GERAL

Reitor Adelcio participa de qualificação de dissertação de mestrado


         O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação de Imprensa de Caçador (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, foi membro da bancada avaliadora da qualificação do projeto de dissertação de mestrado do Prof. Jorge Luiz Velasquez.                 O evento aconteceu na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde o docente cursa o Mestrado em Administração.  Presidiu a banca o orientador o mestrando, o Prof. Dr. Jorge de Andrade de Lima, que cumprimentou Adelcio, ex-docente da Unisul.                De acordo com o projeto, a dissertação pesquisará as micros e pequenas empresas de Caçador em relação ao modelo de excelência da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).  De acordo com o projeto, a “(...) a questão de pesquisa esteja adequadamente delineada, tem-se que explicitar os objetivos do estudo”. Assim, o objetivo de uma pesquisa tem o propósito de expor o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do trabalho, de modo que haja um objetivo para um ambiente macro, que aborda, de maneira geral, o tema da pesquisa e, seguindo a mesma proposta, objetivos que possam descrever de forma minuciosa a ideia central da pesquisa, que são os objetivos específicos. Richardson (1999, p. 62) explica que “os objetivos gerais definem, de modo geral, o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa”. Já os objetivos específicos, conforme o mesmo, “definem etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo geral”.           Ainda de acordo com o projeto, a pesquisa colima o seguinte “Objetivo Geral: Analisar a gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas de Caçador/SC a partir do Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ”. O projeto foi aprovado com louvor. Finalmente, o Reitor Adelcio disse que se orgulha sobremodo da alta qualidade do corpo docente da Universidade, merecedor de todos os aplausos pela competência e dedicação ao magistério.

REITOR ADELCIO RELATA CONQUISTAS 
DA ÁREA DE PESQUISA


O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, relata as principais conquistas da Universidade no âmbito da pesquisa, realizadas pela  Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação “Stricto Sensu”, sob a titularidade do Prof. Dr. Joel Haroldo Baade. Em primeiro lugar, a estruturação e formalização da pesquisa na instituição ocorrem pela criação de grupos de pesquisa (GP). Os GPs reúnem docentes e alunos comprometidos com a pesquisa científica e disposto ao diálogo com os seus pares com vistas ao aprofundamento dos saberes. Nos GPs, tem surgido inúmeros trabalhos e pesquisas inovadoras com forte caráter interdisciplinar.
Do trabalho dos Grupos de Pesquisa constituíram-se as nove revistas científicas da UNIARP, sendo oito online (RIES, Visão, Professare, Percepções, Ignis, Ponto de Vista Jurídico, A-Valere e Extensão em Foco) a uma impressa (Oasis). As revistas funcionam como meio de divulgação do conhecimento científico resultante das pesquisas e como forma de intercâmbio de conhecimento com os saberes produzidos em outros centros de formação e de pesquisa. A cargo da coordenação de pesquisa está a editoração de todas as revistas online.
A troca de saberes é ainda fomentada através do intercâmbio estudantil, viabilizado através do Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. Em agosto de 2013, viaja para a Coréia do Sul, para uma estada de um ano, o estudante Bruno Simão Sônego, do curso de Engenharia de Controle e Automação.
A atuação colaborativa também é fomentada entre os docentes através da integração em iniciativas de instituições irmãs do sistema ACAFE. A participação desta coordenadoria nas reuniões da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do sistema é fundamental nesse propósito.
A divulgação da produção científica para a academia e para a sociedade em geral é incentivada através da apresentação de trabalhos em eventos científicos.
Nesse sentido, a Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação “Stricto Sensu”, participa do planejamento e organização de eventos na instituição que ofereçam a possibilidade de apresentação de trabalhos e publicação de anais, o que ocorre em parceria com a coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP. Destaca-se a 1ª Jornada Interdisciplinar da Saúde da UNIARP, realizada de 15 a 17 de maio de 2013. Os anais do evento estão em fase de preparação.  
Por fim, está em pleno funcionamento o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UNIARP, autorizado pelo Conselho Nacional de Saúde em novembro de 2012.


Comando da Polícia Militar Fraiburgo faz uma
avaliação da EXPOFRAI 2013

O fator trânsito foi o quesito que mais deu trabalho para Polícia Militar de Fraiburgo, durante a realização da Expofrai 2013.  De acordo com o Major Moisés Eduardo Garcia Junqueira (foto), comandante do 15º Batalhão da 3ª Cia da Polícia Militar de Fraiburgo, o evento transcorreu sem registro de ocorrência de maior vulto durante os três dias de festa.  Para manter a ordem e a segurança dos visitantes da Expofrai, o comando da PM designou para o Parque da Maçã nove policiais, que faziam rondas diariamente por toda a extensão do parque, sendo quatro policiais de rotina e cinco do Pelotão de Policiamento Tático (PPT), os quais tiveram apoio de mais três  policiais do serviço de inteligência, o P2 de Fraiburgo.  O maior número de policiais, se concentrou no período da noite, momento em que aconteciam os shows e também no domingo quando encerrou a festa. Major Garcia disse que o maior transtorno foi registrado no início da noite de domingo, no momento em que aumentou consideravelmente o número de veículos circulando nas SCs que contornam o Parque da Maçã,   “Tivemos que organizar o trânsito que estava muito pesado e tumultuado em razão do encerramento da festa, os veículos que deixavam o parque se misturavam com os demais carros, caminhões, carretas e ônibus que passavam normalmente pela rodovia, mas, mesmo assim não foi registrado nenhum acidente”, completou o policial.

Por Flávio Furtado  Foto: Divulgação


O TUBARÃO PRÉ-HISTÓRICO QUE AINDA HABITA NOSSOS MARES


O tubarão-cobra é uma espécie de tubarão primitivo, isso porque existem fósseis do animal datados de milhões de anos, e ele não mudou suas características físicas durante todo este tempo. Pensava-se que estava em extinção à vários séculos até que no dia 21 de Janeiro de 2007, um exemplar foi capturado em Shizuoka, ao sudoeste de Tóquio, Japão. Os cientistas tentaram manter o tubarão vivo em tanques especiais, mas infelizmente ele morreu algumas horas após a captura, devido a sua saúde já debilitada.


Seus dentes são um show de estranheza à parte. Suas fileiras são bastante separadas. Cada dente é pequeno, cada fileira é afiada como uma agulha, com aspecto extremamente pontiagudo, chegando a ter 300 dentes no total. Este formato único e diferenciado é especial para capturar sua presa preferida, a lula.



Apesar de serem extremamente raros vários exemplares são capturados por redes de pescadores por quase todo o mundo, embora estes sejam parentes próximos, não sendo considerados tão raro quanto o Anguineus Chlamydoselachus






LIVRO DE REITOR ADELCIO FUNDAMENTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO



          O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, até esta data, deu à luz vinte um livros e dezena de artigos científicos. Assim, sua obra é muito utilizada em dissertações de mestrado e teses de doutoramento.               O último episódio diz respeito à Dissertação de Mestrado defendida por Eduardo Breviglieiri no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso.              Tendo sido aprovada e conferido o grau de mestre, cita a obra do Reitor Adelcio “Introdução às Matérias Pedagógicas”, em que trata da formação para o exercício do magistério.          Também a dissertação do Mestrado em Educação Tecnológica “As figuras geométricas no ensino da matemática: uma análise histórica dos livros didáticos”, da Universidade Federal de Santa Catarina, contém dedicatória ao Reitor Adelcio.             A educação superior, à luz da Constituição, deve conter três dimensões, as mais conhecidas são o ensino e a extensão, contudo a pesquisa ad  quiriu relevância pelo papel estratégico que desempenha para o desenvolvimento regional e brasileiro. 
            

GRUPO DE DANÇAS DE FRAIBURGO COMEMORA MAIS UMA CONQUISTA




O Grupo de Danças Alma de Procedência, do CTG Lago Fraiburguense conquistou mais um troféu em competições de dança. Desta vez  foi o 3º lugar no Festival Catarinense de Arte e Tradição -  FECART, realizado em Chapecó entre os dias 1º e 3 de março.  O grupo que conta com apoio do Departamento de Cultura de Fraiburgo, também comemorou recentemente o quinto lugar no Festival Nacional da Cultura Gaúcha, realizado em Vacaria – RS.



FRAIBURGO RECEBE EM ABRIL A EXPOFRAI 2013



A  Prefeitura Municipal de Fraiburgo é parceira do Sindicato dos Produtores Rurais e Associação Empresarial – ACIAF na realização da Expofrai 2013, que ocorrerá no Parque da Maçã, em Fraiburgo, entre os dias 12 e 14 de abril.  A exposição  abre no dia 12 com a Feira do Gado em Geral e julgamento das raças  Devon, Holandesa, Hereford, Jersey e Brahman.Máquinas, veículos, indústria e comércio estarão expondo nos três dias da feira. O aperfeiçoamento técnico também é um dos focos da exposição. Na primeira noite estão previstas duas palestras.  O tema “Viabilidade do Cultivo de Nogueira Pecan”, será abordado pelo  Dr. Julio Cezar Farias Medeiros. Em seguida  “Cruzamento Industrial e Carne Angus Certificada”  será o tema apresentado pelo especialista em pecuária de corte, Roberto Barcellos, da Beef & Veal Consultoria.   Para animar o público na primeira noite Marcos e Juliano e Grupo Kanoa, com a presença do vocalista Danilo Dyba, participante do The Voice Brasil.  No sábado, 13, às 8h30 será aberto o VII Seminário de Gado de Leite. O agrônomo e pesquisador da Epagri, Ulisses de Arruda Córdova abrirá o evento com a palestra “Pastagens para produção leiteira para o meio oeste”. Em seguida o tema “Nutrição de Gado Leiteiro com Pastagens” será debatido pelo professor Henrique Ribeiro Filho, especialista no assunto pela UDESC. Encerrando o evento especialista em reprodução e manejo animal, Enedi Zanchetti, trará o tema “Melhoramento Genético”.  Simultaneamente ao seminário ocorrerão os julgamentos das raças Red Angus, Simental e Sim Brasil, Charolês e Criola Lageana.  À tarde, a partir das 15h, haverá o Leilão dos Animais - novilhas Jersey, Holandesa, Ovinos e Caprinos. Às 17h no palco Show com Charla de Galpão e artistas locais. Às 20h está programado o Desfile dos Animais destaques e entrega dos troféus.  No palco, às 20h,  show com Leo e Vande e às 22h30 show com o Grupo Talagaço.   No domingo, 14, o parque abrirá às 8h para visitação. Às 12h ocorre o 7º Festival do Michuim. Às 13h30   terá início o Leilão do Terneiro, Terneira e Gado em Geral. Às 16h,  Show Nacional com o Grupo Barra da Saia.






CEPEN FOI LANÇADO DURANTE PROGRAMA DE RÁDIO


  
Foi lançado nesta segunda-feira (04/03), durante o Programa Bate Bola da Rádio Fraiburgo, o projeto de implantação do Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento – CEPEN. O projeto prevê a revitalização do espaço onde atualmente acontecem as escolinhas de karatê da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FME em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.  O projeto do CEPEN, está dividido em 5 etapas com a construção de um novo dojô, sala de inclusão digital, sala para produção de artesanatos, sala de reuniões, miniginásio poliesportivo e multiuso, academia de musculação entre outros espaços esportivos e culturais.  Foi solicitado na ultima sexta-feira (01/03), durante reunião com o prefeito municipal Ivo Biazzolo, a doação de terreno de 3300m2 próximo ao estádio Macieirão, destinado a Associação Vital e assessoria técnica dos engenheiros da prefeitura para a elaboração do projeto de arquitetura e engenharia. A instituição aguarda resposta e encaminhamentos do chefe do poder executivo, para dar continuidade ao projeto.  Toda a captação de recursos financeiros, para a construção do CEPEN será realizada pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô em parceria com a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC em diversas fontes. O CEPEN estará aberto a instituições esportivas, sociais, culturais e a toda comunidade fraiburguense.




FRAIBURGUENSE LANÇA SEU 17º LIVRO




   
No Clube Flor de Maçã, em Fraiburgo, Sábado (16), às 20 horas, aconteceu o lançamento do Livro de poesias de Douglas Mateus.  Publicar um livro pode ser a concretização de um sonho de criança, a imensa vontade de compartilhar ideias, o início de uma promissora carreira de escritor, a obrigação de informar as pessoas, conclusão de um trabalho acadêmico ou simplesmente uma realização pessoal. Enfim, seja qual for o seu objetivo, a publicação de um livro é uma passagem importante na vida de uma pessoa, ou de uma cidade, que pode mudar a sua trajetória. De acordo com a cultura popular, o ser humano tem sua missão na terra: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Sendo assim Jornalista que “estou” quero parabenizar Douglas Mateus, o Fraiburguense que publicou 17 trabalhos e imortalizou uma de suas missões da vida.  Douglas Mateus é DOUTOR HONORIS CAUSA EM LITERATURA (Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes) Príncipe e Embaixador da Paz (FEBLACA), COMENDA PALMA DOURADA (2012),Medalha da Liberdade Zumbi dos Palmares (2013) E PRÊMIO CARLOS SCLIAR DE CULTURA (2012), É AUTOR DOS SEGUINTES ONZE LIVROS, SENDO-OS COM SONETOS: COUSAS, AOS VINTE, FEITOS POR MI(M) OU POR TI?,  ACERCA DE M.A. (homenagem ao Centenário do exímio Machado de Assis), A TI, ESTIRADO, ATÉ O PRAZER DIFUSO, Ó VIDA PAIRADA, DOU-TE GRAÇAS PELO EXISTIR, ALCOVA QUE MINHA E DA NAÇÃO PINTORA (homenagem a Tarsila do Amaral, cuja releitura das suas telas, pelo presente autor em sonetos), além dos cinco organizados(FRASES SELECIONADOS DE GRANDES E VULTUOSAS PERSONALIDADES DAS CIÊNCIAS, ARTES,POLÍTICA, LITERATURA, FÍSICA, ETC...) TAIS: FORAM ELES? COGITAÇÕES, HAJA VISTO, SACUDIDELAS E GOZO VIVAL, ainda o décimo sétimo trabalho  jazido pela Editora Biblioteca24h(Seven System com a qual possui um Contrato por três anos), por nome: SONETICAMENTE SOIS(2012-SONETOS);

    
RIO VERDE EM PARCERIA COM TIGRE PROMOVEM PALESTRA 
    
 


Rio Verde Material de construção e acabamentos realizou na sexta -feira dia 15-02, no salão da Igreja Católica do Bairro Bela Vista - Fraiburgo uma grande palestra com a presença de instrutores da empresa Tigre. A reunião teve como objetivo treinar, atualizar instaladores, apresentar novos produtos, bem como confraternizar com todos os trabalhadores do setor de construção  O trajeto entre o pequeno aeroporto de Joinville até o número 84 da rua dos Bororós não dura mais que 20 minutos. É tempo suficiente para o visitante saber que está entrando na casa da Tigre S.A., tamanha a quantidade de “pegadas” que a empresa espalhou pela cidade – dos relógios urbanos de hora e temperatura a outdoors gigantescos, a logomarca da empresa que imita as pegadas de um tigre  está por todo lado no trajeto que leva a seu quartel- general.  O investimento da Tigre na marca, aliás, fez com que o mercado brasileiro de tubos e conexões se tornasse o único no mundo a agregar valor num segmento em que os produtos, além de commodities, ficam escondidos debaixo de cimento, tijolos e azulejos. A aposta deu certo e por mais de meio século a empresa virou sinônimo e referência da categoria. “Nossa marca responde por 40% do valor da empresa”, diz o presidente da Tigre, Evaldo Dreher. A cômoda liderança do mercado, porém, passou a ser ameaçada a partir de 2006, com a chegada da Amanco, do grupo Mexichem – uma das maiores corporações petroquímicas do México.  Após a palestra foi servido um deliciosoo jantar para todos os presentes.   

   



COMPOSITOR   E CANTOR  VISITAM JORNALISTA



Recebi em minha casa na terça feira a noite (29/01) a visita do compositor e músico Jaó de Andrade e do empresário do ramo de diversões José Carlos Antunes de Oliveira (Park Stallone) irmão do conhecido cantor Darcy Correia, que estão com o Parque instalado em Videira e querem instalar em Fraiburgo assim que conseguirem a autorização.


Jaó Andrade, Cesar Malinoski e Zé Carlos 


Em Florianópolis, secretário regional e prefeitos da região estiveram reunidos com governantes.


 
O secretário regional, Evandro Colle, retornou de Florianópolis, nesta quarta-feira, 23, onde cumpriu extenso cronograma de compromissos.  Na segunda-feira, 21, Colle participou da primeira reunião de 2013 do Colegiado do Estado de Santa Catarina, com o Governador Raimundo Colombo, e com o vice, Eduardo Pinho Moreira, além dos secretários setoriais e regionais.    Na ocasião, os governantes expuseram o atual cenário e as expectativas para o ano que se inicia. “Conseguimos construir um cenário extremamente favorável”, disse o governador. Nos dois primeiros anos, o Governo investiu R$ 1,6 bilhão em investimentos liquidados e pagos, que se configuram em obras em todo o Estado. Na largada de 2013, a administração estadual já tem em caixa, apenas com o primeiro financiamento com o BNDES e o BID VI, praticamente o mesmo valor para dar início a mais investimentos.   O Pacto Por Santa Catarina também foi destaque na reunião. Nos próximos meses será mais de R$ 7,5 bilhões investidos em infraestrutura, saúde, segurança pública, sistema social, educação, combate à seca e prevenção de enchentes. De acordo com Colle, a intenção de Colombo é que haja integração entre todas as áreas para que os investimentos do Pacto Por Santa Catarina sejam aplicados corretamente. E para que as melhorias sejam sentidas pela população no menor tempo possível.   Dando sequência aos trabalhos na capital do Estado, ainda na segunda-feira, Colle, acompanhado dos prefeitos dos sete municípios que compõe a Secretária de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), estiveram no gabinete do Secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, para uma conversa sobre os investimentos e melhoramentos nas estradas da região. No próximo dia 31, serão lançados três importantes editais para a região, com valor total de R$ 210 milhões, para a reestruturação da SC-453, entre Fraiburgo e Videira,  da SC-135 (antiga SC-303) entre Videira e Luzerna, e da restauração da SC-455, entre Tangará e Campos Novos.    “Essa conversa entre os prefeitos e o secretário Cobalchini foi muito importante e esclarecedora, pois logo começarão as obras nas rodovias e eles precisam estar por dentro do que vai acontecer, já que são obras de proporções muito grandes e que irão alavancar o desenvolvimento de toda a região. Fora isso, alguns outros investimentos já estão sendo programados” revelou Colle.  Colle também providenciou uma reunião entre os prefeitos e o Secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, na terça-feira, 22. Segundo Serpa, para que as ações do Estado representem maior impacto junto à população é importante que o trabalho seja articulado juntamente com os prefeitos, estreitando as relações com o objetivo de melhorar o desempenho da administração pública, principalmente no atendimento às pessoas.  Para Colle, as visitas foram muito produtivas. “Além de aproximar o Governo do Estado dos municípios da região, com as reuniões os governantes puderam ouvir as principais reivindicações dos prefeitos e, dessa forma, traçar os próximos quatro anos de mandato”, concluiu.
FRAIBURGUENSE É ASSASSINADO  A FACADAS EM CANELINHA








Tijucas SC - Bombeiros foram acionados na noite desta segunda-feira (21),  para atender uma ocorrência na rodovia SC 411. Até então seria um caso de atropelamento.  Ao chegarem ao local, a cerca de 200 metros do acesso para a Estrada Geral do Porto do Itinga os militares constataram que se tratava de um homicídio.  Um homem identificado por populares apenas pelo apelido de Riva apresentava um corte profundo na região do pescoço, que atingiu a artéria jugular. Mais tarde foi identificado como Rivandel Alves Moreira, mais conhecido por Riva, 27 anos.  Ele estava caído no acostamento da rodovia SC 411, a cerca de 150 metros da casa onde seu carro estava estacionado e com a dianteira amassada. O homem foi ferido a faca ainda dentro do carro, pois os bancos dianteiros estavam manchados por uma grande quantidade de sangue. Segundo relatos, uma briga aconteceu entre a vítima e outro homem.  A polícia tentará localizar esta segunda pessoa mencionada pelos populares para entender o que aconteceu.   Policiais militares estão realizando buscas desde o Porto do Itinga até a localidade de Papagaios em Canelinha, onde moradores disseram ter visto um homem sujo de sangue  O que teria motivado o homicídio ainda é um mistério para os policiais  O carro da vítima acabou colidindo contra a traseira de um Celta que estava no pátio da casa onde supostamente teria acontecido a briga.  Este é o terceiro homicídio registrado em Tijucas somente este mês.  O corpo foi encaminhado ao IML de Balneário Camboriú e deve ser trasladado para Fraiburgo onde será sepultado.



















Como acadêmico da 5ª fase de Jornalismo da UNIARP em Caçador, e como editor de Jornais desde o ano 2000, enfrento situações de deprezo e discriminação pela falta de meu diploma de Jornalista, já fui inclusive discriminado por colegas e até por um professor da área, recentemente numa discussão no Facebook fui ofendido com a palavra "Futuro Jornalista", como se tudo que faço agora não tenha a importância histórica. Em resposta a esta ofensa, faço minhas as palavras deste advogado que questiona o controle do registro de jornalista proposto pelo estado.   ( Cesar Malinoski)









Diploma em jornalismo: É necessário? 


Muitas pessoas e também muitos jornalistas não entendem que a imprensa deve ser tão livre, mas tão livre ao ponto de tornar ilegal qualquer limitação da sua atuação. É por isto que jornais e periódicos gozam de imunidade de impostos garantida pela Constituição. Governo algum pode limitar o alcance de um jornal utilizando um tributo. A imprensa e a manifestação do pensamento devem ser livres. E esta liberdade chega até mesmo na exigência de diploma. 


A exigência do diploma foi criada pelo governo militar brasileiro, por ocasião do Decreto-lei 972/69, que foi uma clara tentativa de silenciar as críticas. Tornou obrigatório o diploma na tentativa de silenciar muitos dos críticos do regime militar. Mas não só isto… todas as pessoas que trabalhavam nas redações e que tinham diplomas de jornalistas se tornaram contraventores: O exercício ilegal da profissão é uma Contravenção Penal. Prato cheio para um governo faminto por prender e calar seus críticos. 


Carl Bernstein e Bob Woodward, nunca possuíram diploma de jornalismo. (E nem precisariam ter, pois nos Estados Unidos da América nunca se concebeu tal exigência.) Mas suas reportagens sobre o que aconteceu no hotel Watergate causaram a renúncia do ex-presidente Richard Nixon. 


Para quem acha que a realidade americana não se aplica aos latinos, devo lembrar que Gabriel García Marques, exerceu o jornalismo, sem diploma universitário, em jornais importantes da Colômbia, como o El Heraldo, El Espectador e El Universal. Foi correspondente internacional e, inclusive, fundador da fundação Neojornalismo Ibero-americano. Já o bacharel em Direito Mario Vargas Llosa, também exerceu a profissão de jornalista, sem nunca ter diploma universitário. Carlos Chagas, brasileiro, iniciou sua carreira em 1958, no jornal “O Globo”, também sem diploma. Nelson Rodrigues: Jornalista sem diploma. Barbosa Lima Sobrinho, bacharel em Direito, exerceu a profissão em jornais de Pernambuco, como o Jornal de Pernambuco e o Jornal do Recife, e em outros Estados, como o Jornal do Commercio (Rio de Janeiro), Gazeta (São Paulo) e Correio do Povo (Porto Alegre). 


Com esta exigência Assis Chateaubriand não teria criado os Diários Associados, Samuel Wainer a Última Hora, Carlos Lacerda o Tribuna da Imprensa. Costa Rego, foi o primeiro catedrático de Jornalismo no Brasil, mas não tinha diploma de jornalista. Se trouxermos para os tempos mais atuais, podemos citar que o Brasil não teria acesso às palavras de Cláudio Abramo, Mino Carta, Bóris Casoy, Júlio Mesquita, David Nasser, Danton Jobim, Horácio de Carvalho, Irineu Marinho, Roberto Marinho, Hélio Costa, Miro Teixeira, Franklin Martins. Até mesmo Cláudio Barcelos de Barcelos não possui diploma em jornalismo. Isto mesmo: o Caco Barcelos – que dignamente apresenta um programa chamado “profissão repórter” possui notório currículo em jornalismo investigativo. Todos estes exemplos mostram a irrelevância do diploma de jornalismo para quem está em um patamar acima dos demais. 


De outro lado, para quem está em um patamar abaixo da maioria, o diploma também é inútil: Basta abrir qualquer site de revistas de fofocas, como por exemplo, o site do EGO, das organizações Globo. Neste site, jornalistas – DIPLOMADOS – escrevem matérias não só recheadas com erros de ortografia, mas também com “leads” relevantes no estilo “Mulher Melão é flagrada cumendo [SIC] milho verde na praia”. Em um mundo perfeito, o autor desta matéria seria reprovado no ensino fundamental e receberia um bom castigo de seus pais para aprender a escrever direito. Já no mundo em que vivemos, esta pessoa tem diploma e emprego. 


É isto que o diploma de jornalismo é: Irrelevante para quem é bom no que faz e inútil para quem é ruim de serviço. A maior queixa que vejo é que sem esta exigência, os empregos podem ser ocupados por tolos. Olha, é duro falar, mas se depois de um curso superior em jornalismo, um tolo conseguir escrever melhor que você, é hora de meditar e pensar seriamente em mudar de profissão. 


Já ouvi críticas,  que eu não posso emitir minha opinião sobre a obrigatoriedade do diploma em jornalismo pois eu… não sou jornalista (diplomado ou não). Afirmam que eu desconheço a realidade da maioria dos jornalistas brasileiros e começam a elencar um arrazoado de lamentos, que se inicial com salários baixos, submissão a trabalhar por longas horas para sustentar família e todas aquelas ladainhas dos entusiastas do coitadismo. Poderia dizer que lamento em dizer que eles estão errados. Mas não direi, pois na verdade, sinto alegria nisto: Vocês estão errados!


Quanto a mim, acredito que já tenha lido e estudado muito mais sobre jornalismo do que muitos dos jornalistas diplomados que se formam nas universidades brasileiras. Além do mais, meu irmão é jornalista e grande parte dos meus amigos (os mais queridos também são). Tolice dizer isto… Sorte a minha que nunca precisei exigir que alguém concorde comigo, pois sou advogado e meu trabalho é lidar e interpretar as leis. Não preciso tirar a carta “Você sabe com quem está falando?” ou utilizar o coitadismo como argumento. Prefiro utilizar a lógica, a hermenêutica e a argumentação jurídica. Nada mais apropriado para um assunto que é eminentemente jurídico (não é à toa que foi debatido em um Tribunal, no caso, o mais elevado Tribunal do Brasil). 


É evidente que é possível (e também provável) que um profissional diplomado em jornalismo desempenhará melhor suas atribuições do que outro profissional que não tenha o referido diploma. Eu mesmo se fosse empregador, dificilmente daria opção a um profissional sem diploma. Não se trata de desmerecer quem lutou para conquistar o referido diploma. 


O Jornalismo é um sacerdócio diferente de todas as outras profissões. Não se compara com advocacia, não se compara com medicina, engenharia, culinária. Jornalismo requer liberdade. Liberdade não somente para os assuntos abordados, mas também para quem queira exercer este nobre ofício. Pegue o ordenamento jurídico de qualquer democracia: Lá haverá o Princípio da liberdade de imprensa. E não há nenhum princípio do “livre exercício da advocacia” no nosso ordenamento jurídico, por isto, a comparação com a advocacia é equivocada. 

Sejamos lógicos: Acredito que todo mundo aqui concorde que a imprensa deva ser livre, que não pode sofrer nenhum tipo de interferência ou limitação. Mostrarei o quão danosa é esta limitação: Caso o exercício do jornalismo se torne exclusivo para aqueles que possuam o diploma, você acaba permitindo que o governo controle a imprensa. Como? É o ministério da educação quem determina a abertura (e o fechamento) dos cursos superiores, bem como o número de vagas. Vamos imaginar que o ministério da educação resolva permitir vagas somente nas universidades cujos professores estejam ideologicamente alinhados com o governo. Já imaginaram o perigo? 

É por isto que existe no Direito uma coisa chamada Princípios Constitucionais: Para garantir um direito ou uma liberdade em abstrato. É aí onde entra o chamado Princípio da Liberdade de Imprensa. E é então que irei explicar, de forma reduzida. 

Muitos dos críticos do exercício do jornalismo sem a exigência do referido diploma não tomaram a iniciativa de ler o inteiro teor do acórdão do Recurso Extraordinário 511.961 -SP do STF. Talvez porque ele tenha 137 páginas. Mas eu li. E agora vou ensinar:

O Brasil é signatário da Convenção Americana de Direitos Humanos de 1968 (Pacto de São José da Costa Rica). Neste pacto, os países participantes, Brasil inclusive, se comprometem a respeitar os direitos e liberdades reconhecidos no pacto, garantindo o seu livre e pleno exercício a toda pessoa que está sujeita a sua jurisdição, sem qualquer tipo de discriminação. Nesta convenção está determinado que: (atenção aos meus grifos)


Convenção Americana de Direitos Humanos – 1968 –

Artigo 13 – Liberdade de pensamento e de expressão 
1. Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito inclui a liberdade de procurar, receber e difundir informações e idéias de qualquer natureza, sem considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística, ou por qualquer meio de sua escolha.   

2. O exercício do direito previsto no inciso precedente não pode estar sujeito à censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei e que se façam necessárias para assegurar: 

a) o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas; 

b) a proteção da segurança nacional, da ordem pública, ou da saúde ou da moral públicas.

3. Não se pode restringir o direito de expressão por vias e meios indiretos, tais como o abuso de controles oficiais ou particulares de papel de imprensa, de frequências radioelétricas ou de equipamentos e aparelhos usados na difusão de informação, nem por quaisquer outros meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de idéias e opiniões. 
Vejam só: Todo o ordenamento jurídico brasileiro (Constituição Federal inclusive) tem que respeitar o que foi tratado no referido tratado internacional. O Supremo Tribunal Federal, ao interpretar o referido Tratado Internacional, determinou que a exigência de diploma fere o Pacto Internacional da Costa Rica, pois exigir que somente quem seja diplomado exerça a função de jornalista é uma violação aos direitos de expressão, aos direitos de difundir informações e idéias de qualquer natureza, bem como é uma restrição do direito de expressão por via direta e indireta, sendo este controle oficial do papel de imprensa abusIvo, pois obsta a comunicação e a circulação de idéias e opiniões. 
Foi por isto que o STF declarou na primeira vez que a exigência de diploma para o exercício do jornalismo é ilegal. E seguramente declarará em uma segunda vez.



LEI SECA  VAI ATINGIR CONSUMIDORES DE  REMÉDIOS
A mudança na Lei Seca planejada pelo Congresso vai atingir também quem dirigir sob o efeito de qualquer outra substância que possa provocar alteração na capacidade psicomotora — ou seja, até remédios. A proposta abre a possibilidade de que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamente testes para verificar quando o motorista está sob o efeito de qualquer "substância psicoativa".  









Hoje, o Código de Trânsito prevê a proibição de dirigir sob o efeito de qualquer dessas substâncias, mas não trata da fiscalização. Autor do projeto original, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) destacou na justificativa que até mesmo pessoas que tomam medicamentos podem ser enquadradas, se isso alterar sua capacidade de dirigir. Ele alegou que o objetivo não é só atacar o álcool, mas qualquer produto que interfira negativamente na capacidade do motorista. Nesse trecho, a Lei Seca será alterada para deixar claro que o objetivo é combater o que leva o condutor a ter "capacidade psicomotora alterada".


Apesar de admitir pontos polêmicos, como o enquadramento por remédios, o governo optou por não aceitar a chamada "tolerância zero".


ELEITOS  CINCO  CONSELHEIROS TUTELARES 
Em um processo eleitoral tranquilo, 82 representantes das mais diversas entidades, compareceram na noite de hoje (27) nas dependências da Câmara de Vereadores para elegerem os cinco novos Conselheiros Tutelares de Fraiburgo que a partir de primeiro de dezembro estarão assumindo o Conselho Tutelar do município.


Olivete Savian ( 59 ),  Vera   L. Oliveira (49) Cenelândia lopes (47), Claudinei de Oliveira (46) e Rozeni de F. Gaio (43 votos)











   



SUPLENTES

06º

VILMA SALETE BRIDI MAFRA

39 VOTOS

07º

GISELLE Apª ALVES VARELA DA SILVA

33 VOTOS

08º

VANESSA BRANDT

19 VOTOS

09º

HEIDI Apª DE BARROS KOGICOVSCY

18 VOTOS

10º

CLAUDIANE Apª MATTEUCI

18 VOTOS

11º

LECILDA GOMES RIBEIRO

16 VOTOS

12º

LUCIANE BEATRIZ DOS SANTOS

12 VOTOS

13º

JAIR ANTONIO FRITZEN

11 VOTOS

De  acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fraiburgo (CMDCA) e presidente da Comissão Eleitoral, Suziléia Cecchin, o processo teve o registro de apenas uma falta dos representantes das entidades convidadas a votar, ”isso significa que podemos considerar um sucesso a eleição para escolha dos novos Conselheiros".   










 
(Fonte pesquisada: Site da Rádio Fraiburgo)




PINZ  FOI ELEITO VICE-PRESIDENTE DO CONACI













Na última quarta-feira, 21/11, o prefeito de Fraiburgo Nelmar Pinz, que também preside o do Consórcio Integrado do Contestado - CINCO, foi eleito vice-presidente da Diretoria da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil - CONACI. A solenidade para constituição da diretoria da confederação foi realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória.



ESCOLA REALIZOU II SEMINÁRIO  SOBRE PLANTAS MEDICINAIS
 
No dia 14 de novembro de 2012, foi realizado nas dependências da escola o II Seminário de Plantas Medicinais. Esse segundo seminário teve o intuito de oferecer os participantes conteúdos práticos referente ao assunto, sendo que o primeiro seminário discutiu-se mais sobre o processo de comercialização de plantas bioativas. Durante o período da manhã o Sr. Alécio do mandato do Padre Pedro trabalhou a identificação de plantas como também o seu uso medicinal. Já no período da tarde o assessor José Xavier de Carvalho, socializou com o grupo os benefícios da Apiterapia. Ainda no período da tarde os participantes foram divididos em duas oficina, um sobre a produção pomadas e tinturas com base na apiterapia e a outra oficina sobre o uso da Homeopatia na Agricultura com a coordenação do Ariel Stefaniack e Ariel Bonadiman

APAFEC RECEBE COMENDA DO ESTADO

Na segunda-feira (19/11), 14 fraiburguenses, sendo: 12 integrantes (05 coordenadores e 07 meninos e meninas do Projeto Esporte Bemlegal) da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC e 02 da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, estiveram na capital do estado para em nome da APAFEC receber a Comenda do Legislativo Catarinense.
CADERNO EVVA E JORNALISTA RECEBEM PRÊMIO
DA APAFEC

No dia 14/11 no restaurante Zezitos, oconteceu o primeiro jantar dos amigos da APAFEC (Ong de Educação e cultura popular que utiliza a pedagogia de Paulo Freire), em comemoração aos seus 10 anos de existências, premiou com o troféu de "Amigo da APAFEC" entidades Juridicas e personalidades que de algum modo colaboraram com a divulgação do trabalho da Ong.

Nesta ocasião a editora do caderno de variedades EVVA que mantém parceria com o Jornal A Tribuna e edita o perfil no FACEBOOK  EVVA, Jeruza Moreira recebeu o prêmio de Amiga da Apafec, na foto aparece ao lado do deputado estadual Padre pedro que também recebeu o seu troféu pelas parcerias que mantém com a entidade ( Padre Pedro indicou a APAFEC  que recebeu (19/11) da Assembléia legislativa de Santa Catarina – ALESC,  no Plenário Osni Régis, a Comenda do Legislativo Catarinense 2012).  E na foto a direita o Jornalista Cesar Malinoski recebeu da coordenação da entidade o Prêmio de amigo da Apafec, pelas inúmeras materias produzidas durante os dez anos que ajudaram a divulgar os trabalhos sociais da entidade e consolidar a APAFEC.



Entrevista Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera


Dia 19/10/2012, durante sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC receberá a Comenda do Legislativo Catarinense. Para esclarecer sobre essa homenagem, o Blog Esportes em Debate e o Jornal Asas da Informação (da APAFEC) entrevistaram o Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, que foi o autor da indicação. 

Blog  – O que é a Comenda do Legislativo Catarinense?

Dep. Padre Pedro: A comenda é uma homenagem anual da Assembleia a pessoas, empresas e instituições que realizam ações de destaque no Estado. Ela unificou as medalhas antes concedidas em uma só. 

Blog – Porque o senhor indicou a APAFEC?
Dep. Padre Pedro: Nós sempre procuramos indicar ações, entidades, e pessoas que tem uma vinculação com o nosso povo, e que efetivamente trabalham pelo coletivo. O trabalho da Apafec nos chamou a atenção desde o primeiro momento pelos jovens e crianças que se envolvem nas atividades e a forma organizada como isso é feito. E, principalmente, pela vontade de garantir autonomia a crianças e jovens que estão num contexto muitas vezes complexo. A Apafec mostrou como se trabalha com um resultado bonito, diante da falta de ação dos poderes públicos e da iniciativa privada.


Blog – Como é processo de indicação de entidades como a APAFEC para a Comenda do Legislativo Catarinense?

Dep. Padre Pedro: Nós selecionamos alguns nomes e decidimos qual merece este reconhecimento diante do trabalho desenvolvido. No último ano nosso homenageado foi a Pastoral da Saúde no Estado.

Blog – Qual a importância para a APAFEC em receber a Comenda do Legislativo Catarinense?

Dep. Padre Pedro: Acredito que é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Apafec, e pelas crianças, jovens e idosos que se engajam nos projetos da entidade. Digo mais um reconhecimento porque em Fraiburgo e região já existe um reconhecimento por parte da sociedade em relação ao trabalho da Apafec. 

Blog – Que outras considerações o senhor gostaria de fazer sobre a Comenda e o trabalho da APAFEC?

Dep. Padre Pedro: Gostaria de agradecer, em nome da sociedade catarinense, pelo trabalho desenvolvido pela Apafec e esperamos que cada vez mais pessoas que passam pelos projetos da Apafec desenvolvam esta visão de uma sociedade mais justa e igualitária.  

Com colaboração do jornalista Cássio Giovane Turras.


UM  POUCO DE HISTÓRIA


DECLARAÇÃO POLITICA DE FLÁVIO MARTINS





















Meus prezados companheiros e convencionais do PP de Fraiburgo. Inicialmente, peço desculpas a todos os companheiros de partido pelo minha ausência nesse dia e momento tão importante para a vida política de nosso município de Fraiburgo. Minha ausência é única e exclusivamente para um compromisso familiar na cidade de São Paulo, com dois filhos e netos meus. Como meus filhos são mais importantes que qualquer outro compromisso, ausento-me desse encontro, pelo que já peço vossa compreensão. Quanto ao meu posicionamento no tocante ao nosso momento político, digo-vos que sempre militei nesse partido por uma convicção e crença nos princípios da honradez dos responsáveis pelo destinos de uma comunidade, como foram os políticos de nosso partido de outrora. Meu envolvimento de última hora foi exclusivamente no intuito de encontrar uma nova alternativa para Fraiburgo. Nas tratativas com os interessados em participar do pleito vi e tive a promessa de que todos também desejavam essa terceira opção para Fraiburgo. Envolvi-me profundamente com esse objetivo, onde conseguimos uma união e entusiasmo temporário, chegando a momento de uma verdadeira possibilidade de termos uma chapa que seria a ideal, em face da honradez e credibilidade dos candidatos a serem propostos para a comunidade de Fraiburgo. Infelizmente não foi possível prosperar e retornamos a um novo princípio. Nosso candidato escolhido pelo nosso diretório abdicou da possibilidade de encabeçar uma candidatura alternativa, o que eu respeito, embora não concorde com outra possibilidade. Assim, amigos, ante a única possibilidade da participação do partido numa possível composição com candidatos já do atual conhecimento público, retiro-me das negociações por discordar do atual e normal “jeitinho” de acomodar interesses de ordem particular. Aos senhores convencionais, que me receberam em suas residências e que depositaram seus votos na convenção realizada, na confiança de minha palavra, peço minhas sinceras desculpas e, nos próximos dias, novamente os visitarei para uma melhor explicação, no entanto, nesse momento, uma vez mais percebi que tenho amigos verdadeiros, leais e interessados no nosso bem comum. Os verdadeiros amigos são medidos em momentos iguais a esse e nas ocasiões de difíceis decisões. Muito obrigado a todos e faço votos que a decisão final seja sempre a melhor para todos os Fraiburguenses. FLÁVIO JOSÉ MARTINS. Fraiburgo, 29 de Junho de 2012



LOCATELLI AGRADECE AO POVO DE FRAIBURGO. 






















Encerrada a apuração dos votos, resta-me agradecer ao povo fraiburguense, pela expressiva votação que recebi, bem como desejar sucesso aos futuros administradores do Município de Fraiburgo.     Agradeço a votação que
recebi, embora não me tenha sido permitido fazer campanha, ao menos no modo usual (tive que fazê-la de forma solitária ) Mas,


nas urnas eleitorais foi meu nome e minha fotografia que ocuparam a candidatura a vice-prefeito pela Coligação “Você em Primeiro Lugar”. Ironicamente, até aqueles que tentaram me afastar dessa condição, usando estratagemas ilegais e injustos, se viram obrigados a votar em mim.   Tive que ir a Justiça, através do renomado advogado e, agora, também bom amigo, Dr. João Marques Vieira Filho, para fazer valer meus direitos e ter preservada minha honra, absurda e desnecessariamente atacada. O douto juiz eleitoral de Fraiburgo, através de uma decisão irretocável, deu-me ganho de causa, o que foi confirmado, por unanimidade, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Agora, com o resultado das eleições, a tentativa de mudar isso nem sequer será apreciada no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O julgamento disso, com a derrota do 15, não teria mais o menor cabimento.     Na verdade, tentaram me substituir como candidato a pretexto de que, supostamente, não tinha suficiente respaldo eleitoral. O resultado das eleições, entretanto, mostrou que essa deficiência não era minha mas, sim, do cabeça da chapa. Caso contrário, a substituição do vice, mesmo que só para fins de propaganda, teria alcançado resultado melhor.     A lamentar, vejo apenas os enormes erros cometidos por aqueles que deveriam estar ao meu lado nesta campanha. O primeiro deles, me parece ser o da própria escolha do candidato a prefeito, pois os partidos da Coligação “Você em Primeiro Lugar”, a meu ver, possuem nomes bem melhores. O segundo, as críticas, mesmo que veladas, lançadas contra a própria administração atual, da qual se fazia parte. Esta, se não foi perfeita, sem dúvida esteve além da média dos últimos anos. Por fim, ao descumprirem o convencionado comigo, não se preocuparam com o efeito que isso teria junto ao eleitor, que certamente não iria confiar nas promessas de quem nega os compromissos assumidos até com seus companheiros de campanha.
Apesar de tudo, mesmo humilhado e desrespeitado, honrei até o fim, como havia assegurado, todas as minhas obrigações como candidato. Até o último dia, percorri o município, sempre com o adesivo do 15 no peito, pedindo votos para o candidato a prefeito pela Coligação “Você em Primeiro Lugar” e os candidatos a vereadores do PSDB. Saio dessa campanha, portanto, com a cabeça erguida, certo de que desempenhei, com dignidade, o papel que meus eleitores esperavam de mim.   Desse modo, viro essa página de minha carreira política, não sem reiterar, uma vez mais, que continuarei de mangas arregaçadas, mesmo sem ocupar qualquer cargo eletivo, sempre pronto para trabalhar em favor de nossa população, especialmente os mais humildes.
























 Em 08 de outubro de 2012 -    ZELIR LOCATELLI.




ACOMPANHE O CASO LOCATELLI


O TRE, por seu Eminente Presidente, decidiu em 16.09.2012: 

PROCESSO:        RE Nº 46832 - Recurso Eleitoral UF: SC 77ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:            46832.2012.624.0077
MUNICÍPIO:          FRAIBURGO - SC N.º Origem:
PROTOCOLO:     1044252012 - 10/08/2012 15h50min
RECORRENTE:   MARIA ANDRÉ BACK
RECORRENTE:   COLIGAÇÃO VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR (PDT-PT-PMDB-PSC-PR-PTC-PSDB)
ADVOGADO:       OSMAR ANTONIO DO VALLE RANSOLIN
ADVOGADO:       OSCAR JUVÊNCIO BORGES NETO
RECORRIDO:      COLIGAÇÃO PELO FUTURO DO POVO DE FRAIBURGO (PP-PTB-PPS-DEM-PSB-PSD)
ADVOGADO:       DOUGLAS ANTÔNIO FANTIN 

(...)
"De igual modo, essa situação não autoriza a inclusão concomitante dos nomes na urna eletrônica, devendo ser mantido apenas o do candidato com registro deferido, no caso, Zelir Locatelli, no momento da geração das mídias."
(...)
04. Ante o exposto, ausentes os pressupostos de sua admissibilidade, nego seguimento ao recurso interposto.
Intime-se.
À Coordenadoria de Registro e Informações Processuais para as providências a seu cargo. 
Florianópolis, 16 de setembro de 2012.
Desembargador Luiz Cézar Medeiros
Presidente do TRE-SC"
Tenham um bom futuro, se puderem 


Na fila do supermercado o caixa diz a uma senhora idosa que deveria trazer suas próprias sacolas, já que sacos de plástico não eram amigáveis ao meio ambiente.  A senhora pediu desculpas e disse: Não havia essa onda verde no meu tempo.   O empregado respondeu: Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente. E a velha senhora responde: Você está certo, nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Sabe por quê? Naquela época, as garrafas de leite, refrigerante e cerveja eram devolvidas à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e as garrafas eram reutilizadas muitas vezes.  Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios.  Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro a cada vez que precisávamos ir a dois quarteirões. Mas você está certo: nós não nos preocupávamos com o meio ambiente.  Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas não se conseguiam usando máquinas bamboleantes de 220 volts, mas era a energia solar e eólica que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas. Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias.  Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado não sei como?  Na cozinha, tínhamos que 'bater' tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fizessem tudo por nós. Quando embalávamos algo frágil, usávamos jornal amassado, não plástico-bolha ou pets de plástico que duram séculos para se degradar.  Naqueles tempos não se usava um motor à gasolina para cortar a grama, mas um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisávamos ir a uma academia e usar esteiras elétricas.  Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente.  Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos-plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.  As canetas recarregavam com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar outra. Usávamos navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte. Na verdade, tivemos uma verdadeira 'onda verde' naquela época: naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou o ônibus, as crianças iam com suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.   Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede.  Nós não precisávamos usar um GPS para chegar num restaurante, só íamos a pizzaria mais próxima.  Sua geração que não quer abrir mão de nada e pensa que a minha época foi responsável. Então, a atual geração não deve falar da MINHA geração, mas resolver o problema que a SUA vem causando ao meio ambiente. Tenham um bom futuro, se puderem, é claro! 































Experiências de sucesso compartilhadas no SEAD 2012
A segunda noite do Seminário Regional de Administração (SEAD 2012) contou com apresentação cultural do grupo Os Gaudérios, que animou o público presente com o melhor do tradicionalismo gaúcho.   A primeira palestra da noite “A Vida é um Jogo” foi ministrada pelo jogador Alexandre Ramos Samuel, o Tande, herói do esporte brasileiro em diversas ocasiões. Tande comandou uma palestra motivacional que reuniu suas vivências profissionais desde o início da carreira até o momento atual.   “Ser empreendedor é acreditar no seu potencial sem medo de mudanças, porque elas acontecem e é preciso estar preparado”, comentou Tande que além da experiência consagrada no esporte, atua também como apresentador de televisão e ainda é empreendedor na área de gastronomia e em academias.  

O ex-jogador de voleibol brasileiro Tande se destacou na Seleção Brasileira e no exterior. Integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 (medalha de ouro), Atlanta 1996 e Sydney 2000. No vôlei de praia, foi parceiro de Giovane, Emanuel, Loiola, Pará, Pedro Cunha e, em 2004, do cearense Franco.   
Justos revela segredos do sucesso
Em uma apresentação leve e interativa, o publicitário Roberto Justus expôs as qualidades que o tornaram um grande líder empresarial. Visão, persuasão e conteúdos relacionados à liderança e empreendedorismo foram expostos de modo único no SEAD 2012. Didático em sua abordagem revelou os principais segredos que devem impulsionar as pessoas para a concretização de seus maiores objetivos.   Roberto Justus é um dos mais renomados empresários da comunicação brasileira. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, Justus fundou a agência Newcomm, em 1998. Em apenas 10 anos, o empreendimento se transformou no Grupo Newcomm, um dos principais grupos de comunicação do Brasil e da América Latina.    Sócio da holding britânica WPP - maior conglomerado de comunicação do mundo, Justus foi considerado “O Líder Mais Admirado” segundo pesquisa realizada em 2010 pelo Grupo DMRH, maior consultoria da América Latina na área de seleção e desenvolvimento de jovens, em parceria com a TNS Research International, empresa global de pesquisa de mercado, em entrevista com mais de 35 mil jovens universitários e recém formados do Brasil.

Tande no Colégio Aplicação
O jogador Tande visitou alunos do Colégio de Aplicação da UNIARP nesta quarta-feira. Ele distribuiu autógrafo e tirou muitas fotos com os alunos e professores.   
SEAD inclusivo
Uma das inovações no SEAD deste ano foi à inclusão de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em tempo real durante toda a palestra. Profissionais em interpretação têm espaço nos telões proporcionando aos portadores de deficiência acesso a todas as informações do evento. Um esquema especial de filmagem e estrutura foi montado especialmente para este fim.  
O evento 
A 5ª edição do Seminário Regional de Administração acontece de 11 a 14 de setembro na Arena Multiuso da UNIARP em Caçador. O SEAD 2012 é uma promoção da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, através do curso de Administração, curso de Ciências Contábeis e Empresa Júnior. Os ingressos estão disponíveis exclusivamente pela Internet através do site www.seaduniarp.com.br. 
Programação SEAD 2012
14 de setembro
19h15min- Show e palestra com Ana Botafogo: “A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés” 
20h- Palestra com Glória Maria: “O mundo dos negócios pensando no nosso mundo: um olhar de Glória Maria”



































Tudo pronto para o SEAD 2012
Ex-ministro da Agricultura e deputado federal Reinhold Stephanes fará a palestra de abertura do Seminário 
A abertura acontece nesta terça-feira (11) às 18 horas com recepção e entrega dos materiais dos participantes. A primeira palestra terá início às 19h30min e será comandada pelo ex-ministro da Agricultura e deputado federal Reinhold Stephanes. Em sua palestra, Stephanes falará sobre a importância da agricultura para o País, perspectivas futuras e ainda abordará o Código Florestal e a questão da sustentabilidade.     Após a palestra acontece o espetáculo circense Universo Casuo que reúne artes acrobáticas, humor, poesia e design extravagante, tudo utilizando a mesma forma lúdica dos circos internacionais. Artistas de altíssimo nível, equilibristas, malabaristas, músicos, performances aéreas e a poesia do Clown, estarão no palco da arena em Caçador.   O Seminário Regional de Administração acontece de 11 a 14 de setembro na Arena Multiuso da UNIARP em Caçador. O SEAD 2012 é uma promoção da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, através do curso de Administração, curso de Ciências Contábeis e Empresa Júnior. Os ingressos estão disponíveis exclusivamente pela Internet através do site www.seaduniarp.com.br. O valor do passaporte para as quatro noites é de R$ 120,00 para acadêmicos e R$ 240,00 para profissionais.










Comicio no Secador do benjamim animou agricultores

A regra básica de uma campanha, além de ir aonde o eleitor está, é falar alingua do povo.  No interior o candidato com um discursso agrícola bem "progessista" e com muito conhecimento de causa, a dupla empolgou os moradores do campo,  Juliano com uma retórica voltada para o bem estar da familia do campo e Ivo Biazzolo com a sua vivência no meio rural empolgaram o povo presente.
 


Matéria publicada no Tribuna nº 36 - 28/08/2012






INDÍOS SALASACA MOSTRAM SUA MÚSICA  NAS RUAS DE FRAIBURGO
     
Salasaca está localizado na província de Tungurahua, no centro do Equador, a meio caminho ao longo da estrada de Ambato de Baños.    Os Salasacas falam espanhóis e quíchuas. Suas principais atividades econômicas são a agricultura, pecuária e artesanato.   A cultura Salasaca inclui itens como tapeçarias, que são tecidas à mão em teares de tecnologia muito antiga. Muitos dos desenhos retratam diferentes aspectos de suas vidas. Há um mercado na praça central de Salasaca chamado "Plaza das Artes".   Os Salasacas  Quichua executam a música tradicional com uma flauta e tambor.  Hoje em dia, os Salasacas quíchua foram incorporando outros sons que complementam suas melodias tradicionais.   Em junho, o povo Salasaca celebra a festa de colheita chamada Inti Raymi, que se celebra em todas as comunidades quéchuas do Planalto (Serra). No entanto, no festival Salasaca circuito, o Varayuk ou prefeito, que carrega uma varinha que representa poder e autoridade dentro da comunidade, sendo o personagem principal. Em fraiburgo próximo ao terminal na quinta e sexta feira um grupo de índios Salasaca como mostra a foto principal.







































FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS 

FENAJ define nesta semana ações pela aprovação da PEC dos Jornalistas na Câmara

Após a aprovação da PEC 33/09 no Senado, a Executiva da FENAJ e a coordenação da campanha em defesa do diploma definem no início desta semana um plano de ação para buscar acelerar a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados. As atividades a serem definidas buscarão a intensificação dos contatos com os parlamentares e a ampliação do apoio social à proposta. Em alguns estados a repercussão positiva da aprovação da PEC já surte efeitos.

“Precisamos constituir um movimento cada vez mais forte e com mais apoios”, destaca Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e membro do GT da campanha em defesa do diploma. Por isso, adianta, além do contato com os deputados federais em suas bases, o plano de ação a ser definido pela Executiva da FENAJ deverá contemplar contatos com lideranças na Câmara dos Deputados, um calendário de mobilizações e uma agenda articulada com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma.

Iniciando as atividades, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul está encaminhando ofícios aos deputados federais do Estado expondo sobre a importância do restabelecimento da exigência do diploma para o exercício da profissão de Jornalista. Antes mesmo de receber, logo após a aprovação em segundo turno da PEC 33/09 no Senado, os deputados Fábio Trad, Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Resende manifestaram apoio à proposta e devem votar favoravelmente à sua aprovação na Câmara Federal.

A entidade também está estimulando a categoria e seus apoiadores a enviarem e-mails, mensagens via redes sociais ou via telefonema ao gabinete dos deputados que ainda não se posicionaram em favor da PEC, solicitando o seu apoio.

No Espírito Santo a aprovação da PEC colaborou para que, a pedido do Sindicato dos Jornalistas, o deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço (DEM) retirasse da pauta da sessão do dia 13 de agosto a apreciação de um projeto de lei que permitia a não obrigatoriedade da formação de jornalista para exercer o cargo comissionado de secretário de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do estado.

Em São Paulo, a cobertura da aprovação da PEC 33 nas redes sociais e a
entrevista do presidente da FENAJ, Celso Schröder, a estudantes que acompanharam a movimentação no Congresso Nacional vem se constituindo num importante instrumento de estímulo à mobilização.

Posteriormente à aprovação da PEC 33/09 no Senado, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou proposição da deputada Ana Paula Lima (PT/SC) parabenizando a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas e reiterando o apoio à luta dos jornalistas pelo respeito e qualificação da profissão. O Sindicato dos Jornalistas já adiantou que buscará agendar uma reunião com a coordenação da bancada federal catarinense para obter apoios à PEC dos Jornalistas.

“Com as iniciativas que já estão se desenvolvendo em vários estados, e com a ampliação do movimento com o plano de ação que lançaremos nos próximos dias vamos buscar assegurar a aprovação da PEC dos Jornalistas na Câmara até o final de 2012”, disse o presidente da FENAJ. “E para isso, a colaboração e envolvimento de todos os que defendem a qualificação do jornalismo será fundamental”, concluiu






MASTER VENCE EM HERVAL DO OESTE E SE REABILITA NA TEMPORADA 

No ultimo sabado, a equipe do Master Fraiburgo foi até a cidade de Herval do Oeste e não tomou conhecimento da forte equipe do Flor da Serra e num jogo muito equilibrado acabou vencendo pelo placar de 03  x  02, se reabilitando na temporada 2012. Os gols de Fraiburgo foram marcados por didio, tucho e lico. O proximo compromisso do Master Fraiburgo é sabado 18/08/2012 em Fraiburgo contra a equipe da cidade de Piratuba. 

 



O Master Fraiburgo mantem seu foco e segue firme na sua preparação para o grande jogo do ano e INEDITO para a cidade de Fraiburgo e região onte recebera a equipe do CORINTHIANS PAULISTA, que contará com jogadores de renome nacional e internacional, feras do futebolismo, inclusive, campeoes estaduais, brasileiros e mundial pelo timão. O jogo será  no dia 02/12/2012 no estádio Macieirão, em comemoração aos 15 anos de fundação do Master Fraiburgo.

Festa no taquaruçu

Realizou-se neste domingo (05/08) a tradicional festa em Honra ao Senhor Bom Jesus na localidade de Taquaruçu de cima com apresença de centenas de pessoas.  No evento ficou bem claro que a concentração de politico por metro quadrado, o demonstra que as festas não estão imunes aos movimentos politicos vigentes.  A festa é uma daquelas bem tradicional, com bolos caseiros, bebidas geladas e a boa musica folclórica da região.  A seguir algumas fotos realizadas no evento:



































































































Foto do salão de festas e do público externo presente na festa.


 Wande, Ivo e alguns amigos na festa
Caregnato , Amigo e familia
Vista do salão de festas

Professor Joãozinho, Esposa e amigos


A qualidade e sabor que você conhece estão   com novos aromas.

Com um belo jantar esta sexta (27) o já conceituado Restaurente Marques e Vigolo de Fraiburgo estreou sua nova marca.  O restaurante  agora é Aromas restaurante.  A mudança vem para acompanhar uma nova tendência de popularização da gastronomia, ressaltando a simplicidade de um ato tão comum em nosso cotidiano, a alimentação.  O “Aromas” restaurante tem a missão de bem alimentar o cliente com um produto seguro, que traga saúde e bem estar em um ambiente agradável. 


Venha conferir nossas delícias e se surpreenda com as novidades do Aromas restaurante! Atendemos de segunda a domingo, café da manhã, almoço e janta. (Almoço de domingo somente sob encomenda). Nossos serviços estão cada vez mais especiais, são mais de 10 anos de experiência na área de alimentação. Reserve seu espaço para  realizar seu evento. Telefone: 32462347. Curta  WWW.facebook.com/aromasfraiburgo e fique por dentro das novidades do Aromas restaurante.







CURTAS


APAFEC BUSCA PARCERIAS
Sexta-feira (20/07) marcou o inicio efetivo da parceria entre a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC e o HSBC de Fraiburgo. Foi aberta uma conta corrente, na qual os apoiadores da Campanha em Prol da Construção do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular – CECAP, também poderão fazer depósitos, dessa forma a APAFEC colocou a disposição dos possíveis apoiadores mais uma alternativa para depósito. Os dados da conta e agência são os seguintes: Agência: 1505; Conta Corrente: 00087-39; Titular da Conta: APAFEC; HSBC de Fraiburgo.

PASSES ESCOLARES
A Prefeitura Municipal de Fraiburgo informa a todos os estudantes que fazem uso do Transporte Escolar Acadêmico para Videira e Caçador que o transporte está disponível desde ontem dia 23 de julho. Já está liberado no site para fazer a solicitação. A solicitação corresponde a somente a semana do dia 23 a 28 de julho. Obs.: Evite transtornos, não deixe para a última hora para solicitar passagens. Para quem vai começar a aula somente no dia 30 de julho ainda não está em aberto o pedido de passes. Estaremos informando quando estará liberado.

NOVO DESAFIO
O Sensei Luiz Laudelino Coelho, professor de Karatê e diretor da Associação Vital de Karatê anunciou que está responsável pela divulgação do Karatê no Estado de Santa Catarina e disse que está desenvolvendo um projeto de expansão que deve seguir os mesmos moldes do projeto já realizado em Fraiburgo e que tem dado bons frutos. Em breve deve estar divulgado na integra este novo desafio.


Apresentada a programação do SEAD 2012
Grandes palestrantes nacionais e internacionais estarão em Caçador de 11 a 14 de setembro



A programação oficial da 5ª edição do Seminário Regional de Administração da UNIARP foi apresentada nesta sexta (13) para a imprensa local e regional.  O SEAD 2012, uma promoção da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, através do curso de Administração, curso de Ciências Contábeis e Empresa Júnior será realizado de 11 a 14 de setembro na Arena Multiuso e discutirá o tema: Empreendedorismo com Sustentabilidade. O evento conta com apoio da ACIC, FIESC e Governo do Estado, além da parceria com o setor privado.      No SEAD 2012, estarão presentes grandes palestrantes nacionais e internacionais como Reinold Sthephanes, Família Schurmann, Glória Maria, Ciro Gomes, Tande e Roberto Justos. Caçador terá também o melhor do entretenimento com apresentações de Universo Casuo, Ana Botafogo e grupo Os Gaudérios.    Participaram do evento de lançamento o professor Paulo Cezar de Campos, coordenador do curso de Administração, professor Paulo Levecke, coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP, engenheiro Gilberto Seleme, presidente da UNIARP, empresário Auri Marcel Baú, presidente da ACIC e acadêmico José Anderson, representante da Empresa Júnior da UNIARP.     Assim como no ano passado, o SEAD contemplará uma noite acadêmica dia 10 de setembro, no Teatro, onde serão apresentados trabalhos de acadêmicos e professores.
Ingressos
Os ingressões estão disponíveis exclusivamente pela Internet através do site www.seaduniarp.com.br, pelo sistema PagSeguro.    No período de 13 a 31 de julho será realizada a venda dos ingressos a preços promocionais: R$ 100,00 para acadêmicos e R$ 200,00 para profissionais.    De 01 de agosto a 07 de setembro de 2012 o valor dos ingressos será de R$ 120,00 para acadêmicos e R$ 240,00 para profissionais. Pacotes promocionais para pessoa jurídica (acima de 20 ingressos) terão preço especial.
SERVIÇO- Mais informações no telefone: (49) 3561-6200. Email: sead@uniarp.edu.br.

Seminário teve início na década de 80
O Seminário Regional de Administração (SEAD) é um evento desenvolvido para disseminar teorias e conhecimentos correntes relacionados às ciências e práticas da Administração, entre estudantes das áreas de ciências sociais aplicadas, dirigentes de empresas, e lideranças de classe. Os conteúdos desenvolvidos através do evento estão voltados às práticas profissionais contemporâneas relacionadas à administração e contabilidade. Porém, considerada a sua abrangência, os conteúdos também são de interesse do público em geral.    As origens do Seminário remontam a década de 80, com a realização da 1ª Semana do Administrador de Empresas em Caçador. Neste evento pioneiro, empresas e lojas do município de Caçador participaram com patrocínios e cases de sucesso. O evento foi realizado no salão do Clube 7 de Setembro.    Como difusora do conhecimento, a Universidade manteve uma regularidade na realização de eventos desta natureza, envolvendo os cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, como Administração de Empresas e Ciências Contábeis. 
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Data: 11 de setembro de 2012  -    18h – 19h: Entrega de material   -   19h-19h30min: Abertura do Evento  -  Show de Abertura com Universo Casuo.      O espetáculo circense Universo Casuo reúne artes acrobáticas, humor, poesia, design extravagante, tudo, utilizando a mesma forma lúdica dos circos internacionais. Artistas de altíssimo nível, equilibristas, malabaristas, músicos, performances aéreas e a poesia do Clown responsável pelo enredo da história.     Palestra com o economista e ex-ministro do Meio Ambiente Reinhold Stephanes.    Data: 12 de setembro de 2012  Show de Abertura: Os Gaudérios  -  O show é a demonstração do Folclore Gaúcho com a integração da cultura Latina, que através do canto e da dança faz uma viagem pela América do Sul.    Palestrante Motivacional: Tande. Palestra: A Vida é um Jogo  Ex-jogador de voleibol brasileiro que se destacou na Seleção Brasileira e no exterior. Integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 (medalha de ouro), Atlanta 1996 e Sydney 2000. No vôlei de praia, foi parceiro de Giovane, Emanuel, Loiola, Pará, Pedro Cunha e, em 2004, do cearense Franco. Atualmente é apresentador de Televisão.    Palestra com o publicitário, empresário e apresentador de televisão Roberto Justos: O tema de sua palestra: “As 7 Forças que levam você ao Sucesso – Empreendedorismo Sustentável”.    Data: 13 de setembro de 2012  -  Show de abertura com Musical Lumen - de São Paulo   -  Palestra com Ciro Gomes. Ele falará sobre o tema: "Conjuntura Político-Econômica Brasileira - Análise e Perspectivas – Empreendedorismo Sustentável”. Ciro Ferreira Gomes é dono de um vasto e brilhante currículo político e  administrativo.    Palestra com Família Schurmann: “Mudanças- Como reagir e incorporar transformações cada vez mais velozes no mundo”. Para a Família Schürmann, o segredo de uma vida feliz é poder sonhar. E viver para transformar sonhos em realidade. Foi a primeira família brasileira a circunavegar o mundo em um veleiro. Partiram de Florianópolis, Santa Catarina em 1984 e passaram dez anos velejando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.    Data: 14 de setembro de 2012 - Show de abertura e palestra com Ana Botafogo  A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés.   Palestra com a jornalista Glória Maria.    São 35 anos de jornalismo ininterruptos, uma carreira de sucesso e muito carisma junto ao público brasileiro.







PROJETO QUER ACABAR PRISÃO  POR NÃO PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA


Prisão por falta de pagamento da pensão alimentícia poderá não ser mais obrigação por lei. Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 799/11, do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que reforma o Código Civil e põe fim a prisão pelo não pagamento de Pensão Alimentícia. O projeto prevê apenas que o nome do devedor seja incluído imediatamente no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC e no Serasa. Para limpar o nome, será obrigado a quitar a dívida na Justiça.    O projeto prevê que o devedor só poderá ser preso em caso de abuso contra autoridade, por reincidência ou por decisão do juiz sob avaliação especial, assim caberá ao jurista decidir se o indivíduo está agindo de má-fé. Outro item do relatório do novo Código de Processo Civil trata do fim da obrigatoriedade de promotor em audiências de conflitos de casais.   Para o advogado, Josino Ribeiro Neto, a dispensa da presença do Ministério Público em atos judiciais envolvendo Direito de Família não pode acontecer. “Quando se discute um direito indisponível, não deve merecer acolhida pelo legislador, devido à banalização que pretendem atribuir a um fato relevante, onde a participação do MP é indispensável, até por se tratar de função constitucional e pela importância que representa”, enfatizou Josino.  Entre os motivos para a mudança no código é que a prisão costuma impor um trauma adicional ao alimentado, que muitas vezes mantém forte vínculo afetivo com o responsável pela obrigação, contribuindo para que o débito seja quitado antes da necessidade de prisão.  Segundo o especialista em Direito de Família, Josino Ribeiro Neto, majoritariamente têm se entendido que a prisão alimentícia não tem caráter punitivo, eis que esta não se confunde com a função da coerção penal. Essa posição defende que a prisão do devedor tende a tão somente persuadi-lo a não descumprir a ordem que o obrigou a prestar alimentos.   Josino também alerta que a inclusão na lista dos devedores de sistemas de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, seria uma forma de cobrar o débito e de coibir o atraso no pagamento da obrigação, uma vez que os devedores ficam proibidos de fazer empréstimos e de comprar a prazo.   “O problema da prisão civil por débito alimentar é mais social, que jurídica. A pessoa que necessita de alimentos deve receber do Estado à devida proteção, rapidez e eficácia na solução do problema. Trata-se de questão de ordem relevante, daí se justifica a medida extrema da prisão civil. O registro nos serviços de proteção do credor, já tem o respaldo da jurisprudência, entretanto, em determinados casos, não basta a referida constrição, de ordem meramente financeira”, destacou o especialista.



E para o povo o que sobra? apenas a pobreza extrema


O governo informou recentemente, que o Brasil possui 16,2 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. Baseado em dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ministério do Desenvolvimento Social definiu como integrantes desta faixa da população aqueles que vivem com até 70 reais por mês.   Um entre cada dez brasileiros vive em condições de extrema pobreza, sendo o Nordeste (18,1%) e Norte (16,8%) as regiões do país com maior número de pessoas nesta condição, apesar de receberem maior apoio de programas de transferência de renda do governo. “O Bolsa Família, por exemplo, melhora as condições de vida dos participantes, ajuda na manutenção de estudantes na escola e no acompanhamento de gestantes. Mas não pode realizar a tarefa de retirar efetivamente da pobreza”, explica a Secretária de Articulação para Inclusão Produtiva, Ana Fonseca, que assume a secretaria Extraordinária da Pobreza Extrema com o lançamento do Plano Nacional de Combate a Pobreza, nas próximas semanas. As regiões Centro-Oeste (4%), Sudeste (3,4%) e Sul (2,6%) possuem as menores parcelas de população em situação de extrema pobreza, abaixo da média nacional de 8,5%.


Fotos no SEMAD  2012

Juliana, Seidel, Dinei e Cesar Malinoski  acadêmicos de Jornalismo da UNIARP
 na sala de imprensa  no SEMAD 2012 em Fraiburgo



Juliana,  Jerusa (Caderno EVVA)  Seidel e Angela Cardoso


Dinei Farias  ( Radio Serrana FM de Santa Cecilia) e 
Cesar Malinoski ( Vulcano Publicações Fraiburgo)

Jerusa Moreira (Caderno Evva) e 
Dinei Farias (Radio Serrana FM)


Cesar Malinoski e o Reitor Adécio Machado  (UNIARP)



Com qual candidato você se parece?
Neste quadro temos dois tipos de candidatos, o primeiro que tem medo de sentar ao lado do eleitor para explicar porque deve receber o seu voto.  A exemplo de Fraiburgo, os mais pobres são mais numerosos, portanto possuem mais poder eleitoral. Assim quando o candidato (se a reeleição) ou é apoiado pelo governo anterior e não governou para os mais pobres, terá dificuldade de convencer o "eleitor mais desprovido de numerários" a lhe dar o voto.  Na segunda situação é reservada aos governos mais técnicos, esses acham que podem conquistar o voto na força, na estatística, no dinheiro, na coerção.  Aliás a palavra "força" é muito usado em slogan de politica, e qualquer coincidência é mera semelhança. Tem quem prefira usar a Força e tem quem prefira o bom senso.  Mas com qual você se parece?


PT  e suas alas descontentes


Por entender que essa reflexão é importantíssima para os rumos da politica Fraiburguense resolvi publicar esta matéria de autoria do blogueiro Marcel Lemos -  Cesar Malinoski


Afinal, o PT está ou não aliado com o PMDB em Fraiburgo?


Por: Marcel Lemos
NÃO. O PMDB ainda não conseguiu arrastar o PT para sua aliança. Pelo menos foi isso que me garantiu um amigo que e pessoa influente, de boa índole, dentro do PT. Segundo ele, 70% dos COMPANHEIROS NÃO QUEREM A ALIANÇA COM O PMDB, "nem pensam nisso". Este partido teria oferecido duas secretarias para o partido da Dilma, dentre elas, a pasta da Agricultura e uma nova secretaria que vão implantar “Desenvolvimento Social”. Mais uma pra sugar nosso dinheirinho e caber todo mundo, prefeito? Em suma, quem deseja ir para o lado do PMDB é o presidente Gentil Marini e mais outro membro do partido, o meu amigo Jair. O Gaio, por outro lado, eterno candidato da sigla, não quer e nem pretende apoiar nem PMDB e nem a Ivo Biazzolo e quer seguir o velho sonho petista de administrar Fraiburgo sozinho, teria saído inclusive brigado com o presidente da sigla na última reunião. Dizem que quase foram para o soco.  Em minha opinião O PMDB NÃO TÁ COM ESSA BOLA TODA, pois mesmo que decida apoiar o PMDB, você acha que com uma rejeição de 70% dentro do PT, eles terão êxito? Como sempre venho dizendo, a maioria dos partidos está rachado, O PMDB FAZ DE TUDO PRA TRAZÊ-LOS, MAS ENCONTRA RESISTÊNCIA. Em mesma esteira, o panorama é bem diferente e complexo, comparando-se com a última eleição há quatro anos, onde o PMDB tinham todos nas mãos e dominaram. Agora o negócio está bem diferente. A rejeição do pré-candidato Pmdbista é muito alta e segue não decolando.     Voltando ao assunto, meu amigo falou que: "o PT só tem compromisso na coligação para vereador com o PSC, e por enquanto só, NO MAIS É ESPECULAÇÃO E ESTAMOS ABERTOS PARA DISCUSSÃO". A maior exigência do PT para entrar na coligação majoritária neste pleito é: que o maior partido da cidade ou talvez se bem sucedido IVO BIAZZOLO administre tudo às claras.   Por exemplo, vão construir outro “Koisão” destes, o Partido dos Trabalhadores exige quatro itens (quero dizer que quanto a isto podem contar comigo, concordo com eles: 1) que seja feito uma ampla discussão, em todas as camadas da população, antes de tudo, 2) que o orçamento seja participativo, 3) que eles (petistas) acompanhem etapa por etapa pra ver se não há desvios de dinheiro público e 4) que ao final participem junto em todo e qualquer decisão.  É isso que o PT quer.   O partido do Lula não quer secretaria, quer uma forma de governo transparente e democrática, bem ao contrário do que vem exercendo o PMDB EM NOSSA CIDADE. Agora te pergunto: você acha que os caciques do PMDB se sujeitariam a isso? Sendo que eles sempre são o centro das atenções? Pergunte ao PP e alguns membros te responderão se eles tiveram espaço no atual governo. MARIONETES.    Está aberta a temporada de incêndios, na política. E agora PT? Quem manda nessa casa da mãe Dilma, aliás, ela é bem brava? A maioria ou a minoria manda? Mostra sua verdadeira face PT, todos queremos conhecê-la. Qual a ideologia de vocês, mesmo?                 Marcel Rodrigo de Lemos


Conselho Tutelar Tem Novo Presidente




Desde segunda-feira (14/05), o Conselho Tutelar de Fraiburgo tem novo presidente, trata-se do conselheiro Jilson Carlos Souza (foto). Ele coordenará as ações do Conselho Tutelar, pelos próximos 07 meses, ou seja, até o final do atual mandato.  A presidência desse órgão é rotativa, a última presidenta foi à conselheira Vera Lúcia de Oliveira, que assumiu a secretária, a conselheira Olivete Savian é a nova vice-presidenta para o mesmo período. O Conselho Tutelar é um órgão municipal, destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e Adolescentes – ECA (artigos 131 a 140) e também em lei municipal. O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, além dos três conselheiros citados acima, integram o órgão: Vilma Bridi Mafra e Jair Pereira. Todos foram eleitos por entidades da sociedade fraiburguense que tem trabalhos efetivos com crianças e adolescentes.  Devido ao trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção a criança e ao adolescente (Estado, comunidade e família), o conselho tutelar goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação, com qualquer outro órgão do Estado.  O processo eleitoral para escolha dos cinco Conselheiros Tutelares de Fraiburgo é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e acontecerá no final desse ano. Para candidatar-se a uma vaga de conselheiro tutelar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos exigidos pelo ECA, entre eles ter idoneidade moral e residência no município.  O mandato dos conselheiros que estão atuando, se estende até dezembro de 2012. 



EVENTO TRADICIONAL



FAELLA LOPES  FEZ DOAÇÃO PARA APAFEC


Na quinta-feira (26/04), a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo APAFEC recebeu da Loja Faella Lopes Moda e Beleza, uma cesta de produtos e cosméticos de beleza, para uso feminino, masculino e unissex. A cesta é composta por 14 itens, totalizando R$ 329,50. Confira abaixo os produtos que compõem a Cesta:



A referida doação será utilizada como o 4º prêmio da Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012, será sorteado R$ 5.000,00 em prêmios. Confira abaixo os 10 prêmios que serão sorteados:

1º Prêmio: Moto Sundown Max 125, ano 2007 adquirida com recursos próprios na Cantelli Auto em condições diferenciadas de pagamento;
2º Prêmio: Aparelho de Som Panasonic doado pela 2ª Vara;
3º Prêmio: Jogo de Sofá Fuhr 3 e 2 lugares doado pela Loja Benoit;
4º Prêmio: Cesta de Produtos de Beleza doado pela Faella Lopes;
5º Prêmio: Kit de cinco livros da editora Expressão Popular adquiridos com recursos próprios;
6º Prêmio: Aparelho de DVD Tectoy adquirido com recursos próprios;
7º Prêmio: Cafeteria Britânia doada pela Erva Mate Viola de Ouro;
8º Prêmio: Liquidificador Mondial adquirido com recursos próprios;
9º Prêmio: Batedeira Arno doado por Mariza Fidelis e Família; e
10º Prêmio: Sanduicheira/Grill Britânia adquirida com recursos próprios.

O custo de cada cartela é de apenas R$ 3,00, ao adquirir as cartelas os compradores concorreram aos 10 prêmios listados acima e ainda ajudam a manter os projetos sociais da APAFEC, da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e também contribuem na reforma da sede da APAFEC.
O lançamento da Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012 será no sábado 05/05/2012, durante a 1ª Mateada da Solidariedade que acontece no terminal urbano de Fraiburgo, o sorteio acontecerá no dia 16/12/2012, durante a Festa de 10 anos da APAFEC.


É  CONVERSANDO  QUE  SE    ENTENDE


Claudinei Oliveira - superintendente da FME 


Na sexta-feira (13/04), fiz uma conversa com o superintendente da Fundação Municipal de Esporte de Fraiburgo, Claudinei de Oliveira, ele me disse que tinha compromisso com todos os esportes no município, então o questionei, se o compromisso é com todos os esportes, porque a modalidade do Karatê, não tinha recebido apoio algum da FME nos ultimo dois anos, para organização de eventos, exames de faixas e cursos técnicos.   Inclusive questionei a total falta de apoio financeiro ao Gashuku, realizado em fevereiro ultimo, com grande participação e brilhantismo pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. A resposta do Sr. Claudinei foi a seguinte: “O problema do Karatê é com o alto escalão da administração municipal, eu entendo que o Karatê deve ser apoiado pela municipalidade”. Disse também: “Vou procurar desatar as amarras que impedem o apoio concreto a essa modalidade”.   Para minha supressa hoje (19/04) foi informado que o educador marcial Luiz Coelho viajará a São Paulo, para fazer curso técnico e para participar de competição com parte de suas despesas custeadas com recursos públicos da FME, estão sendo repassados ao sensei Luiz Coelho R$ 600,00, para custeio de passagens (ida e volta), alimentação e inscrições nos eventos.  Assumi o compromisso com o Sr. Claudinei, que caso o Karatê passasse a ter apoio da FME, divulgaria em minha coluna e no blog Esportes em Debate e em outros espaços, o referido apoio. Parabéns ao superintendente da FME, e que o próximo nó a ser desatado seja o fretamento de um ônibus, a ser utilizado pelos meninos, meninas, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, para se deslocarem até Blumenau para participarem de uma Etapa do Campeonato Estadual de Karatê, representando Fraiburgo muito bem, como sempre fizeram.  

Por Jilson Carlos Souza – Educador Popular e Conselheiro Tutelar.


COMUNICADORES E ACADÊMICOS DO MEIO OESTE 
CUMPREM ROTEIRO NA CAPITAL


Fernando Marcondes de Mattos, Jornalistas Moacir Pereira e Alexandre Acosta (UNIARP)


O complexo do Costão do Santinho conquistou o Prêmio Consumidor Moderno em Excelência de Serviços, na categoria de hotéis e concorrendo com outras empresas nacionais. Foi a primeira vez que levou nesta categoria, fora da área do turismo.    A informação foi dada pelo diretor Rafael Pires, durante exposição feita a jornalistas, radialistas, blogueiros e profissionais de imprensa do meio oeste catarinense, todos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, com sede em Caçador. Foram recebidos pela coordenadora de marketing, Franciele Lima.  Os universitários cumpriram programa profissional neste fim de semana. Visitaram a sede do grupo RBS, depois a sede multimídia no prédio do Diário Catarinense, mais tarde a RBS-TV, a CBN Diário e a TV- Com, no Morro da Cruz.  No Costão do Santinho receberam informações sobre a história do empreendimento, suas ações na preservação ambiental, na valorização cultural das inscrições rupestres deixadas pelos índios carijós, a arquitetura açoriana presente em suas vilas e instalações, a valorização da mão de obra local e a proteção da rica fauna e flora existente no morro das Aranhas, que integra a área de um milhão de metros quadrados do complexo hoteleiro.   Durante a visita dos acadêmicos estava sendo encerrada uma convenção do Banco Itaú com mais de 1.200 participantes. Neste domingo, inicia um evento da Tim, também com mais de 1.200 pessoas. A transição enriqueceu a visita dos comunicadores que puderam testemunhar a intensa movimentação de hóspedes na recepção e, sobretudo, a mobilização de desenhistas, marceneiros, eletricistas, decoradores e vários profissionais responsáveis pelos estandes e áreas destinadas às reuniões. O Costão do Santinho, segundo Rafael Pires, conta com uma área de sete mil m² só para eventos, sendo no gênero a maior do Brasil. 



A realização de convenções e eventos tem sido responsável pela ocupação durante a baixa temporada, o que ajuda a quebrar a sazonalidade do turismo em Florianópolis. Ali se encontra também a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural do Brasil, preservada com atuação direta e dedicação exclusiva de dois biólogos que se dedicam à proteção da Mata Atlântica.  O presidente do grupo Costão, Fernando Marcondes de Matos, manteve uma conversa com os visitantes, falando de sua preocupação pela manutenção da qualidade, pela permanente renovação e pela valorização das centenas de colaboradores que ali realizam suas atividades. Depois da exposição, os profissionais percorreram as instalações do empreendimento, detendo-se no Museu Arqueológico, no interior da Mata, nas inscrições rupestres e nos espaços de educação ambiental. A programação em Florianópolis foi liderada pelo professor Alexandre Acosta, Diretor do Curso de Jornalismo da Uniarp, com apoio do reitor Adélcio Machado dos Santos, e do presidente da Fundação, empresário Gilberto Seleme. (Fonte: Moacir Pereira)






Vista parcial do complexo do Costão do Santinho em Florianópolis - SC


Grupo Teatral encanta publico fraiburguense



Paixão de Cristo emociona Fraiburgo

GRUPO  TEATRAL PAIXÃO ENCENA PAIXÃO DE CRISTO E AGRADA PÚBLICO PRESENTE


Com pompa de grandes apresentações teatrais, a encenação da Paixão de Cristo realizada ontem na Igreja Matriz Católica de Fraiburgo, no centro da cidade, emocionou os cerca de centenas de fiéis que estiveram no local para assistir à peça no feriado religioso de Sexta-Feira Santa (06/04). O evento teve inicio às 19h00 e durou aproximadamente duas horas. A peça foi encena pelo Grupo Teatral Paixão.   A maioria dos católicos que acompanhou a dramatização aproveitou para fotografar e filmar cada cena do espetáculo.  Maria da Silva, 56 anos falou da importância da encenação. “É reviver a paixão, morte e ressurreição de Jesus cristo. A encenação mexe com o emocional das pessoas. A imagem tem força muito grande e mostra o que Jesus passou por nós e revive a esperança do cristo salvador”, diz a devota.   A apresentação contou a história da morte e ressurreição de Jesus.   A aposentada Sirlei Gonçalves , 72 anos, comparece a igreja todos os anos para acompanhar a peça. “É um espetáculo. eles conseguem passar a mensagem positiva e transmitir só coisa boa. Lindo demais”, afirmou.    O casal Vinicius José de Carvalho e Neide Ribeiro estiveram presentes pela primeira vez e levaram a filha Giovanna para acompanhar a apresentação. “Vim visitar alguns parentes e sempre ouvi falar muito bem desta encenação. Como vim viajar para cá neste ano, resolvi prestigiar”, disse Carvalho.   A imagem que ficou foi que o Grupo Teatral Paixão agradou aos Católicos e visitantes e a mensagem daquele jovem Galileu foi transmitida com fidelidade e as pessoas sairam mais flizes do que quando chegaram.


PSC faz encontro regional em Fraiburgo

O Partido Social Cristão (PSC) realizou (31/03), as 10 horas, em Fraiburgo, um encontro regional com a coordenação do Presidente Estadual do PSC, o ex-deputado federal, Adelor Vieira e do coordenador do partido na região Oeste, que é de Xanxerê, Renato Muniz.
O encontro com as executivas dos municípios da região oeste e meio oeste, juntamente com pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, discutindo sobre o fortalecimento do partido no Estado, bem como a posição do partido nas eleições municipais deste ano, além de uma palestra de capacitação aos pré-candidatos.   O presidente da Comissão Provisória Municipal de Fraiburgo do PSC Neli da Silva, comentou que foi apresentado ao diretório estadual o pré-candidato a prefeito do partido no município Janir Fadani.



EX-PREFEITO “BASTIÃOZINHO” É HOMENAGEADO NA CÂMARA

Pelo projeto de lei complementar n° 2255/2012 aprovado na sessão de 26/03 o centro de eventos passa a ser denominado: 
Centro de Eventos Prefeito Sebastião Andrade dos Santos.


Roberto Cesar Xavier (Batch) Falou em nome da família de "bastiãozinho"



Novamente e pela terceira consecutiva a câmara de vereadores esteve lotada, confirmando que quando há assunto de interesse social ou de repercussão popular, o povo comparece. Na pauta da sessão ordinária havia um projeto de interesse da classe dos docentes municipais (PL 174/2012) que foi rejeitado pelos vereadores tendo os votos contra do vereador Juliano (PP),  João Alvadi (PPS), Bino Barros (PPS) e a abstenção do Vereador José Buffon (PMDB), resultado que agradou boa parte do professorado.   O ponto alto da reunião foi à homenagem ao Saudoso Sebastião Andrade (Prefeito Bastiãozinho) com a explanação de um representante da família na tribuna e a votação da PL 2255/2012 que dá nome ao Centro de Eventos Multiuso ainda em construção. 


Durante a reunião foi distribuído ao público um informativo produzido pela municipalidade prestando contas sobre o dinheiro arrecadado no FUNDEB.  O convidado que representou a família foi Roberto Cesar Xavier ( popular Batch), após agradecer em nome da família, demonstrou grande felicidade pelo convite e pela homenagem ao seu ente querido.  Iniciou sua fala dizendo: “bastiãozinho foi um homem que sempre lutou pelos menos favorecidos”, esteve à frente da prefeitura por 10 anos, Fraiburguense, nasceu no distrito de Liberata (1950), agricultor, caminhoneiro, mecânico de motosserras, vereador e prefeito.  Fundador do MDB e primeiro presidente (1975), vereador (1976) com 384 votos, prefeito (1982) com 3625 votos e reconduzido ao cargo (1992) com 5915 votos. A história classifica “bastiãozinho” como político dos mais carentes, que tinha um amor incondicional por esta terra, teve seu auge no setor de habitação onde criou dois bairros importantes: Bairro São Sebastião e Bairro da Macieira, Bairro São Miguel (60% da divida da criação pago em seu mandato) todos para moradores de baixa renda. Na educação construiu Escolas do bairro Santo Antonio, CAIC – São Miguel, Escola Antonio Porto Burda, Escola da Macieira, e trouxa a universidade para fraiburgo.  Criou o distrito industrial Liberata onde hoje cerca de duas mil pessoas trabalham. Na agricultura manteve a mais organizada e completa patrulha agrícola que Fraiburgo já teve.  Perfurou inúmeros poços artesianos, construiu postos de saúde nos bairros Santo Antonio e São Sebastião.  Foi o primeiro prefeito a firmar convênio de saúde com hospitais, implantou o serviço de odontomovel (que atendia as comunidades do interior).  Concluiu e mobiliou o prédio da Prefeitura, trouxe o poder judiciário para o município, pavimentou o centro da cidade, construiu o Parque da maçã, construiu o terminal rodoviário, adquiriu o prédio onde funciona a câmara de vereadores ainda hoje.  Foram dez anos a frente do executivo municipal sem nunca ter uma conta rejeitada pelo TC, e coincidentemente adquiriu parte do terreno onde hoje foi construído o Centro de Eventos Multiuso e que a partir de agora leva seu nome.  No final em um ato simbólico o representante da família entrega aos vereadores autores da indicação e do projeto de lei o livro de ata com a filiação n°01   

     Representante da Família entrega aos Vereadores da PL - Juca e Gabriel (PMDB) 

para que seja colocado na biblioteca pública ou no museu, ou junto aos arquivos históricos do partido (PMDB). Homenagem justa,  que escreve o nome de Sebastião Andrade dos Santos “bastiãozinho” nos  anais da história Fraiburguense e fica registrado numa obra gigantesca como foi sua vida.







Fraiburgo Recebe Missão Argentina




O Senasa – Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agropecuária da Argentina enviou técnicos ao Brasil entre os dias 19/03 a 23/03, com o intuito de verificar in loco o programa Brasileiro de Erradicação da Cydia pomonella. A missão foi organizada pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela EMBRAPA, pela Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, CIDASC e pela ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã.   A missão chegou a Fraiburgo na noite do dia 21 de março e foi recepcionada pelo Sr. Pierre Nicolas Pérès, Presidente da ABPM, pelo Sr. Nelmar Pinz, Prefeito de Fraiburgo e pelo Vice-Prefeito Edilberto Ferreira. O dia seguinte foi de visitas e inspeções a pomares e packing houses fraiburguenses, e de encerramento oficial da missão na Sede da ABPM.  A Cydia Pomonella é a pior praga que se conhece na pomicultura. Trata-se de uma mariposa, cujas larvas penetram na polpa da maçã, desenvolvendo galerias que comprometem totalmente o valor comercial do fruto.    Constatada a presença da praga nas zonas urbanas de Lages (SC), Caxias do Sul (RS), Bom Jesus (RS) e Vacaria (RS), sua erradicação foi assumida como linha de ação prioritária pela ABPM. Iniciou-se, então, sob liderança do MAPA, da Embrapa e da própria ABPM um ambicioso programa de erradicação da Cydia pomonella no Brasil.  Mais de uma década depois os impressionantes resultados denotam o sucesso do programa: a erradicação completa já foi alcançada há alguns anos nas cidades de Caxias do Sul e de Bom Jesus. No Ciclo 2011-12 pela primeira vez desde o início do programa, nenhum inseto foi capturado na cidade de Lages, e apenas um exemplar de Cydia foi capturado no Município de Vacaria.   Ou seja, o Brasil está a um pequeno passo de erradicar a praga, um feito inédito em todo o mundo e que colocará muito em breve nosso País, como o único com cultivo comercial representativo de maçã que não possui a temível Cydia pomonella. A tranquilidade reina em nossos pomares, aqui pelo menos esta praga foi erradicada, agora teremos que superar outras dificuldades. 







Existe um exagero no ritual de cobrança

Alunos reclamam do excessivo ritual empregado na compra de passes no departamento de trasporte da prefeitura municipal de Fraiburgo,  uma aluna que mora no interior e não tem computador para comprar passes vem numa Lan House preenche o pedido no primeiro dia, vai na prefeitura pede para imprimirem o boleto, paga na lotérica, volta na prefeitura expõe o boleto pago, recebe apenas um passe e é orientada a voltar no outro dia para pegar o restante só depois de compensar o pagamento,  isso é uma falta de consideração, ela leva quase três dias para pegar os passes , alem do que faz cerca de 12 km por três vezes, até quando esse tratamento vai ser dado a quem trás o conhecimento para cidade???



Após reclamação Prefeitura emite comunicado convocando estudantes a fazer troca  de passes

No ônibus de transporte escolar universitário foi exposto uma comunicado orientando todos os estudantes a fazerem a  troca de passes , reconhecendo que a reclamação iniciada em dezembro é legitima e que houve falha no sistema de fornecimento de passes.




Estudantes Universitários querem informação sobre custos de transportes escolares em Fraiburgo.

Ofício protocolado  na secretaria executiva da prefeitura municipal solicitando informações sobre os gastos com transportes universitários.


Depois de analisar as informações os estudantes vão propor melhorias no sistema de cobrança e de emissão de passes para transporte de universitários em Fraiburgo.

Relembrando:


Será que a Prefeitura vai aceitar estes passes ainda?

A questão é muito simples.  Precisamos sair para outras cidades estudar em Universidades vizinhas porque nosso curso (jornalismo e outros) não é oferecido em Fraiburgo. Muito alunos cursam em regime especial, cursos que possuem horários e dias diferentes da maioria. Para garantir o transporte fazemos um cadastro na Prefeitura Municial e compramos antecipadamente passes para garantir a ida e a volta.  Um passe avulso nos custava  no ano passado R$10.00 a unidade. No final do ano nosso curso encerrava dia 17/12, e compramos passes válidos até 15/12/2011 como pode ser visto na imagem abaixo.  Porém a Prefeitura de Fraiburgo não disponibilizou ônibus depois do dia 01/12/2011, causando inumeros prejuízos, inclusive com reprovação de alunos que não conseguiram chegar a tempo para fazerem as provas.  Eu tenho sobrando dois passes daquela época,  há muitos outros que possuem muito mais. A pergunta é,  vão receber estes passes ainda.  As aulas começam a partir do dia 04/02/2012, eles cobraram por um serviço que não prestaram, e nós ficamos com o prejuízo.  E se fosse eu um prestador de serviços contratado pela prefeitura e que recebesse por um serviço que não prestei, como eu seria  classificado?  






CONVITE
Sindicato dos Jornalistas inaugura sede em Chapecó no dia 8

O município de Chapecó ganha, a partir de 8 de março, a primeira sede regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Santa Catarina (SJSC), localizada junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Chapecó e Região – Sitessch (Rua Mônaco, 297-D, Bairro Passo dos Fortes, próximo ao Mercado Público Regional).
A inauguração do novo espaço ocorre às 19h, paralelamente à Assembléia Regional da categoria para discutir a Proposta da Pauta de Reivindicações de 2012, e contará com um coquetel. Estão convidados jornalistas de todos os municípios da região.
A implantação de uma sede para acompanhar as demandas regionais e fazer o atendimento local é uma reivindicação antiga dos jornalistas desta que é a região mais distante da capital do Estado. Com o novo espaço, os jornalistas contarão com maior agilidade e presença do Sindicato no encaminhamento de suas pautas e reivindicações. Inicialmente o atendimento será feito no período matutino, às segundas, quartas e sextas feiras, pelos diretores do Sindicato que atuam na região.
                Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Valmor Fritsche, a sede em Chapecó já pode ser considerada uma das grandes conquistas da atual gestão do Sindicato (2011/2014), que assumiu em outubro do ano passado. “Nosso compromisso era conseguir esse espaço ao longo da nossa gestão, mas fizemos um esforço redobrado junto com nossos diretores do Oeste para viabilizar o local já nos primeiros meses de trabalho, porque sabemos dessa necessidade. Estamos muito felizes e queremos contar com os colegas nesse evento do dia 8 que será muito importante para a categoria”, declarou Fritsche.
Além de Chapecó, estão sendo realizadas Assembléias Regionais em Criciúma (28/02), Blumenau (01/03), Joinville (06/03) e Florianópolis (12/03).

DIRETORES DA REGIONAL OESTE
Vagner Dalbosco
Lilian Simioni
Sirliane Freitas
Veruska Tasca

(49) 9959-0559

Projeto Artesanato Cidadão recebe visita de cientista social


Integrantes da APAFEC e do Projeto Artesanato Cidadão
que participaram da reunião

Na quinta-feira 23/02 à noite, o Projeto Artesanato Cidadão da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, recebeu a visita da cientista social e socióloga gaúcha Miéli Pereira Ribeiro.  A cientista social integra a equipe do Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP desde outubro de 2011. O CAMP é uma organização não governamental com 30 anos. Mais informações pelo site: www.camp.org.br. O CAMP tem convênio com Ministério do Trabalho e Emprego, no desenvolvimento do projeto chamado Fundos Solidários, com objetivo de mapear e sistematizar as experiências de fundos solidários e empreendimentos. A visita se deu através da Diocese da Igreja Católica de Caçador. Uma vez que o Projeto Artesanato Cidadão foi indicado pelo Fundo Diocesano de Solidariedade de Caçador, na metodologia de mapeamento dos fundos solidários, foi solicitado aos próprios fundos, indicações de empreendimentos bem sucedidos e com resultados positivos desses projetos que acessam recursos ou benefícios dos fundos solidários e por isso, o Projeto Artesanato Cidadão foi indicado.  “A reunião foi muito positiva, pois estavam presentes um ótimo número de integrantes da APAFEC e do Projeto Artesanato Cidadão. A apresentação inicial em slides foi interessante, pois pude conhecer a instituição e o trabalho desenvolvido. Em seguida, pude realizar algumas perguntas específicas sobre o projeto para o mapeamento e todas foram respondidas. Mais de um integrante participou na contribuição das respostas sobre o projeto”. Comentou Miéli 

De camiseta cor laranja cientista social,
faz anotações sobre o Projeto Artesanato Cidadão
Outro destaque feito pela socióloga, consiste na percepção que o grupo da APAFEC está unido e engajado. O Projeto Artesanato Cidadão tem aproximadamente 08 meses e já participa de feiras, mantêm oficinas regulares e consegue produzir materiais para comercialização.






APAFEC  PARTICIPA DA 4ª FECAUVA

Aconteceu ontem (19/02), a 4ª edição da Feira Catarinense da Uva – FECAUVA, que ocorre em Tangará. 12 integrantes da coordenação da Associação Paulo Freire de Educação Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC e do Projeto Artesanato Cidadão, participaram da exposição e comercialização de artesanatos.   

Segundo a educadora Fabiane Guedes: “A participação na FECAUVA foi importante, pois espaços de feiras como este servem para divulgar regionalmente o trabalho que vem sendo realizado pela APAFEC, e principalmente expor a qualidade dos artesanatos produzidos coletivamente nas oficinas do Projeto”.

Parte dos artesanatos expostos durante a 4ª FECAUVA

Os artesanatos são produzidos, durante as oficinas do Projeto Artesanato Cidadão que acontecem as quintas-feiras das 19h00min as 22h00min, que hoje conta com a participação de 15 mulheres. Este projeto é mantido pela APAFEC e pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, desde junho de 2011. Para os próximos dias a coordenação do Projeto, estará abrindo inscrições para novas participantes.


Amigas se encontram no 
Balayo's Pastel em Fraiburgo



Sábado dia 11/02  o grupo de amigas (ABALAÊ) Camilla, Brenda, Janaina, Fernanda,   Debora, Kariny , confraternizaram na Pastelaria do Balayo's no centro em Fraiburgo, nesta foto Malinoski (Garçon e Jornalista) registra o momento de descontração.




Câmara legisla com minoria de votos



Essa campanha que foi deflagrada no pais inteiro, parece um pouco equivocada.  Em minha opinião o número de políticos em maior menor quantidade  não é o causador desse caos em que se encontra o sistema de saúde.  O interesse  da classe politica por obras sem investir na qualificação humana para garantir que as obras tenham efeitos positivos na população e prestem um serviço eficaz é o que parece ser ruim. Maior número de politicos garantem mais representatividade e menos poderes em poucas mãos.  Cobrar um conduta desses politicos mais alinhada com a necessidade do contribuinte é o que deve ser feito.  Mas como proceder  quando elegemos uma casa de leis com minoria de votos, a exemplo de Fraiburgo onde a câmara foi eleita com aproximadamente 32 % dos votos válidos, deixando 68% dos eleitores sem seu representante lá.  Ela sob o ponto de vista moral é sem representatividade pois legislam ali somados um terço da população.  Só será a casa do povo quando forem eleitos com cinquenta mais um dos votos válidos.







Morre o polêmico blogueiro Amilton Alexandre, o Mosquito





O polêmico blogueiro Amilton Alexandre, o Mosquito, de 52 anos, foi encontrado morto dentro da sua casa, por volta das 16 horas desta terça-feira (13).  Blogueiro Mosquito foi sepultado nesta quarta-feira (14), em Florianópolis.  Mosquito, apelido dos tempos da faculdade, ou Muska, era odiado e temido por muitos políticos catarienses, especialmente de Florianópolis, por suas duras e ácidas críticas, postadas no blog Tijoladas do Mosquito.  Amilton foi encontrado enforcado em seu apartamento, em Palhoça, o que sugere suicídio, segundo as autoridades policias que apuram o caso, mas a possibilidade de homicídio ainda não está descartada, apesar de não haver qualquer sinal de arrombamento na residência ou sinais aparentes de violência.  Dentre os 25 Boletins de Ocorrência policial feitos pelo blogueiro, levantados agora pela polícia, alguns eram sobre ameaças de morte.    Em seus últimos minutos de vida, estava conversando com um padre, amigo seu, através do computador. Ele teria deixado de teclar, e logo depois, o padre foi até a residência do blogueiro, encontrou a porta semi-aberta e o amigo enforcado com um lençol no corredor da escada. Mosquito morava só há oito anos, no loteamento Pedra Branca, em Palhoça.  Segundo, eu amigo, o jornalista e também blogueiro Sérgio Rubim, do Cangablog, "O secretário de segurança Walter Gruba determinou que uma equipe da diretoria de informação e inteligência do SSP se deslocasse até a casa de Amilton Alexandre. Por ser um personagem polêmico e visado, Gruba quer uma apuração detalhada sobre o caso."






Ele foi o primeiro a denunciar o escândalo da árvore de natal da Beira Mar Norte. O primeiro a falar sobre o estupro de uma menor envolvendo Sirotskys. Várias denúncias do blog, bem documentadas, estimularam investigações do Ministério Público e condenações. Chegou a ser citado na sentença de um juiz que condenava um prefeito do interior a devolver dinheiro público. Talvez não tenha feito jornalismo na forma e padrão convencional, disparando adjetivos tortos e alguns "filhos da puta" a mais. Ganhou mais de 50 processos por isso. Dependendo da teoria de análise, alguns vão dizer que nem jornalismo fez, era só denuncismo. Mas foi um defensor apaixonado da ilha e seu povo (nós), e fez o que o jornalismo local não faz: desmascarou, denunciou, investigou e provou irregularidades. Mostrou ali, no blog público e acessado por mais de cinco mil pessoas por dia, a mão grande e a completa desfaçatez de quem é muito bem pago para escolher por nós – e que faz questão de escolher apenas por eles.Deixa seguidores fiéis, que viram nesse justiceiro dos bytes a voz comunitária da indignação. A pressão, vocês devem imaginar, é terrível. No último achaque do poder, dava depoimento em processo movido por Dário Berger quando recebeu uma ilegal voz de prisão ao responder pergunta do promotor – que tem cargo público e não poderia estar ali.Tá tudo documentado no blog dele, aparece lá. Descubra um pouco mais sobre o que realmente acontece na sua cidade. Como ele mesmo escreveu, o blog entra para a história de Florianópolis.



"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.  " George Orwell"



PRÊMIO RECONHECE TRABALHO DE ONG











Nos últimos 23 dias, a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo recebeu mais dois prêmios, como forma de reconhecimento pelo trabalho de educação popular e geração de cidadania, que vem realizado a mais de 09 anos. Os prêmios recebidos são: Prêmio Exemplo Voluntário, recebido em 01/12 por Jilson Carlos Souza, um dos coordenadores da APAFEC, oferecido pelo Instituto Voluntário em Ação em conjunto com a Fundação Marurício Sirotsky Sobrinho, o Serviço Social do Comércio – SESC/SC, a Secretaria de Estado da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/SC o segundo prêmio foi o Troféu Vital para o Esporte edição 2011, entregue no dia 23/12 pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.   Com estes os dois prêmios recebidos em dezembro de 2011, a APAFEC, completa 13 prêmios em sua galeria, acesse: www.esportesemdebates.blogspot.com e confira a lista completa.








Foto Recordação - "Véio da Cúia"





Cacique Kaikangue visita índios de Fraiburgo










Visita do Cacique de Chapecó vem ver a situação do índio de Fraiburgo

 

O Cacique da Tribo Kaigangues de Chapecó e Vice Presidente Regional de Caciques,  Valmir Fernandes (35) esteve  hoje em  fraiburgo  e visitou o Cacique local João Eufrásio para saber como anda a questão da reintegração do índio a terra e como a FUNAI e a FUNASA tem tratado o índio da cidade de Fraiburgo. Estando aqui observou que a situação dessa comunidade é bastante precária e carece de cuidados especiais.  Trouxe também informações importantes, como esteve ajudando os índios no processo de formação da Associação Indígena Índia Liberata, formada por Índios, descendentes e amigos dos índios. Defende também uma livre negociação e quem sabe até um acordo que acelere a demarcação e o assentamento dos índios moradores de fraibugo. Valmir diz “encontrei um descaso, situação de abandono, nunca pensei que a FUNAI e FUNASA que eu confio tanto deixasse índios assim jogados a sorte”.  Farei um relatório ao conselho regional de lideranças  indígenas e eles tomarão as providencias.






Morrem  dois Fraiburguenses em capotagem no domingo














Capotamento de veiculo causa um grave acidente na madrugada de domingo (20/11) na Rodovia SC-456, próximo a localidade de Liberata Fraiburgo –SC. Cerca de três quilômetros do Parque da Maçã, entrada da Fischer  na SC-456 sentido Fraiburgo a Monte Carlo. O Acidente foi por volta das 00h15min envolvendo um veiculo Palio placa MCH-9082 de Fraiburgo SC. A jovem Cristiani Rossetti de 17 anos e o jovem Richard Bruno Rosseti de 18 anos faleceram no local do acidente. Foram socorridos para o Hospital de Fraiburgo pelo Corpo de Bombeiros de Fraiburgo e o SAMU os jovens Luiz Bernardo dos Santos com 22 anos estado de saúde grave e levado para a  UTI do hospital divino Salvador em Videira  e  Priscila da Silva e  C.A.S DE 17 anos com ferimentos leves e já com alta




ASSOCIAÇÃO VITAL FRAIBURGO DE KARATÊ-DÔ PARTICIPA DOS JASC












A equipe de Karatê-dô participara das competições do JASC nos dias 16 a 18 de Novembro


A competição Poliesportiva mais importante do Sul do Brasil terá representantes da Associação Vital Fraiburgo de karatê-dô  e Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e das Escolinhas da FME -Fraiburgo.  A equipe de Karatê-dô participara das competições nos dias 16 a 18 de Novembro, com os seguintes estudantes:  - Jonas de Lima Palhano –Equipe, Kumite Individual ate 60 kg e Kumite Equipe; - Jeferson Buffon – Kata Equipe, Kumite Individual 60-65 kg e Kumite Equipe; - Luan Esganzela – Kata Individual e Equipe, Kumite Individual 65-70 kg e Kumite Equipe; - Natalaeu do Nascimento – Kumite Individual 70-75 kg e Kumite Equipe; - Marcio Jose Fernandes da Silva - – Kumite Individual 75-80 kg e Kumite Equipe; - Diogo Cruz Rauber – Kumite Individual Open e Kumite Equipe; - Luiz Antonio Laudelino Coelho - Kumite Equipe; A modalidade de Karatê-dô, busca formação do individuo com Disciplina, Educação e Respeito, objetivando um mundo mais justo e igualitário. Nas disputas esportivas ocorrem competições de Kata (forma demostração de movimentos pré-determinados de acordo com o Estilo Praticado) e Kumite (combate troca de golpes de braços e pernas, objetivando a marcação de pontos, sem, no entanto ferir o adversário ou colocar em risco sua própria segurança). Em Fraiburgo tem aproximadamente 350 (trezentos e cinqüenta) estudantes, distribuídos em 03 núcleos de treinamentos da F.M.E. – Fundação municipal de Esportes e Lazer. 90 % dos praticantes têm ate 17 anos de idade. 


          SE UMA ELEIÇÃO FOR GANHA POR "VOTOS NULOS"
Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez? Isso mesmo, em uma única vez.  Você sabe para que serve o VOTO NULO? Eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso. Você sabe por que você não sabe para que serve o VOTO NULO?  Imagine uma eleição qualquer, onde os candidatos sejam: Lula, Paulo Maluf, José Dirceu, Marcos Valério, Delúbio Soares, Roberto Jefferson, Fernando Henrique, ACM neto Entre outros. Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras (o tal do "menos ruim") e com isso acaba afundando mais o nosso país. Mas, aí você diz: "Nesse caso, não tenho saída" Engano seu!  O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE SE UMA ELEIÇÃO FOR GANHA POR "VOTOS NULOS" É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA. Ainda não entendeu? Se, no exemplo de eleição acima, você e todo mundo votasse nulo, seria obrigatório haver uma NOVA ELEIÇÃO e esses nomes não poderiam concorrer ao mesmo cargo político pelo menos por mais quatro anos. Imagino que (como eu) você ainda não sabia? De agora em diante você vai entender por que isso nunca foi divulgado? Se achar que é mentira? Ligue para o Superior Tribunal Eleitoral. Ligue para OAB. Pergunte para o Papa. Aproveite e ligue também para a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, O Diário Catarinense, O Estado do Paraná, A Gazeta do Povo e todas as revistas e jornais importantes desse país, e então lhes pergunte por que isso nunca foi divulgado.  Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO.














ONG  APOSTA NA CONFRATERNIZAÇÃO  PARA UNIR INTEGRANTES

A escola Vital de Karate –do  reune no domingo os  seus integrantes e praticam esportes, aqui no futebol como forma de intensificar a  integração social
 















Aqui um flagrante de alegria dos integrantes da associação vital de Karatê, reunidos na Associação da Pomifrai no domingo dia 16 de outubro, onde praticaram uma partida de futebol. O Objetivo dessa reunião é a socialização que é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se, contudo, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos, da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.  A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos sistemas sociais.   É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma cultura em que o indivíduo se insere.  Por estas razões este trabalho do Professor é fundamental para  a sociedade Fraiburguense, e merece o respeito de todos.