22/04/2016

Coluna publicada no Jornal O CATARINENSE de 22-04-2016

Caras novas na Política

Na sessão  das "Caras novas da política" outro nome que vem sendo comentado é do contador Alexandre Brollo, que segundo populares é pré-candidato a vereador pelo PMDB.  Brollo convive há vários anos no ambiente legislativo e presta serviços contábeis na casa de leis.  Tem apoio de boa parte dos comerciantes e de algumas entidades seculares, detêm todos os bons atributos de um legislador, mas como de praxe encerramos a nota dizendo, agora só faltam os votos.



A Grande dúvida

Participei na cidade de Videira, sexta-feira (19) de um encontro com prefeitos, na sede da AMARP e ouvi  muitas queixas de ordem financeira e de ordem eleitoral.   Mas uma fala do prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo (PSD) me chamou muito a atenção ele disse: "A coisa ta muito ruim,  não temos dinheiro para nada, nem no governo federal, nem no estadual, e tudo fica na culpa dos municípios, só louco mesmo disputa a reeleição, dai um secretário coloca uma faixa de agradecimento por uma maquina recebida e a gente fica até com os bens bloqueados".  Não  entendi! se ele se classificou entre os loucos ou não será  candidato e engrossará a turma dos clarividentes.

PR e PEN com projetos alternativos

O Partido da Republica (PR) de Fraiburgo, liderados pelo deputado Federal Jorginho Mello, e o deputado estadual Natalino Lazare, em reunião acontecida dia 19 de Abril em Fraiburgo, junto com o Presidente do Partido de Fraiburgo, Paulo Cesar Ribeiro (Litrinho), decidiram optar em lançar candidatos próprios para disputar as eleições municipais de Fraiburgo, em reunião já avançada com o Partido Ecológico Nacional-PEN, estão se organizando para lançar candidatura a Prefeito e a Vice, para o pleito de outubro de 2016. Nessa reunião pelo PR o Presidente Paulo Cesar Ribeiro (Litrinho) deixou seu nome a disposição junto com o mais novo filiado sr. Tadeu Borges, já pelo PEN ao nomes relacionados foi do Presidente do partido aqui em Fraiburgo Celso da Luz, o do Professor Roberto Rivelino e o sr. Demétrio Moreira.

3 MARIAS AGRONEGÓCIOS DEZ ANOS DE SUCESSO

Dorival Carlos Borga
Instalada no distrito de Rio das Pedras, em Videira, no Meio Oeste de Santa Catarina, a 3 Marias Agronegócios, do produtor Dorival Carlos Borga,  chega aos dez anos da aquisição e é destaque na produção de ovos férteis, pecuária de corte e agricultura. Em todas as atividades desenvolvidas, a presença de tecnologias de última geração é uma constante, uma gestão de negócios voltada aos resultados leva em consideração os índices de desempenho e os recursos humanos e a sustentabilidade são fatores da maior importância para a administração da empresa. A propriedade tem uma área de 275 hectares e, frequentemente, é visitada por produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais que buscam conhecer práticas, métodos e sistemas focados na melhoria dos resultados de produção agropecuária de forma organizada, comprovada e eficaz. Funcionários e visitantes interagem e trocam informações a respeito de diversas experiências realizadas com sucesso em empreendimentos autossustentáveis e ambientalmente corretos, voltados à obtenção dos melhores índices de produtividade e qualidade.

GRANJA DE MATRIZES

A granja de matrizes de aves conta uma área construída de 62.000 m² e contempla 36 aviários divididos em seis núcleos, nos quais estão alojadas 300.000 matrizes que juntas produzem mais de 33.500.000 ovos incubáveis por ano, em sistema integrado de produção com a empresa BRF. Um quadro de 80 funcionários é responsável por todas as operações do negócio, cuja produção representa 25% do abate total de aves da Unidade da BRF de Videira. A avicultura, que foi o início da trajetória da 3 Marias Agronegócios está em constante evolução, adota equipamentos de última geração, manejos direcionados a proporcionar bem-estar aos animais, ações e programas que promovem a preservação ambiental e – ao mesmo tempo que as aves são produzidas em ambientes confortáveis – os funcionários contam com todas as condições para executar suas tarefas da melhor forma possível.

SETOR DE PECUÁRIA

Uma completa, funcional e moderna estrutura de produção pecuária aloja aproximadamente 600 animais, entre touros, vacas, terneiros e novilhas das raças Angus, Hereford, Brahman e Braford, premiados em diversas exposições e feiras do Estado, destacando a empresa na vanguarda da bovinocultura de corte em Santa Catarina. Pioneira na utilização de fertilização in vitro - um avançado método de reprodução que permite a rápida progressão genética e acelera a produção de bovinos de superior qualidade, por intermédio da seleção dos melhores pais e mães – a 3 Marias Agronegócios é referência para agropecuaristas e profissionais ligados ao setor. Dentro de um correto e arrojado planejamento alimentar, os piquetes de pastejo rotacionado, a produção própria de feno pré secado, a silagem de milho e os silos de grão úmido asseguram a correta aplicação do programa nutricional que, aliado à genética, proporciona o desenvolvimento potencial dos animais. “Não basta utilizar boa genética, é preciso contar com uma alimentação de alta qualidade o ano todo”, diz Dorival Carlos Borga.     

QUALIDADE DE VIDA

Maior patrimônio da 3 Marias Agronegócios, os funcionários e seus familiares recebem atenção especial. Aos trabalhadores, a empresa fornece almoço, vale transporte, cesta básica, convênio farmácia, disponibiliza a vacina da gripe a todos, remunera prêmios vinculados ao atingimento de metas e resultados, mantém 30 residências que são utilizadas pelas famílias de funcionários, além de oferecer uma sede social e espaços para a prática de esportes. “A qualidade de tudo o que produzimos está diretamente relacionada com a qualidade de vida das pessoas que fazem da 3 Marias Agronegócios uma empresa vencedora”, certifica Dorival Borga.

DIAS DE CAMPO

Anualmente, a 3 Marias Agronegócios promove o Dia de Campo & Negócios, um evento que reúne centenas de produtores rurais, pesquisadores, profissionais, estudantes, comerciantes e convidados ligados ao setor agropecuário da região e também de Estados vizinhos. A programação do Dia de Campo & Negócios inicia com a apresentação de palestras técnicas com debate sobre assuntos de real interesse dos participantes, segue com apresentações e visitas a experiências vivenciadas pela empresa e técnicas implantadas com sucesso na propriedade.  Paralelamente acontece uma exposição de veículos, máquinas, implementos,  equipamentos  agropecuários e serviços  e, ao meio dia, é realizado um almoço beneficente voltado a ajudar entidades que se dedicam a amparar pessoas doentes, deficientes e necessitadas. À tarde tem início a comercialização de animais e insumos, com um sistema inédito de comercialização que oferece condições especiais de pagamento. O 4º Dia de Campo & Negócios da 3 Marias Agronegócios, que deve repetir o sucesso dos eventos anteriores, está marcado para o dia 3 de setembro de 2016. A 3 Marias Agronegócios convida você a prestigiar este evento. 

TRABALHO EM EQUIPE


Comemorando o sucesso do trabalho em equipe, a 3 Marias Agronegócios festejou dez anos de atividades no dia 17 de abril de 2016, na sede social da propriedade. “Para marcar o aniversário, preparamos uma bela festa, na qual foram homenageados 15 funcionários com dez anos de serviços prestados, em meio a muita alegria, música e descontração. Homenageamos os colaboradores Elvis Zeizer, Jovandro Cecchin, Jovani da Rosa, Leires Luiz Cecchin, Luiz Carlos de Oliveira, Marcos Jendrassiak, Márcio Jendrassiak, Marli Raldi Comunello, Nelson Gelinski, Noeli Gonçalves Leffer, Osni Muller, Raimundo Comunello, Sirlei de Queiroz, Terezinha Aparecida Silva Proença e Waldir Costa Souza. Eles estão conosco desde o início e receberam um agradecimento especial pelo engajamento, pela dedicação e pelo esforço. Promovemos um importante momento de reconhecimento dessa equipe que faz a diferença. Aos mais de 80 funcionários, aos seus familiares e a todos que, de uma forma ou outra, colaboram com o crescimento da 3 Marias Agronegócios, agradecemos de coração. Estamos todos de parabéns”, comemora Borga.

21/04/2016

PEN de Fraiburgo decide lançar candidato a prefeito

No dia  21 de  abril de 2016, o Partido Ecológico Nacional (PEN) de Fraiburgo realizou uma nova reunião com seus filiados e simpatizantes demonstrando força e vigor para o pleito eleitoral. Por unanimidade, das mais trezentas pessoas presentes, foi decidido que PEN Fraiburgo vai com candidato para prefeito. Os nomes são o do comerciante Demétrio Moreira, do professor Roberto Rivelino Lemos e do presidente do Partido Celso Jaques da Luz. Salientaram-se as conversas avançadas com o Partido da República (PR) que colocou os nomes do seu presidente Paulo (Litrinho) e Tadeu Borges para a Prefeitura Municipal. Costurando assim uma nova via na política de Fraiburgo.  

20/04/2016

Revista EVVA promove macarronada da semana das mães

Olá, venha participar com a gente: sera servido macarrão caseiro com 3 tipos de molhos e sorteado vários brindes para as mamães!!


Presidente da Fecam se reúne com prefeitos da região da AMARP

19/04/2016 - A 2ª reunião ordinária de 2016 da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP, realizada nesta terça-feira (19), em Videira contou com a presença da presidente da Federação Catarinense dos Municípios – Fecam e prefeita de São Cristóvão do Sul- Sisi Blind. A presidente da Fecam foi recepcionada pelo prefeito de Pinheiro Preto e presidente da Amarp – Euzebio Viecelli, além de e outros  prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores de nove dos 14 municípios membros da entidade. A câmara municipal de Fraiburgo foi representada pelo presidente Oracir Ferreira de Deus.  Sissi que assumiu o comando da Fecam recentemente veio à Videira para falar aos prefeitos sobre as principais ações da entidade em defesa dos municípios, bem como ouvir as demandas locais elencadas pelos chefes dos Poderes Executivos Municipais. Aos presentes a presidente falou sobre uma importante reunião que a Fecam fará junto Tribunal de Contas do Estado – TCE/SC, para tratar sobre o pagamento da folha dos servidores, assunto que preocupa bastante os municípios catarinenses,  já que em muitas prefeituras, o cálculo já está no limite prudencial, ou já ultrapassa este limite.    Sissi ainda falou sobre a articulação da entidade para que os municípios não paguem mais taxas para liberação de cascalheiras, para que o Estado reajuste o repasse para os municípios realizarem o transporte escolar e para que aumente o número de  AIH´s - Autorizações de Internação Hospitalar  para atender as demandas municipais.

Outro assunto discutido pela presidente da Fecam foi quanto a municipalização do trânsito em SC. Segundo ela, a Fecam  não assinou o convênio, por entender que há muitas exigências por parte do Governo do Estado e que cada vez mais as responsabilidades estão sendo  transferidas para os municípios.    Os prefeitos ainda trocaram informações com a presidente sobre concessão da Revisão Geral Anual, que está fazendo com que vários municípios atinjam o limite prudencial apontado pelo Tribunal de Contas, além de debaterem sobre as dificuldades enfrentadas em todos os aspectos pelos municípios por conta da queda dos repasses estaduais e federais, bem como fizeram um apelo para que uma força tarefa seja realizada no sentido de amparar os municípios.  A reunião ainda contou com esclarecimentos aos prefeitos sobre ações do Consórcio Sim Catarina e do Conselho Intermunincipal de Saúde – CIS Amarp, além de informações repassadas pelo secretário executiva da AMARP – Clóvis Biscaro sobre cursos relativos ao ano eleitoral, a gestão de convênios entre os municípios com o Estado e a Federação, bem como um alerta quanto às exigências do último ano de mandato.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

19/04/2016

PR de Fraiburgo anuncia decisão de ter candidato a prefeito

Litrinho, Tadeu Borges e deputado Natalino Lazare
O Partido da Republica (PR) de Fraiburgo, liderados pelo deputado Federal Jorginho Mello, e o deputado estadual Natalino Lazare, em reunião acontecida dia 19 de Abril, junto com o Presidente do Partido de Fraiburgo, Paulo Cesar Ribeiro (Litrinho), decidiram optar em lançar candidatos próprios para disputar as eleições municipais de Fraiburgo, em reunião já avançada com o Partido Ecológico Nacional-PEN, estão se organizando para lançar candidatura a Prefeito e a Vice, para o pleito de outubro de 2016. Nessa reunião pelo PR o Presidente Paulo Cesar Ribeiro (Litrinho) deixou seu nome a disposição junto com o mais novo filiado sr. Tadeu Borges, já pelo PEN ao nomes relacionados foi do Presidente do partido aqui em Fraiburgo Celso da Luz, o do Professor Roberto Rivelino e o sr. Demétrio Moreira.

16/04/2016

Empresas destaques 2015 são premiadas durante jantar

Pesquisa popular indicou as melhores prestadoras de serviço de Fraiburgo e Videira no ano de 2015.

Na noite de quarta-feira(13), o instituto de pesquisas Max Líder pelo 9º ano realizou a premiação das empresas destaques de Fraiburgo e Videira no ano de 2015. A lista foi montada através de questionários públicos distribuídos nos comércios para 230 pessoas em Fraiburgo e 285 em Videira entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2016.  As perguntas foram direcionadas para a qualidade de diversos segmentos comerciais e das empresas nos municípios pesquisados.  A atual pesquisa identificou e certificou na soma 54 empresas, imprensa e personalidades. 

Sonhare Colchões, Cantinho Mágico, Esbelt Estética
 
Arte e Estilo, A quatro Odontologia, Belíssima Moda Feminina
Mouse Sport Center, Batistella Auto Mecânica e Auto Escola Nova Era
Espaço Mulher, Marines Pereira e Studio Tattoo, Eletrônica Aço Eletro

Plin Lavação - Pet Frai veterinária e Darcisio Müller Advogados Ass.
Q-bonita boutique,  Martins decorações e Ana Varella Modas Masculina
Elisa Corretora -  Cesar Malinoski Jornalista e Dalvi Rudeck  Advogado
Tribeck Publicidades -  Soberano- Imobiliária e  Bramati Despachante











  


Morre em acidente Marcelo Balestrin

Marcelo Balestrin
Infelizmente noticiamos mais um acidente, onde a vida de um homem trabalhador e querido por toda a região, foi ceifada em nosso transito.    O evento trágico foi registrado na sexta feira (15), por volta de 22h30min. o motociclista Marcelo Balestrin (40), Filho de Ezilio Balestrin e genro do vereador Juca Chechi, morador de Fraiburgo, que trabalhava em Videira e voltava da universidade onde cursava direito, com ferimentos gravíssimos. Marcelo  conduzia uma moto kawazaki 1400 cc e provavelmente se perdeu na curva  na subida do parque das águas OÁSIS quando termina a faixa dupla e afunila o asfalto  no sentido da barraquinha de frutas. Marcelo foi socorrido pelos Bombeiros e SAMU no local, levado até o Hospital Fraiburgo, onde recebeu todo o atendimento emergencial, tendo sofrido parada cardíaca por várias vezes.   Devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito por volta das 02 horas da madrugada deste sábado, (16).  De acordo com os socorristas, no momento do socorro, a vítima apresentava suspeita de Traumatismo Craniano Encefálico e suspeita de perfuração no Pulmão.   A Vítima era diretor de uma empresa em Videira, sempre lembrado pelos amigos como um homem humilde, de caráter e com muito alto astral.   As redes sociais, estão minadas de pessoas comentando e lamentando a morte da vítima. (Fonte: Genauro Stefanski)

Nota:

O seu corpo esta sendo velado a partir das 13 horas na capela Mortuária Ecumênica do TITE  na Avenida Caçador, 276  - Fraiburgo SC.  Convidamos parentes, amigos e pessoas de sua relação para celebração da esperança que será realizada no Domingo (17/04) às 09h00min na Igreja Católica do Bairro São José seguindo logo após para o sepultamento no Cemitério Municipal