29/04/2016

Orelio Beal opina sobre a política Fraiburguense

Orélio Luiz Beal  opinando a distancia
A política sempre é motivo para grandes e infindáveis discussões, se discute sobre "este" ou sobre "aquele", este é ruim aquele pior, enfim sempre avaliações preliminares e palpitarias que não interferem nem nas decisões nem nos resultados... Agora palpitando sobre Fraiburgo, não quero desmerecer nenhum dos candidatos que até agora parecem definidos, só acredito e gostaria que alguma alternativa nova surgisse, ou melhor, que fosse permitido aparecer, afinal estamos vivendo um tempo de mudanças no mundo político, o cenário nacional esta demostrando que é necessário mudar a cara, o jeito de se fazer política ou melhor de administrar o bem do povo. E os políticos tradicionais infelizmente só sabem fazer política, dizem que administram mas é só o blá blá blá ao povo e ao partido e, a si próprio a soberba do poder.....Seria muito bom se os lideres, os formadores de opinião não ficassem só palpitando sobre os candidatos que se colocam como única possibilidade porque dominam seus partidos e os partidos que se infiltram, se impondo como políticos consagrados porque já foram ou são prefeitos...Seria muito bom se a manifestação fosse também para dar animo e porque não encorajar novos postulantes a enfrentar a batalha contra os caciques que sempre estão por ai, que já estiveram no poder, que fizeram muito mal e acreditam que o povo esqueceu, que fizerem só trivial e acham que o povo o veneram, que fazem menos que muito pouco e acham que o apoio do poder fará o povo se dobrar, que abandonaram o barco achando que o povo o exalta por isto... Enfim, enquanto caciques dominam suas tribos, seus partidos, Lideres e Administradores que poderiam verdadeiramente mudar este esfarrapado, destroçado sistema "político", não se sentem encorajados a se manifestar ou a enfrentar a luta, afinal estes, os próprios formadores de opinião desmerecem a possibilidade. Por isso fica muito claro que não teremos outro resultado senão a volta ao passado a aventura ou a manutenção do velho poder e restará então a sempre discussão: nossa cidade esta ruim não fazem nada, falta empregos novos, falta saúde, falta estradas no interior, etc., etc...Eu acredito na mudança, eu não tenho medo de estar do lado que quem tenha competência e habilidade para fazer diferente, fazer para o povo o que é do povo...

28/04/2016

SINTSER FBR comunica aos seus sócios que

O SINTSER - FBR comunica que esta distribuindo até amanhã sexta feira o vale brinde do Dia do Trabalhador aos sócios do Sindicato. Os sócios deverão se dirigir ao sindicato das 08:00 às 12:00, e das 13:30 às 18:00 horas com documento com foto para retirarem os vales, para posteriormente ser retirado o brinde no Supermercado Zornitta. O brinde é um kit de carne composto por, 1 Kg de linguicinha, um pedaço de pernil suíno e um frango. 

O SINTSER- FBR deseja a todos um Ótimo dia do Trabalhador,

27/04/2016

Morre homem que necessitava de trasplante de medula óssea

Morre aos 40 anos o Fraiburguense que lutava contra leucemia e necessitava de transplante de medula óssea.   Comunicamos com profundo pesar o falecimento de Angelo Alcimar Marques  ( popularmente conhecido como Matiolinho), morador do bairro São José.   O Falecimento ocorreu na madrugada do dia 27 e seu corpo será velado na Capela Mortuária Ecumênica do Tite localizada na Avenida Caçador-276 a partir das 20 horas.  Convidamos para celebração da esperança que será realizada às 14 horas na quinta-feira 28-04.  Seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo.

25/04/2016

Equipe Fraiburguense encerra FENAC com bons resultados

O Festival Nacional de Xadrez da Criança aconteceu na cidade de São Sebastião do Paraíso/MG, e teve como principal objetivo apontar os campeões Brasileiros nas categorias sub 8, 10, 12 e 14 anos.  Participaram aproximadamente 210 jogadores, de 14 estados. Santa Catarina se fez presente com 37 atletas. Nosso município foi representado por 8 atletas:  João Vitor Dalanhol, 5º lugar sub 14, Bruna Francescato Favero 6º lugar sub 14 feminino, Nathan Straginski Dias 11º lugar sub 14, Sofia Leticia Pinz Gomes 11º lugar sub 12 feminino,  João Eduardo Orlandi Félix 12º lugar sub 12,  Lucas Puhl dos Santos 27º lugar sub 14,  Lucas Zanol Gheller 29º lugar sub 10, - André Murilo Pinz Gomes 41º lugar sub 10, Na ausência dos professores Juliano e Thaís Zonta, a equipe foi acompanhada pelo pai Fabio Gheller. Os campeões em cada categoria conquistaram vaga para disputar o Pan-Americano no Uruguai e o Mundial na Geórgia.

  



Inscrições gratuitas na UNIARP para o Processo Seletivo de Inverno


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está com inscrições abertas no Processo Seletivo de Inverno para vários cursos. A inscrição é gratuita até 30 de junho de 2016 e pode ser feita pelo site www.uniarp.edu.br/seletivo/2016 ou direto na Secretaria Acadêmica em Caçador ou em Fraiburgo. A partir de 01 de julho será cobrada inscrição no valor de R$ 20,00.   O candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos: Fotocópia da Carteira de Identidade; Fotocópia do CPF e Fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio. A seleção será por meio de análise do Histórico Escolar e Redação. As redações serão aplicadas durante o período de inscrições.

Cursos Caçador:  Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Jornalismo, A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está com inscrições abertas no Processo Seletivo de Inverno para vários cursos. A inscrição é gratuita até 30 de junho de 2016 e pode ser feita pelo site www.uniarp.edu.br/seletivo/2016 ou direto na Secretaria Acadêmica em Caçador ou em Fraiburgo. A partir de 01 de julho será cobrada inscrição no valor de R$ 20,00.  O candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos: Fotocópia da Carteira de Identidade; Fotocópia do CPF e Fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio. A seleção será por meio de análise do Histórico Escolar e Redação. As redações serão aplicadas durante o período de inscrições.



Cursos Caçador: 
Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Jornalismo, 

Restaurante Fraiburguense mantem a tradição do "Michuím"


Ovelha assada  no  rolete uma tradição vinda do povo árabe 
E o que é o Michuím? – Além de algo delicioso, imaginável como podem ver na foto acima, descobri o seguinte: São carneiros assados, só machos, porque as fêmeas na procriação, aumentam o volume da carcaça. Os animais tomam pouca água, ficam separados dos demais, evitando o stress.  O abate tem que ser rápido, pois se o animal ficar estressado, liberará uma espécie de gordura, chamada lanolina, o que dá gosto estranho em toda carne.  Recheados com temperos: conhaque, vinho branco, pimenta, temperos verdes, alho e etc. são quase hermeticamente fechados, usando presilhas de arame e ficam perto de 12 horas absorvendo todos os temperos.  Nos domingos de madrugada, lá no Restaurante Fraiburguense a turma do seu Lara e do Leo começam o processo de assar. Cada carneiro precisa de 8 horas de braseiro para ficar pronto e consome muitos sacos de carvão.   Vejam as foto registradas por Jeruza Moreira e podem ficar com água na boca, reserve pelo telefone: (49)3246-0141 ou 9917-3644.

Servem também outras variedades de carnes assadas




24/04/2016

Centro Espirita de Umbanda de Fraiburgo comemora dia de São Jorge

Aconteceu durante toda a tarde de 23 de abril no Centro Espirita de Umbanda, localizado na Rua Guilherme Fantinel, Bairro São José em Fraiburgo SC uma grandiosa comemoração organizada pelo “Pai Baiano” referente ao dia de São Jorge.  Na programação foi realizado ritual de homenagem com a presença de fieis e seguidores de São Jorge que culminou com a procissão pela cidade após as 18 horas. Mais de 200 pessoas participaram do evento entoando cânticos e manifestando a sua fé. Na região sul e sudeste do Brasil, Ogum é sincretizado a São Jorge, Santo cassado pela Igreja Católica Apostólica Romana.  Acredita-se que São Jorge tenha pertencido ao exército romano e converteu-se ao cristianismo sendo por esse motivo torturado e teve a cabeça decepada a mando do imperador Diocleciano.  

Embora cassado, São Jorge continuou sendo o patrono ou o santo protetor de muitas nações, como a Inglaterra, Portugal e a Rússia e de muitos exércitos como o Exército Brasileiro.  Na Umbanda São Jorge continua sendo o santo que representa Ogum. Ele é o Orixá protetor contra as guerras e contra as demandas espirituais. Ogum é também o protetor dos militares, de todos os seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem perseguições materiais ou espirituais.   Sua cor é o vermelho encarnado, seu fetiche é a espada, ele é o guerreiro que trava batalhas espirituais contra as forças do mal e é respeitadíssimo dentro de nossos cultos, como também pelos seguidores do mal. É comum os exus castiços (de lei) chamarem Ogum de “meu Senhor das armas”, esse procedimento já demonstra o respeito que obtém de todos os trabalhadores. 

“Sob a sua responsabilidade está à manutenção da lei e da ordem no mundo astral”!   Conhecido como o general de Oxalá, Ogum protege a todos que a Ele recorrem. Seus domínios são todos os caminhos e todos os lugares. Em qualquer lugar que exista a menor possibilidade da prática do mal Ogum é atuante, seja nas encruzilhadas, nas matas, nos cemitérios, nas praias, na subcrosta, etc.  A lei de Ogum é a lei da espada, sua linha é a mais atuante contra as forças da Quimbanda e da magia negativa e suas funestas consequências.   Nas obrigações a Ogum alguns seguidores usam cravos vermelhos ou brancos, velas vermelhas ou brancas, cerveja branca, água, pedidos e orações. Desconhecemos o motivo pelo qual a cerveja branca é consagrada a Ogum, já que essa bebida não existia na África, mas nas manifestações da linha de Ogum no terreiro, a cerveja branca é solicitada pelas entidades de sua linha, desta forma pode-se dizer que essa é a sua bebida, juntamente com a água.

O uso de água nos rituais é de grande ajuda, espíritos trevosos ou malignos não bebem água, desta forma se algum dia você desconfiar de mistificação em relação a qualquer entidade, solicite a ela que beba água, se a entidade recusar a água, sua máscara cairá.  O uso de água contra demandas espirituais é comum, por ser a bebida de Oxalá.  Adeptos recorrem a Ogum sempre que se sentem ameaçados espiritual ou materialmente. Cor: vermelho, Domínios: Todos os caminhos e lugares, Atuação: contra: demandas e feitiços, Saudação: Ogum é meu pai ou Ogum iê, elementos: Terra e fogo.