11/03/2016

Natalino destina R$ 100 mil para UPA de Fraiburgo

Emenda parlamentar foi assinada nesta quinta-feira, dia 10, na sede da 9ª ADR

Prefeito Ivo Biazzolo , secretário Borga e o deputado Natalino Lázare
Na quinta-feira, dia 10, o deputado estadual Natalino Lázare, esteve na 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), onde junto com o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, e o prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo, assinaram convênio no valor de 100 mil reais para aquisição de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, do município.   Segundo Lázare a proposta é contribuir com a comunidade regional, investindo em diversos setores “Por meio dessas iniciativas que a comunidade começa a perceber a real importância de a região possuir um representante na Assembleia Legislativa. Destaco que esse é um trabalho feito por toda uma equipe em prol da comunidade local e regional” afirmou.    A emenda parlamentar foi destinada a Fraiburgo por meio do Fundosocial e celebrada por meio do convênio de número 72/2016. Nesse processo, além do procedimento burocrático de liberação a ADR cumpre um importante papel de fiscalizar, acompanhar e receber a prestação de contas da utilização dos recursos.   Para Borga são compromissos que estão sendo efetivados “Um importante convênio, em especial para a área da saúde, e que, com certeza, trará resultados positivos” afirmou o secretário agradecendo o empenho do deputado na liberação. O prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo também aproveitou para agradecer. “Uma demonstração do engajamento do deputado Natalino Lázare com a região e em especial para Fraiburgo. Já investimos consideravelmente no setor da saúde e esses recursos vêm a complementar ainda mais esse trabalho” destacou Biazzolo.   Além dos 100 mil para os equipamentos da UPA, já foi sinalizado positivamente para outros R$ 105 mil, de emenda parlamentar do deputado Natalino Lázare para manutenção das estradas vicinais do município. O convênio deverá ser celebrado na próxima semana.

Odair Fernando Drey assumiu a presidência da subseção da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Videira, realizou na  quinta-feira (10-03), a posse do novo presidente. Assumiu o cargo, o advogado Odair Fernando Drey, que foi eleito em chapa de consenso no dia 16 de novembro de 2015.   A subseção é composta por sete municípios (Videira, Arroio Trinta, Ibiam, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso e Tangará), são 320 advogados inscritos. Essa é a primeira vez que Drey assume o cargo.  OAB  é um “órgão de representação, defesa, disciplina dos advogados”, isto é, ela tem a obrigação de afastar os maus profissionais e é uma entidade destinada, preponderantemente, à “defesa da Constituição, da ordem jurídica, do Estado. 

09/03/2016

Vereador Bazuca (PP) anuncia sua ida para o PPS

Vereador Bazuca 
Depois que o congresso criou a chamada "janela partidária da infidelidade", liberando o troca-troca partidário sem a perda de mandato por 30 dias, onde políticos podem mudar de legenda sem punições até dia 19 de março, nenhuma mudança havia acontecido em Fraiburgo.  Porém hoje à noite (09-03) às 21 horas a assessoria do Vereador Claudio Padilha (Bazuca) eleito pelo Partido Progressista -11, informou oficialmente a sua mudança para o PPS / Partido Popular Socialista-23.  Ao ser perguntado o motivo da sua mudança ele afirmou: “Estou entrando no PPS onde pretendo ser pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, pois neste partido tive o espaço que não conseguiria ter no PP”.  Maiores informações serão postadas amanhã. 

QUAL É A FUNÇÃO DO VEREADOR?

Pensar no papel das funções e ações do cargo de vereador

Em tempos de eleição, não faltam promessas. No pleito pelos cargos públicos, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal, o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. E nessa busca pelo voto, pelo apoio, os candidatos podem se perder em meio às promessas de ações impraticáveis, seja pela complexidade do assunto, seja pela própria limitação das atribuições legais daquele cargo almejado. No entanto, no afã pela vitória, não apenas se fala demais, mas se promete absurdos, como se vê nas eleições para vereador a cada quatro anos. Nesse sentido, conhecer as atribuições e verdadeiras funções do cargo legislativo municipal é fundamental não apenas aos que almejam ocupar tais cargos, mas principalmente para os eleitores, os quais munidos de algumas noções facilmente poderão identificar falácias, mentiras e uma sorte de discursos eleitoreiros absolutamente descolados da realidade.

Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.

06/03/2016

Opiniões publicadas no Jornal O CATARINENSE de 04-03-2016 Edição nº 761

Conversas eleitorais

Segue forte em Fraiburgo alguns rumores eleitorais.  Como é sabido na cultura política Fraiburguense há em cada canto um analista de plantão dando seus palpites e desejando acertar os rumos da próxima eleição.  Edi lemos (PSDB) confirmou que é candidatíssimo e diz que o partido está ciente de sua importância e deve ser confirmado como titular, apesar de discordar muito quando os “adivinhos” o colocam em 4º lugar na preferência, diz estar bem melhor neste ranking.  O PMDB de PINZ que há dois meses falava em 48% de preferência do eleitorado, e agora já tem gente do diretório do PMDB mostrando pesquisa interna que indica 25% para PINZ, indicando que ele já não é unanimidade no próprio partido.  Outra peça comentada é o atual prefeito Ivo Biazzolo (PSD) que na prática demonstra que quer se afastar do próximo pleito, mas encontra dificuldade de nomear um sucessor.  Enquanto a Janela não fecha, três mudanças de políticos com mandato são cogitadas, uma inclusive uma com possibilidade de preencher a vaga de Biazzolo, se ele não concorrer.

Qual a importância do vice

No Brasil tudo acontece muito cedo ou muito tarde. No jogo político, geralmente, as decisões são tardias, infelizmente. Quando o assunto é eleição a mobilização começa muito cedo, senão vejamos: no primeiro tempo desta partida a grande discussão será, quem serão os candidatos, ou seja, há quanto tempo a sucessão está em discussão na mídia?    Os políticos, a imprensa, os institutos de pesquisa de opinião e os marqueteiros parecem querer colocar nas costas dos eleitores o peso extra do jogo eleitoral. No segundo tempo a grande jogada é descobrir quem será vice de quem. Como armar o melhor time, ou melhor o partido, nesse ínterim entra em campo os marqueteiros, destacando a importância do candidato à vice, pois será o jogador(a) surpresa para driblar os adversários.  Nesta conta quem tem se destacado em Fraiburgo é o nome do Vereador Josiel Silva (PSC) que nas rodas de conversa está sendo sempre citado pelos partidos e já começam a lhe chamar de “coringa”, pois é bem visto em três das quatros candidaturas possíveis.  Então qual é a importância do vice? É muito grande, caro leitor. Só não sei para quem: se é para o candidato estar no poder  (empurrar a carrocinha), ou para uma plataforma política, econômica e social eficiente para a cidade.  Só o tempo dirá!

Operação Patrola


O Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou a “Operação Patrola” em apoio do Ministério Público de Lages e Tangará. O Ministério Público está apurando fraude em licitações públicas, ou seja, superfaturamento na reforma de máquinas para prefeituras do Oeste de Santa Catarina.  Fontes afirmam que outras prefeituras da região que comercializavam com empresários de Chapecó também serão investigadas. Patrolas paradas causam problemas para prefeitos distraídos na  região do oeste e meio oeste de Santa Catarina.  

Projeto Curando com Amor pede ajuda

Quero fazer um registro sobre este grupo de voluntários da alegria que vem fazendo a diferença na vida dos pacientes do Hospital de Fraiburgo.   No hospital divertem pessoas que muitas vezes precisam apenas de um carinho de um sorriso. Com a missão de levar a alegria e garantir a diversão dos pacientes, um grupo de 23 pessoas, vem desenvolvendo este trabalho desde setembro de 2013. Músicas, Mágica e apresentações da Orquestra maluca com palhaço, garante o sorriso no rosto de muitos pacientes.  Todo o trabalho desenvolvido pelo grupo é voluntário, o CURANDO COM AMOR tem o desejo de dar grandes doses de sorrisos carinho e mais alegria a quem está passando por dificuldades. E agora o projeto ganhou uma proporção maior.  A intenção do grupo é tentar adquirir um automóvel (KOMBI) para que possam se deslocar pela região e visitar outras entidades de saúde. E para isso pedem o apoio de toda a População da região que possam doar quantias em dinheiro para ajuda na realização deste sonho.