09/03/2016

Vereador Bazuca (PP) anuncia sua ida para o PPS

Vereador Bazuca 
Depois que o congresso criou a chamada "janela partidária da infidelidade", liberando o troca-troca partidário sem a perda de mandato por 30 dias, onde políticos podem mudar de legenda sem punições até dia 19 de março, nenhuma mudança havia acontecido em Fraiburgo.  Porém hoje à noite (09-03) às 21 horas a assessoria do Vereador Claudio Padilha (Bazuca) eleito pelo Partido Progressista -11, informou oficialmente a sua mudança para o PPS / Partido Popular Socialista-23.  Ao ser perguntado o motivo da sua mudança ele afirmou: “Estou entrando no PPS onde pretendo ser pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, pois neste partido tive o espaço que não conseguiria ter no PP”.  Maiores informações serão postadas amanhã. 

QUAL É A FUNÇÃO DO VEREADOR?

Pensar no papel das funções e ações do cargo de vereador

Em tempos de eleição, não faltam promessas. No pleito pelos cargos públicos, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal, o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. E nessa busca pelo voto, pelo apoio, os candidatos podem se perder em meio às promessas de ações impraticáveis, seja pela complexidade do assunto, seja pela própria limitação das atribuições legais daquele cargo almejado. No entanto, no afã pela vitória, não apenas se fala demais, mas se promete absurdos, como se vê nas eleições para vereador a cada quatro anos. Nesse sentido, conhecer as atribuições e verdadeiras funções do cargo legislativo municipal é fundamental não apenas aos que almejam ocupar tais cargos, mas principalmente para os eleitores, os quais munidos de algumas noções facilmente poderão identificar falácias, mentiras e uma sorte de discursos eleitoreiros absolutamente descolados da realidade.

Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.

06/03/2016

Opiniões publicadas no Jornal O CATARINENSE de 04-03-2016 Edição nº 761

Conversas eleitorais

Segue forte em Fraiburgo alguns rumores eleitorais.  Como é sabido na cultura política Fraiburguense há em cada canto um analista de plantão dando seus palpites e desejando acertar os rumos da próxima eleição.  Edi lemos (PSDB) confirmou que é candidatíssimo e diz que o partido está ciente de sua importância e deve ser confirmado como titular, apesar de discordar muito quando os “adivinhos” o colocam em 4º lugar na preferência, diz estar bem melhor neste ranking.  O PMDB de PINZ que há dois meses falava em 48% de preferência do eleitorado, e agora já tem gente do diretório do PMDB mostrando pesquisa interna que indica 25% para PINZ, indicando que ele já não é unanimidade no próprio partido.  Outra peça comentada é o atual prefeito Ivo Biazzolo (PSD) que na prática demonstra que quer se afastar do próximo pleito, mas encontra dificuldade de nomear um sucessor.  Enquanto a Janela não fecha, três mudanças de políticos com mandato são cogitadas, uma inclusive uma com possibilidade de preencher a vaga de Biazzolo, se ele não concorrer.

Qual a importância do vice

No Brasil tudo acontece muito cedo ou muito tarde. No jogo político, geralmente, as decisões são tardias, infelizmente. Quando o assunto é eleição a mobilização começa muito cedo, senão vejamos: no primeiro tempo desta partida a grande discussão será, quem serão os candidatos, ou seja, há quanto tempo a sucessão está em discussão na mídia?    Os políticos, a imprensa, os institutos de pesquisa de opinião e os marqueteiros parecem querer colocar nas costas dos eleitores o peso extra do jogo eleitoral. No segundo tempo a grande jogada é descobrir quem será vice de quem. Como armar o melhor time, ou melhor o partido, nesse ínterim entra em campo os marqueteiros, destacando a importância do candidato à vice, pois será o jogador(a) surpresa para driblar os adversários.  Nesta conta quem tem se destacado em Fraiburgo é o nome do Vereador Josiel Silva (PSC) que nas rodas de conversa está sendo sempre citado pelos partidos e já começam a lhe chamar de “coringa”, pois é bem visto em três das quatros candidaturas possíveis.  Então qual é a importância do vice? É muito grande, caro leitor. Só não sei para quem: se é para o candidato estar no poder  (empurrar a carrocinha), ou para uma plataforma política, econômica e social eficiente para a cidade.  Só o tempo dirá!

Operação Patrola


O Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou a “Operação Patrola” em apoio do Ministério Público de Lages e Tangará. O Ministério Público está apurando fraude em licitações públicas, ou seja, superfaturamento na reforma de máquinas para prefeituras do Oeste de Santa Catarina.  Fontes afirmam que outras prefeituras da região que comercializavam com empresários de Chapecó também serão investigadas. Patrolas paradas causam problemas para prefeitos distraídos na  região do oeste e meio oeste de Santa Catarina.  

Projeto Curando com Amor pede ajuda

Quero fazer um registro sobre este grupo de voluntários da alegria que vem fazendo a diferença na vida dos pacientes do Hospital de Fraiburgo.   No hospital divertem pessoas que muitas vezes precisam apenas de um carinho de um sorriso. Com a missão de levar a alegria e garantir a diversão dos pacientes, um grupo de 23 pessoas, vem desenvolvendo este trabalho desde setembro de 2013. Músicas, Mágica e apresentações da Orquestra maluca com palhaço, garante o sorriso no rosto de muitos pacientes.  Todo o trabalho desenvolvido pelo grupo é voluntário, o CURANDO COM AMOR tem o desejo de dar grandes doses de sorrisos carinho e mais alegria a quem está passando por dificuldades. E agora o projeto ganhou uma proporção maior.  A intenção do grupo é tentar adquirir um automóvel (KOMBI) para que possam se deslocar pela região e visitar outras entidades de saúde. E para isso pedem o apoio de toda a População da região que possam doar quantias em dinheiro para ajuda na realização deste sonho.  

04/03/2016

Sintser participa de reunião com servidores da educação de Lebon Régis

O Presidente do SINTSER Sighard Seidel acompanhado do diretor sindical Gilmar Silva e com o assessor de imprensa Jornalista Cesar Malinoski, participaram de uma reunião dia 03 de março de 2016, às 18 horas na Câmara Municipal de Lebón Regis com a seguinte pauta: Discutir o Projeto de Lei nº 009/2015 , “Novo plano de carreira e remuneração do pessoal do magistério público municipal de Lebon Regis que estará em pauta de votação na câmara municipal nos próximos dias. Regência de Classe retirada dos professores ilegalmente pela prefeitura municipal e secretaria de educação durante o período de férias e recesso escolar. Licenças prêmios- direito negado pela administração municipal. Número de aulas dadas e horas atividades, conforme LC 04/2006. TAC da Educação. Processo seletivo de 2016. Repasse do Sindicato dos Servidores Públicos.




Apafec sofre ataque através de página do Facebook

O Blog Opinião, foi informado que um internauta usuário do facebook, utilizando o nick (Fraiburgo-Fraiburgo) o qual pode ser acessado pelo link: www.facebook.com/tay.bonetti.5 na última quarta-feira (02/03), teceu comentários atacando a ampliação do Cecap (Centro de Educação Cultura e Arte Popular) um dos projetos desenvolvidos atualmente pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação Popular).

Em uma de suas postagens o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo escreve: “Para que salas? Para alugar? A APAFEC é uma Associação ou uma Imobiliária? Pois as salas da APAFEC, em vez de estarem servindo a comunidade, estão servindo para salas comerciais alugadas para terceiros. A Prefeitura e o Ministério Público precisam rever o Título de Utilidade Pública da APAFEC. Cada um cuidado do seu ramo de atividade”.

Jilson Carlos Souza
Segundo Jilson Carlos Souza fundador e da coordenação da Apafec, os comentários foram feitos em uma postagem do projeto de ampliação do Cecap, material e informações que disponíveis na fanpage da instituição no facebook. Ainda segundo o coordenador, os comentários são infundados e descontextualizados, pois no local (situado na av. Pedro Gianello nº 341 – bairro São Miguel) a Apafec mantem duas salas comerciais, que estão alugadas desde outubro de 2011, e o dinheiro dos alugueis foram investidos no pagamento do empréstimo, contraído junto a uma Cooperativa de Credito, o qual já foi quitado.

Levantamos ainda, que a Apafec adquiriu mais um imóvel (situado na rua Arcindo Hass nº 337, continuo ao primeiro imóvel), e atualmente utiliza o dinheiro dos alugueis para pagar o outro empréstimo contraído para adquirir o segundo imóvel. Nesse imóvel foram realizadas pequenas reformas e já estão acontecendo as Oficinas de Violão para crianças, adolescentes e adultos, os encontros do Projeto Artesanato Cidadão, as reuniões da coordenação da Apafec e outras entidades também já utilizaram o local para fazer encontros e em breve será instalada a sala de inclusão digital da Apafec, a qual neste momento encontra-se alojada em uma sala cedida pela comunidade católica do bairro.

Além dos recursos financeiros dos alugueis a instituição contou e conta com a solidariedade e apoio de inúmeras empresas, lojas, outras instituições e pessoas nas promoções de mobilização de recursos realizadas, entre as quais: Ação Solidaria Entre Amigos (popularmente conhecida como rifa); Bingão; Bailes; Venda de camisetas e blusões; Venda de Maça do Amor, entrevero e xixo no pão; Pedágios.

Todos os recursos obtidos com as ações de mobilização de recursos financeiros, foram, são e serão investidos em nossas ações, atividades e projetos, afirma Jilson.
“Gerar cidadania, estimulando crianças, adolescentes, jovens e adultos a tornarem-se protagonistas de sua história e atores comprometidos com a transformação da realidade onde vivem. Esta é a missão da APAFEC, não ramo imobiliário”, comenta em seu próprio perfil, o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo.

Print Screen da página do agressor
Segundo Souza é bom que a pessoa que escreveu isso conheça a missão da Apafec, porém o comentário feito por essa pessoa a seguir dá a entender, que ele ou ela simplesmente leu a missão, e não conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido há quase 14 anos, pois caso conhecesse realmente, saberia que não somos uma imobiliária e tampouco faria a sugestão que nosso título de utilidade pública fosse revisto pelo ministério público e pela prefeitura.

Os comentários postados geraram a indignação de várias entidades e pessoas. Naira Estela Roesler Mohr, professora aniversaria da UFFS comentou: “Meu respeito aos companheiros e companheiras da Apafec. Diversos projetos que atuamos juntos sempre estiveram baseados em princípios éticos, de solidariedade e na promoção da justiça social. Mas, é óbvio que isso sempre incomoda alguns setores”. Outro a fazer comentários foi Pedro Pinheiro (historiador, músico e militante do coletivo PJR-PJMP), “Quem melhor que nós para sabermos como funcionam nossas organizações! Parabéns Apafec por seu trabalho voltado a educação popular... Continuaremos crescendo e lutando juntos”!


É importante destacar que todas as contas, ações, atividades e projetos da Apafec são e estão abertos para toda a comunidade fraiburguense, queremos convidar o senhor ou senhora Fraiburgo-Fraiburgo para tornar pública sua identidade e os reais motivos pelos quais fez os comentários, assim que a pessoa se identificar a convidaremos para participar de uma atividade ou encontro nosso. Finaliza Jilson.


Inaugurado entreposto de ovo caipira em assentamento de Fraiburgo/SC

As famílias do  assentamento Dandara, localizado em Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense, participaram, na última sexta-feira (26), da inauguração de um entreposto para preparo e embalagem de ovos caipiras. Localizada em lote do assentamento, a construção integra projeto elaborado pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a fim de abrir uma nova linha de produção para os assentados.

“A ideia de produzir ovos surgiu na reunião de planejamento e veio a calhar pela afinidade das famílias com essa atividade, por não confrontar com a produção de leite e também por ser um dos alimentos incluídos na alimentação escolar do município, se enquadrando assim dentro do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”,  conta a médica veterinária Geisibel Maurina, responsável pelo projeto.

Sob orientação do Conselho Consultivo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Fraiburgo, a equipe preparou as documentações e buscou adequação às exigências dessa atividade, com envio da planta do entreposto, realização de análises da qualidade da água e vistorias. O processo para concessão do selo está em trâmite e a expectativa é de que seja concluído ainda neste mês. Tudo para os produtores estejam legalizados e livres para comercializar sua produção sem represálias.

Preparativos

Desde agosto de 2015, as cinco famílias que deram início à atividade começaram a receber as galinhas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia especificamente para a produção de ovos na agricultura familiar. Hoje há famílias com mais de 200 galinhas e a ideia é que cada uma tenha 300 unidades. Para abrigá-las, foram construídos piquetes fechados em estruturas de madeira, sob orientação dos técnicos.

“A produção já atingiu 60% da capacidade. São realizadas cinco coletas diárias dos ovos que, a cada 48 horas, são levados em caixas plásticas para o entreposto, onde são avaliados, pesados e classificados”, explica  Geisibel. O trabalho no entreposto fica a cargo do assentado Ivo Schaberle que, comprometido com a proposta, mostra-se determinado em buscar qualidade de vida todos no assentamento.
As famílias agora aguardam o selo de inspeção para que o produto saia embalado e etiquetado do assentamento, pronto para o consumo saudável pelas famílias da cidade