30/03/2016

SINTSER FBR Convoca filiados para reunião do conselho fiscal

  Sindicato dos trabalhadores no serviço público de Fraiburgo e região convoca os filiados para uma reunião do Conselho  Fiscal  a realizar-se no dia 30 de março, às 18 horas nas dependências do SINTSER  FBR sito a Rua Olavo Bilac nº 290 em Fraiburgo-SC

SINTSER FBR Convoca filiados para reunião do Conselho Deliberativo

O  Sindicato dos trabalhadores no serviço público de Fraiburgo e região convoca os filiados para uma reunião do Conselho  Deliberativo  a realizar-se no dia 30 de março, às 17 horas nas dependências do SINTSER  FBR sito a Rua Olavo Bilac nº 290 em Fraiburgo-SC




SINTSER FBR Convoca filiados para Assembléia geral ordinária de Fraiburgo

O Sindicato dos trabalhadores no serviço público de Fraiburgo e região convoca os filiados para uma Assembleia geral ordinária a realizar-se no dia 31 de março, às 18 horas nas dependências do SINTSER FBR sito a Rua Olavo Bilac nº 290 em Fraiburgo-SC


Biblioteca itinerante de Fraiburgo já tem novo logotipo

Divulgado resultado do concurso para escolha do logotipo da biblioteca itinerante de Fraiburgo  Victor Natanael dos Santos, 13 anos, é o autor do trabalho vencedor


A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes divulgou o resultado do concurso 'Crie um logotipo para a biblioteca itinerante de Fraiburgo'. Entre 32 trabalhos inscritos, o premiado foi Victor Natanael dos Santos, 13 anos, estudante da Escola São Sebastião. Segundo a comissão julgadora, o desenho conquistou a maior pontuação pela criatividade, a identificação com o município e a relação com o nome da biblioteca, também selecionado em concurso, 'Livros Viajantes'. Os critérios utilizados foram originalidade, transmissão da ideia e relação com o espaço.   Victor vai ganhar um exemplar do livro Fraiburgo: marcos da história, de Gerda Maria Frey Ziolkowski. A autora ainda ofereceu um café colonial com acompanhante no Hotel Renar. O logotipo passa a integrar o material gráfico e de papelaria da biblioteca itinerante e ainda vai estar estampado na fachada do ônibus. A entrega do prêmio está marcada para sexta-feira (01/04), às 9h, na Casa da Cultura Lydia Frey. Além de Victor, Claudio Reichardt também será homenageado, pela seleção do nome 'Livros Viajantes'.

29/03/2016

Fechamento do cadastro eleitoral ocorre no próximo dia 4 de maio

29.03.2016 As Eleições Municipais de 2016 ocorrerão no primeiro domingo de outubro e a Justiça Eleitoral catarinense já está se preparando para o dia do pleito. Por isso, os eleitores que desejam fazer inscrição eleitoral, transferências de local de votação ou atualização cadastral têm até o dia 4 de maio (prazo para o fechamento do cadastro eleitoral) para procurar o cartório do seu município. Os cartórios estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. 

Aqueles que completarem 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016 (data do 1° turno das Eleições municipais) e desejam votar, devem realizar seu alistamento eleitoral. Eleitores de 16 e 17 anos têm o voto facultativo. Além disso, eleitores portadores de alguma deficiência física devem comunicar o cartório eleitoral, para que o local de votação seja adaptado e se torne acessível. 

Já os eleitores de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça que não fizeram o cadastro biométrico obrigatório devem procurar os cartórios e postos de atendimento para regularizar sua situação. Caso contrário, esses eleitores não poderão votar nas próximas eleições e ficarão sujeitos a sanções decorrentes disso. Nesse caso, a Justiça Eleitoral recomenda que a regularização seja feita até o dia 15 de abril, para que as possíveis filas do final do cadastro sejam evitadas. Especificamente nessas cinco cidades, os cartórios e postos de atendimento estão abertos de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Para a realização de todos os procedimentos é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). No caso do primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também quitação militar.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor, gratuitamente, pelo número 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.
Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Stefany Alves
Jornalista
Assessoria de Comunicação Social
(48) 3251-3852

Câmara de Fraiburgo derruba veto do Prefeito

vereadores devolveram ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu ente querido seja sepultado.

Mesa diretora da câmara municipal de Fraiburgo
A lei instituiu uma Central de Luto, a qual em Fraiburgo foi localizada nas dependências do Hospital de Fraiburgo.  Esta central seria a responsável pela organização do Sistema Funerário Municipal, a quem caberia a responsabilidade de encaminhar à família enlutada, através de escolha aleatória, às empresas funerárias Concessionárias que prestarão o serviço.  Na ocasião foi divulgado para toda a população que, em razão dessa regulamentação, em caso de falecimento os familiares deveriam dirigir-se a Central de Luto e não mais as funerárias. Tal medida valia inclusive para aqueles que possuíam planos funerários”, explicou na época o responsável pela medida. Isto por que, era competência também da Central a emissão da guia para autorização para Liberação, Transporte e Sepultamento de Corpos e ainda a Guia para Prestação de Serviços Funerários a pessoas carentes.  A fiscalização dos serviços ficava na responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças. Este procedimento foi amplamente criticado por populares, a maioria alegava que tal medida feria o código do consumidor e impedia a liberdade de livre escolha. 

Vereador Gabriel Fantin 
Na sessão seguinte da câmara foi aprovado por 8 votos a favor com 2 votos contrários em sua primeira votação o PROJETO DE LEI Nº 2461/2016, de autoria do Vereador Gabriel Fantin e subscritos pelos vereadores da bancada de oposição, que “INCLUIU INCISOS NO ARTIGO 10, § 6º DA LEI MUNICIPAL Nº 2263, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014”. Que na prática devolveu ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu ente querido seja sepultado.  A decisão anterior de promover um “rodizio” entre as funerárias de plantão não agradou a população, que se organizou e pressionou a classe política para reformar a lei.  Os vereadores entenderam este clamor popular e aprovaram a reforma.  O Prefeito Municipal Ivo Biazollo não aceitou a decisão da câmara e vetou as alterações.   Na 8ª SESSÃO ORDINÁRIA - 28/03/2016, foi derrubado o veto do Prefeito por 8 votos contra 2 em sua ÚNICA VOTAÇÃO - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2016, que “DISPÕE SOBRE O VETO TOTAL DO PREFEITO MUNICIPAL AO PROJETO DE LEI Nº 2461/2016”. Como o veto foi rejeitado, permaneceu a redação do projeto na forma aprovada pelos vereadores. O Senhor Prefeito terá um prazo de 48 horas para a promulgação, caso não o faça no prazo estipulado pela lei orgânica, o Presidente da câmara terá também o prazo de 48 horas para promulgar.  Na prática, os vereadores devolveram ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu ente querido seja sepultado.

26/03/2016

Supermercado Bazuca inaugura nova unidade em Fraiburgo

Equipe de trabalho do Supermercado Bazuca/ Bela Vista
Família Padilha 
Hoje dia 26 de Março de 2016 aconteceu a inauguração do Supermercado Bazuca – Bela Vista em Fraiburgo-SC.  De forma simples, mas muito simbólica a Família Padilha após posar para foto oficial adentrou as portas e deu por inaugurada mais uma unidade do conhecido Supermercado Bazuca.  Bazuca e Jane, como são popularmente conhecidos os proprietários do supermercado, deixaram claro em suas falas que: “estão otimistas com essa nova unidade e esperam atrair novos clientes, vender bem mais e poder ampliar novos postos de trabalho, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da cidade”.  Nesta data festiva prepararam muitos preços promocionais e garantem que com esta nova instalação vão atender todas as necessidades dos clientes.  Neste endereço você poderá encontra gêneros alimentícios, material escolar, material de limpeza, brinquedos, frutas e verduras, açougue, frios. Tudo de qualidade e com menor preço da cidade, equipe qualificada com atendimento especial aos clientes. Para o Supermercado Bazuca você é a razão do nosso progresso, por isso estamos há muitos anos na região e fazendo o que há de melhor para você cliente. A equipe do supermercado Bazuca agradece a sua visita e a sua preferencia.


25/03/2016

PSC de Fraiburgo poderá apresentar pré-candidato a prefeito

Orélio Luiz Beal
A cada nova eleição, a internet vem se firmando como um dos mais importantes instrumentos de campanha, seja para os candidatos ampliarem o alcance de seus discursos, seja para os eleitores se informar a respeito das propostas dos concorrentes. Mas ao mesmo tempo que traz vantagens para o processo democrático, a rede também tem suas armadilhas, que podem atrair os internautas menos informados. Com o início do período eleitoral, está aberta a temporada de propagação notícias que servem para incitar o eleitor a pensar. Em Fraiburgo nesta semana santa, o primeiro "boato político" dá conta que o ex-secretário de desenvolvimento econômico: Orélio Luiz Beal, que já participou de outras eleições, e que encontrava-se filiado ao PMDB, pode estar indo para o PSC, com status de pré-candidato a prefeito.   Muitos simpatizantes do PSC falam numa dobradinha de Beal e Josiel. Orélio Beal que já participou de campanhas para vereador e foi muito bem votado, agora vem propondo que a eleição tenha nomes novos, como o seu ou mesmo do vereador Josiel Nunes da Silva, que podem representar a "mudança" que a sociedade tanto pede.

Coluna de opinião publicada no Jornal O Catarinense de 25 de março de 2016 nº 764

O Tigrão está à solta

Está confirmado: O EX-PREFEITO EDI LUIZ DE LEMOS será o pré-candidato do PSDB, a prefeito de Fraiburgo. Hoje (23/03) o partido entrou em consenso na escolha de um nome, como pré-candidato a chefe do executivo municipal.  O partido aguarda o tempo designado pela legislação, para enfim bater o martelo e lançar a campanha na rua. Houve até um clima de comemoração dos tucanos, segundo o presidente Antônio Carlos Ribeiro e aos demais Peessedebistas que concorriam. Realmente foi uma lição de cidadania! Motivados pelo passado político e o trabalho que o ex-prefeito fez junto com sua esposa dona Ani, a frente do executivo. Agora o desafio é unir mais ainda, o partido, que já vem crescendo, e procurar mais apoio de outros partidos para formar uma base forte, para poder ficar competitivo. 

Pizzolatti encrencado

Segundo o Jornalista Prisco, no blog do Prisco (22-03): outro fator catarinense na Lava Jato foi o indiciamento, pela Polícia Federal, do ex-deputado João Pizzolatti (PP-foto). Ele e mais cinco são acusados de formar organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A bagatela de R$ 500 milhões teria sido desviada, de acordo com a PF, da Petrobrás somente por este grupo. Os demais indiciados também são filiados ao PP.  Pizzolatti refugiou-se em Roraima, onde é secretário de Estado e segundo consta, está hospitalizado em função de um acidente doméstico cercado de mistérios. Vale lembrar! Que Pizzolatti foi quem trouxe a maior parte das verbas para Fraiburgo nos últimos anos e agora alguns políticos fingem que nunca lhe conheceram,  será este algum indicio de que receberam presentinhos?

Páscoa eleitoral

A partir de quarta-feira (23-03), estarão fechados os cartórios eleitorais, centrais e postos de atendimento ao eleitor em todo o Estado. A sede do Tribunal Regional Eleitoral também não abre.  A Justiça Eleitoral paralisa as atividades para o feriado da Semana Santa. A lei nº 5010/66 determina que, além dos feriados fixados em lei, entre quarta-feira e domingo de Páscoa é também feriado na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores. O trabalho será retomado dia 28 de março, menos nos postos de atendimento dos cinco municípios que realizaram o cadastramento biométrico obrigatório, que estarão fazendo um balanço da biometria.


Muito perto

A GAECO continua investigando supostos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e fraude em concurso público na região, como aconteceu com a participação direta de servidores públicos da Prefeitura de Santa Cecília, agindo em conluio com empresários da região Alto Vale e Vale do Itajaí. Cada vez que o helicóptero da polícia passa por cima da cidade de Fraiburgo fica sensação é de que a qualquer momento possam descer aqui na cidade. Coincidência ou não, quando isso acontece alguns conhecidos empresários saem de viagem as pressas.  

Vereador Mauricio consegue 100 mil reais para o Hospital

Deputado Jorginho Melo e Vereador Mauricio
O vereador e presidente da Câmara municipal de Lebon Réis, Professor Mauricio (PR), anunciou essa semana a conquista de mais uma emenda parlamentar do Deputado Federal Jorginho Mello (PR) para Lebon Régis.    Atendendo ao pedido do vereador, que também preside o Partido da República (PR) de Lebon Régis, Jorginho Mello destinou R$ 100.000,00 para a saúde do município, recurso que será utilizado para aquisição de equipamentos para o Hospital e Maternidade Santo Antônio.   Segundo Prof. Mauricio o recurso da emenda parlamentar será utilizado para aquisição de 21 equipamentos para o Hospital, “ A prioridade foi para aquisição de equipamentos que possam salvar vidas”, visto que a sala de urgência e emergência do Hospital de Lebon Régis está em péssimas condições de atendimento, apresentando falta da maioria dos equipamentos necessários para o socorro dos pacientes”.  Para os gestores da Secretaria de Saúde e do Hospital e Maternidade Santo Antônio, o recurso destinado pelo Deputado Federal Jorginho Mello vem em boa hora, pois o hospital sofre com a falta de recursos e necessita de diversas adequações em sua estrutura, passa por necessidade urgente de implantação de novos equipamentos para a sala de urgência e emergência, haja visto o aumento da demanda e a vontade do município de Lebon Régis em ingressar a rede de urgência e emergência a nível regional, programa do Governo do Estado de Santa Catarina, para que isso aconteça se faz necessário o aumento do número de leitos adequados a RDC-50.  Serão adquiridos os seguintes equipamentos com o recurso da emenda parlamentar do Dep. Federal Jorginho Mello (PR): 01 Monitor Multiparâmetros, 01 Cardioversor, 01 Desfibrilador Externo Automático, 01 Computador – Desktop, 01 Oxímetro de Pulso, 04 Nebulizador Portátil, 09 Camas Hospitalares/com colchões – Fawler Mecânica, 01 Mesa Ginecológica, 02 Baldes a Pedal.  Essa é a terceira emenda parlamentar conquistada pelo vereador Prof. Mauricio, através do Deputado Federal Jorginho Mello para Lebon Régis. As duas anteriores foram entregues em 2014:  Em janeiro de 2014 foi entregue a administração municipal emenda para estruturação do Conselho Tutelar de Lebon Régis, chamada de Kit Conselho Tutelar, era composta por 01 automóvel 0 km – Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 Flex 2014, 05 computadores, 01 impressora multifuncional, 01 geladeira e 01 bebedouro.   Em março de 2014 foi entregue R$ 120.000,00 para agricultura lebonregense, onde foram adquiridos 15 implementos agrícolas, distribuídos para as cooperativas e associações de agricultores de Lebon Régis.    O vereador afirma que não está poupando esforços em busca de recursos para Lebon Régis, já realizou vários pedidos para os deputados do PR, mas depende da boa vontade, e interesse da administração municipal, para a realização de projetos técnicos e cadastros nos sistemas do governo federal e estadual.   



24/03/2016

Citado em delação de Delcídio na Lava Jato, Colombo nega conversa

Delação relata que Cardozo conversou com Colombo para soltar réus.
Já governador diz que Cardozo nunca pediu a ele contato com o Judiciário


O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), foi citado na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (afastado do PT) na Operação Lava Jato.   Também foram citados na delação os nomes dos representantes do judiciário catarinense Nelson Schaefer, então presidente, em 2015, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e Newton Trisotto, então ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, ambos atuam como desembargadores no TJSC. No esquema que Cardozo conversou com Colombo, segundo a delação, "A ideia era indicar para uma das vagas do STJ o presidente do TJ/SC, Dr. NELSON SCHAEFER".       "Em contrapartida, o ministro convocado, o Dr. Trisotto, votaria pela libertação dos Acusados MARCELO ODEBRECHT e OTÁVIO MARQUES DE AZEVEDO (ANDRADE GUTIERREZ). A investida foi em vão porque o Desembargador convocado Trisotto se negou a assumir tal responsabilidade espúria. Mais um fracasso de JOSÉ EDUARDO CARDOZO em conseguir uma nomeação”, conforme a delação.    Outro trecho do documento explica melhor o esquema. "A ideia era ver se TRISOTTO 'aliviava na mão' e, em troca, Santa Catarina 'ganharia' um novo Ministro do STJ". Outra parte da delação relata que "CARDOZO achava que COLOMBO iria convencer TRISOTTO a participar da 'estratégia'".   Segundo Delcídio, a conversa entre Cardozo e Colombo ocorreu em julho de 2015, durante um seminário em Florianópolis. De acordo com o documento, “ele [Cardozo] aproveitou a oportunidade para falar com COLOMBO; QUE, porém, ‘as coisas não andaram’ e a estratégia se mostrou absolutamente equivocada e desastrada”.    Em nota divulgada na tarde desta terça, o governador afirma que Cardozo "nunca me pediu para que intermediasse ou fizesse qualquer contato com o Judiciário".   O G1 entrou em contato com os gabinetes de Schaefer e Trisotto no TJSC, mas não obteve posicionamento de nenhum dos dois até a publicação desta notícia.