21/06/2016

Grave acidente envolve carro que levava professores da Uniarp para Fraiburgo

Um grave acidente na noite desta terça-feira, 21, envolveu 3 veículos na SC 355, incluindo uma van que levava professores da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) de Caçador para Fraiburgo.    De acordo com informações preliminares, um veículo estaria realizando uma ultrapassagem proibida e atingiu a van de frente. Um dos três veículos   teria capotado e caído em um barranco, mas não há confirmação ainda de qual deles. O motorista da van estaria em estado grave.    Bombeiros, Samu e até uma viatura da Polícia Militar fizeram o transporte das vitimas até o hospital de Fraiburgo.  
Mais informações a qualquer momento.


Versão de  Genauro Stefanski:


Grave acidente na SC 355 em Fraiburgo SC, 
saída para Videira!
O Grave acidente foi registrado por volta das 19 horas e movimentou o setor de Segurança Pública, Bombeiros, SAMU e Policia Militar na SC 355, saída para Videira em Fraiburgo SC.   Segundo relatos do Capitão Leal do Corpo de Bombeiros, quando chegaram ao local, as guarnições encontraram uma cena terrível, pessoas apareciam feridas a todo o instante pedindo socorro. Alguns com dores abdominais, outros com ferimentos na cabeça, face, sangramentos na boca, nariz e outros ferimentos causados pela colisão de pelo menos 4 veículos.  As Ambulâncias do Corpo de Bombeiros e SAMU, levaram o maior número possivel de vítimas ao Hospital Fraiburgo rapidamente. Até uma viatura da Policia Militar conduziu vítima ao Hospital.   Segundo informações, entre os envolvidos no acidente, está uma equipe de Professores da Uniarp e que no momento ocupavam um FIAT Pálio. As Primeiras informações, dão conta que são 9 vítimas com ferimentos, todas sendo atendidas no Hospital Fraiburgo.
Em Breve mais detalhes.                       

 

 



20/06/2016

Inverno começou nesta segunda e deve ser menos frio graças ao El Niño

Boa parte do país terá temperaturas acima da média, segundo Climatempo. Chuva continuará escassa no geral, com exceção da região Sul.

O inverno começa nesta segunda (20/06)) às 19h34min, horário de Brasília, e deve ser marcado mais uma vez pela influência do fenômeno El Niño, segundo análise da Climatempo. Isso significa que não teremos uma estação com frio rigoroso, mas com temperaturas acima da média em grande parte do país.  De acordo com a Climatempo, a chuva continuará escassa no geral, o que é normal ou pouco abaixo do usual para a época do ano. Somente a região Sul deve ter precipitações acima da média graças ao El Niño.  Batizado em homenagem ao Menino Jesus (em espanhol, "El Niño"), o fenômeno aquece a água do Oceano Pacífico e provoca alterações na atmosfera, como variações na distribuição de chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas, além de inconstância nas temperaturas. Segundo os cientistas, a anomalia na costa pacífica da América do Sul deixa o mar ao menos 0,5 ºC mais quente e enfraquece os ventos alísios (que sopram de leste para oeste) na região equatorial. Isso provoca uma mudança no padrão de transporte de umidade pelo globo, variações na distribuição de chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas, além de inconstância nas temperaturas. A meteorologista da Somar, Cátia Valente, fala das chuvas no Sul do país durante o inverno. "Vamos ter volumes de chuva acima da média e as temperaturas oscilando bastante. Teremos frio com a entrada das massas de ar polar, porém serão períodos de curta duração e alternados com períodos de temperaturas mais elevadas".    O inverno deste ano termina no dia 23 de setembro, às 5h20min.   (Fonte: Do G1, em São Paulo)

19/06/2016

Nelmar Pinz e Gabriel Fantin foram os escolhidos do PMDB

Nelmar Pinz e Gabriel Fantin a dupla de pré-candidatos do PMDB
Hoje (19/06)  às 18 horas  no salão da Igreja São José, os 44 representantes do PMDB  de Fraiburgo votaram e escolheram os prés candidatos a prefeito e vice.   Nelmar Pinz foi escolhido pré-candidato a prefeito por aclamação.  O vereador Gabriel Fantin foi declarado pré-candidato a vice após ter recebido 23 votos contra  15 do vereador Juca e 10 votos do vereador Gerson de Matias.  No  discurso  o então pré-candidato a prefeito Nelmar foi extremamente conciliador e deixou claro que quer todas as lideranças engajadas na campanha, agradeceu ao Gerson, ao Juca Cechi e pediu união ao grupo.  Gabriel disse estar feliz com a escolha e também pediu aos candidatos que concorreram com ele que se unam no projeto.  Juca Cechi disse que acima de tudo ele é PMDB e vai estar engajado no projeto, perguntado se vai concorrer a vereador disse que precisa refletir sobre isso.  Gerson de Matia (Cersão) foi o mais entusiasmado dos três concorrentes e deixou uma mensagem de união quando pediu para os que votaram nele que façam o mesmo pelo Gabriel.   De hoje em diante o PMDB tem a dupla de pré-candidatos: Nelmar Pinz e Gabriel Fantin, o que reafirma e confirma o que a imprensa já falava nos bastidores é CHAPA PURA.  Nei Santos (Neizinho) assessor de deputado ao ser perguntado o que achou do resultado, ele disse: "O processo democrático foi garantido,  o eleito está a altura representativa que o PMDB merece,  Gabriel e Nelmar tem o nosso apoio, finalizou Nei."    

Juca Cechi, Gabriel Fantin, Nelmar Pinz e Gerson de Matia

Presidente do PMDB de Fraiburgo Marta Bachi conduzindo o processo

Gabriel Fantin, Gerson de Matia e Juca Cechi proclamando a união

Juca Cechi, Beto Ferreira e Neizinho Santos


"Nos temos que fazer nossa parte para termos o governo que merecemos"

Orélio Luiz Beal 
Estamos para entrar num momento que “pode” ser o divisor de águas no sistema e nas estruturas políticas do Brasil, as eleições municipais de 2016. Porque penso que pode? Ora vejam: nunca se falou se movimentou ou se balbuciou tanto neste país sobre os políticos como nos últimos dois anos, agora parece no ápice da exposição de realmente quem são e o que fazem de verdade os grandes e os abstratos políticos, que comandam as bases das instituições públicas. Não pensem que estou falando apenas dos ladrões, digo, políticos lá de Brasília, me refiro muito bem claramente também dos ladrões, digo, políticos que atuam nas estruturas estaduais e claro nos municípios, ou tem alguém ai ainda inocente que acredita que a bandalheira acontece só lá na sede da pátria amada? Pensem meus caros leitores, aqui pertinho tem prefeitos ou ex-prefeito presos, deve ter pelo menos uma meia dúzia tremendo ou temendo que a qualquer momento possam se juntar ao Cruz na penitenciaria. Será que você meu caro, percebeu que alguns políticos, aqui de nossa cidade, da cidade vizinha antes de assumir algum posto na política ou tinha muito pouco, ou em alguns casos até devia muito e depois ou durante sua estadia no comando de cargo público tornaram-se mais abastados, ou pelo menos ostentado mais bens e dinheiro. Pois bem se ainda não percebeu esta mais que na hora de abrir seus horizontes e aproveitando se deste momento onde as mídias mostram escancaradamente para onde está indo boa parte dos recursos que deveriam voltar como benefícios sociais a população e, principalmente quem esta levando estes recursos. Dito isto não fica difícil acreditar que o povo já entendeu e vai dar uma resposta nas urnas para este tipo indigesto de político que com certeza já estão por ai rondando e fazendo o velho joguinho de apertar a mão, abraçar, participar das festas, visitar, fazer reuniões enfim meu caro te encantar para te convencer a depositar aquele voto de confiança. Eu pessoalmente estou acreditando muito que nesta eleição a consciência, o dever de cidadania e a crítica vão expurgar estes aproveitadores da inconsciência ou da inocência dos eleitores e vamos por fim ter líderes e administradores que trabalhem pelo melhor do povo e não de suas contas.  Afinal como disse o filosofo Joseph-Marie Maistre: “cada povo tem o governo que merece”, eu digo: “nós temos que fazer a nossa parte para termos o governo que mereçamos”.

PMDB de Fraiburgo define pré-candidatos a majoritária

As definições sobre a candidatura do PMDB à prefeitura de Fraiburgo caminham para um desfecho, na tarde de hoje (19/06).    Durante uma reunião  da executiva e do diretório hoje no salão da Igreja do bairro São José que discutirá os nomes do partido entre os seus quatro pré-candidatos –  o ex-prefeito Nelmar Pinz, os vereadores Gabriel Fantin, Juca Cechi e Gerson de Matias.  O PMDB vem de crescendo  nas últimas semanas  a exemplo da ascensão  de TEMER á presidência.  Agora hoje podem definir as formas que serão conduzidas a politica local,  e hoje sobe mais um degrau rumo as eleições municipais, se escolhido a dupla ficará confirmado a intenção de CHAPA PURA, o que deverá ditar os rumos dos outros partidos que farão suas reuniões sabendo quem deverão enfrentar. Nelmar já foi o escolhido a pre-candidato a prefeito, Gabriel, Gerson e Juca disputarão a vaga de vice do partido em 2016.


18/06/2016

Câmara cassa mandato de prefeito

Câmara cassa mandato do prefeito de Tangará-SC

Euclides Cruz
A Câmara Municipal de Tangará aprovou a cassação do prefeito Euclides Cruz em sessão realizada na terça-feira, 14/06. O prefeito é acusado de infração político-administrativa.  No início da sessão foi lido integralmente todo o processo, devido ao Regimento Interno desta Casa de Leis. A seguir realizou-se a leitura do relatório final da Comissão Processante, na qual o Vereador Cezar Augusto Comachio (DEM) é o relator e declara: “De mais a mais, o simples fato de estar envolvido, agindo omissivamente, não coibindo atos e ações de funcionários públicos que eventualmente tenham agido de forma ilegal, já configura a falta de decoro. Mas existe prova nos autos de que o prefeito recebeu valores de forma ilícita e imoral”.  Após a leitura do processo e do relatório, os vereadores Cezar Augusto Comachio (DEM), Pedro João Magnagnagno (PMDB) e Gilvanio Pontel (PR) manifestaram as suas opiniões verbalmente. Em seguida, a defesa prosseguiu com argumentos da inexistência de provas para a aplicação da cassação e de que o réu é inocente, afirmando a fragilidade, incoerência e inverdade que permeia a delação premiada de um funcionário público do setor de obras, onde no depoimento do funcionário ele declara a participação do prefeito Euclides Cruz na prática de atos ilícitos.   Posteriormente ao final da explanação da defesa, a presidente da casa iniciou a votação em plenário nominal e aberta. A votação encerrou com sete votos favoráveis à cassação e dois votos contra à cassação dos Vereadores Nilvo Antônio Dalla Costa (PP) e Silvino Alberti (PP).   Diante da proclamação do resultado da votação dos vereadores, o prefeito Euclides Cruz configurou a infração político-administrativa denunciada, prevista no artigo 4º, inciso X, do Decreto-Lei n.º 201/67, por proceder de moto incompatível com a dignidade e o decoro do cargo que ocupa.    A Câmara expedirá o competente Decreto Legislativo de Perda de Mandato de Prefeito e determinou que seja oficiada à Justiça Eleitoral sobre o processo de julgamento com o seu resultado final favorável à cassação do Prefeito Euclides Cruz.


17/06/2016

Coluna de opinião publicada no Jornal o Catarinense de 17-06

Operação Patrola tem prazo para terminar

Segundo algumas fontes ligadas aos grupos que investigam as fraudes em licitações, a operação Patrola que recentemente vem investigando licitações em 101 municípios, tem prazo pra terminar.   Falam que o prazo limite é Setembro.  Se isso se concretizar alguns politico investigados podem não conseguir finalizar suas campanhas. O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda 

PPS tem nome pré-definido

O Partido Popular Socialista de Fraiburgo, numa tranquila reunião definiu o nome do seu pré-candidato a majoritária.  O nome escolhido por aclamação  foi o da secretária de educação licenciada Claudete Geller Mathias.   O vereador Cláudio Bazuca (PPS) também indicado para vaga, recuou e apoiou o nome da companheira de partido, mas deixando ainda seu nome a disposição do partido.  Entendi que Bazuca quer ver se o nome de Claudete vai ser bem aceito pela opinião pública ou a exemplo da campanha de 2012 quando o PMDB precisou substituir o nome de Locatelli por Marta Back pela dupla não ter decolado nas pesquisas.

Jilson viajou a Brasília

O educador popular Jilson Carlos Souza, esteve em Brasília-DF, na sede da Cáritas Nacional na segunda-feira (13/06), participando de capacitação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais. A capitação se estendeu até quarta-feira (15/06), é um dos critérios para que em um futuro breve à comunidade fraiburguense possa acessar recursos nessa área, através da Cáritas Brasileira e Internacional.  Segundo informações repassadas por outros coordenadores da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), o educador aproveitou a viagem para protocolar junto a parlamentares catarinenses e a um ministério, projetos de interesse da entidade fraiburguense.

  

15/06/2016

Filha deixou a mãe agonizar até a morte para ficar com namorado!

Valéria Ribeiro,  Leandro Matheus,  Priscila Ribeiro
A Polícia Civil de Caçador prendeu três jovens, acusados de terem matado uma mulher no início de junho. De acordo com informações do delegado Fabiano Locatelli, Elenir Aparecida Ribeiro foi morta com medicamentos adquiridos com o ex-namorado da filha. A jovem, Valéria Ribeiro da Silva, de 23 anos, conseguiu os medicamentos com Leandro Matheus Alves Negretti, de 24 anos, e teria aplicado na mãe, que era portadora de necessidades especiais. Priscila de Fátima Ribeiro, de 24 anos, sobrinha da vítima, teria participado do crime.  O delegado afirmou ainda que, de acordo com as investigações, Valéria teria assassinado a mãe para tentar reatar o relacionamento com Leandro, que não aceitava a mãe dela.   Após aplicar um termogênico que contém efedrina, a filha assistiu a mãe agonizando por ajuda por mais de três horas. Depois de uma hora que Elenir estava morta, os três teriam chamado os Bombeiros Voluntários para forjar um suposto socorro.  Elenir foi sepultada como se tivesse morrido com um infarto. Os três foram recolhidos ao presídio de Caçador, onde estão à disposição da Justiça. Hoje quarta-feira, em uma coletiva de imprensa, a Polícia deverá dar mais detalhes sobre o caso.   Fonte: Noticia Hoje. 


Jilson Souza cumpre agenda em Brasília

Educador fraiburguense cumpre agenda em Brasília para participar de capacitação e apresentar projetos

Jilson Souza na sede da Cáritas em Brasilia
O educador popular Jilson Carlos Souza, encontra-se em Brasília-DF, na sede da Cáritas Nacional desde a noite da segunda-feira (13/06), participando de capacitação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais. A capitação se estenderá até o final da tarde dessa quarta-feira (15/06) é e um dos critérios para que em um futuro breve à comunidade fraiburguense possa acessar recursos nessa área, através da Cáritas Brasileira e Internacional.  Segundo informações repassadas por outros coordenadores da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), o educador aproveitará a viagem para protocolar junto a parlamentares catarinenses e a um ministério, projetos de interesse da entidade fraiburguense.