17/07/2016

6º Seminário Catarinense da Vitivinicultura foi um sucesso

Evento contou com a realização conjunta da 17º Jornada de Vitivinicultura Gaúcha.

Videira – Centenas de produtores, técnicos, pesquisadores e empresários do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidos nesta sexta-feira, dia 15, no 6º Seminário Catarinense da Uva, Vinho e Suco e a 17º Jornada da Vitivinicultura Gaúcha. O encontro foi realizado no Clube Floresta e reuniu mais de 500 pessoas.   A abertura dos eventos aconteceu na manhã desta sexta-feira, na presença de autoridades locais e regionais. Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, o evento é positivo porque movimenta a região e promove a interação dos produtores com as informações e as novas tecnologias desenvolvidas “Queremos parabenizar a Epagri e toda a sua equipe pela excelente organização, e também, todos os apoiadores, mas de uma forma especial a todos os participantes, que reservaram um tempo para estar presente recebendo essas informações organizadas para o evento” afirmou.



A programação teve início às 9 horas, com a primeira palestra que abordou o seguro para a vitivinicultura e também para a agricultura familiar. Os participantes ainda receberam informações sobre  a produção de uvas, vinhos e sucos, da safra 2016, tanto no estado catarinense como no gaúcho e encerrou com a apresentação das novas tecnologias em desenvolvimento no estado.

A apresentação dessa última palestra foi conduzida pelo pesquisador e gerente da Estação Experimental da Epagri de Videira e Coordenador da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Vinicius Caliari. Foram apresentados os resultados e as iniciativas em cinco pesquisas que foram e/ou estão sendo desenvolvidas pela Epagri, dentre elas o projeto que foca no desenvolvimento da produção de suco na região. Os trabalhos se concentram no desenvolvimento de variedades especificas, bem como, a tecnificação e as práticas necessárias.

O diretor de pesquisa da Epagri, Luis Antonio Paladini, destacou o sucesso do evento “Ficamos satisfeitos com os resultados obtidos nesse evento, não somente pela grande participação popular, mas essencialmente pela qualidade do que foi apresentado” afirmou Paladini.    
  


Agricultores aprovaram a iniciativa

O produtor de suco de Tangará, Sergio Alberti, esteve participando do encontro e enalteceu a importância de se obter conhecimento para melhorar a produção. Ele que produz em média 40 mil litros de suco por ano, sendo 90% da uva utilizada oriunda de produção própria, garante que o mercado exige qualificação. Os sucos “Irmãos Alberti” já é comercializado em todo estado e em diversas outras regiões do país. “Decidimos na família que ao invés de vendermos a nossa uva, iríamos investir no processamento. Hoje essa iniciativa só deu certo porque contamos com o aporte da Epagri” afirmou.


Sadi Macagnan, presidente da Cooperativa de Antonio Padro, no Rio Grande do Sul, também destacou a importância do evento e a qualidade dos trabalhos produzidos pela Epagri. Ele destacou que desde a recepção, a visita a Estação Experimental e posteriormente as vinícolas da região, foi percebido a organização e a qualidade “Ficamos extremamente satisfeitos com  a organização e impressionados com a qualidade da Epagri. Felicitamos todos os gerentes, diretores e extensionistas pela grandiosidade do evento e pelo trabalho que foi apresentado” finalizou.  ( Fonte: JOSIANE ZAGO )