael Rode. Renato Goetten, Isamara Franzon Goetten e Claudio Franzon vieram com o popular, com voz e violão. Durante o evento, Erica Frey Caldart e Aldani da Rocha Frey foram homenageadas. 

A primeira, pela doação de um piano à instituição e, Aldani, pelos trabalhos prestados ao longo dos anos para a cultura fraiburguense.  memoração também contou com workshop de piano. Para fechar a semana de celebração, Laís Frey realizou um workshop de piano, no dia 20 de fevereiro. A aula foi frequentada por músicos de vários instrumentos, que contaram com técnicas e análises da ministrante. O workshop faz parte do projeto Sonhos com Arte,  com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio de Big Bom Supermercado e Cootan Agropecuária. Para mais informações sobre cursos, oficinas, projetos e eventos é necessário entrar em contato com o Centro Cultural Egon Frey, na Mar-Ly, 16, Lago das Araucárias, pelo telefone (49) 3246 0093 ou pelo e-mailccegonfrey@hotmail.com.

22/02/2016

Troca de partido pode ser feita por 30 dias sem perda de mandato

Numa cerimônia-relâmpago, o Congresso promulgou na quinta-feira (18) a Emenda Constitucional que cria a chamada "janela partidária da infidelidade", liberando o troca-troca partidário sem a perda de mandato por 30 dias. O prazo passa a contar a partir de 18 de fevereiro. Com a janela partidária, os deputados federais, deputados estaduais e vereadores poderão mudar de legenda sem punições até dia 19 de março, segundo o vice-presidente do Congresso, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que comandou a sessão. O presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não compareceu à sessão. A ausência de Renan acabou atrasando a cerimônia, que durou poucos minutos. A presença do presidente do Congresso era esperada, mas não houve explicação para o não comparecimento. Na véspera, ele anunciara a sessão para a promulgação da janela partidária. Os partidos esperavam a promulgação para começar o troca-troca. A regra vai provocar uma intensa movimentação no Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. No caso dos deputados federais, eleitos há apenas um ano e meio, as estimativas no Congresso são de que cerca de 10%, ou seja, 50 deles podem deixar suas legendas por outros partidos.  A emenda constitucional que criou a chamada “janela da infidelidade” permite que o detentor de mandato eletivo deixe o partido pelo qual foi eleito nos 30 dias seguintes à promulgação da medida sem o risco de perder o mandato. O texto deixa claro, no entanto, que a sigla ao qual se filiar não receberá maior cota de recursos do Fundo Partidário e do tempo gratuito de rádio e TV. Na véspera, o presidente Renan dissera que a promulgação da janela era muito importante. Até mesmo os senadores, que podem trocar de partido sem punições, resolveram esperar a promulgação para formalizar a entrada em novos partidos.