15/09/2016

Borga é derrotado em três representações contra Mário

14/09/2016 - O candidato a prefeito Dorival Carlos Borga (PSD) sofreu três derrotas consecutivas na Justiça em representações movidas contra a Coligação Todos por Videira e Mário Corrêa e Léo Bom. “Nossa campanha tem primado pela legalidade desde o princípio, porque sempre tivemos em mente a intenção de concorrer de forma justa, honesta e igualitária. Ao contrário de nossos opositores que já foram condenados três vezes em primeiro grau, nós continuamos de cabeça erguida e pautados na legalidade. Prova disso, é que nas três ações que Borga moveu contra nossa Coligação, ele foi derrotado”, afirma Mário Corrêa.

As três representações feitas por Borga contra Mário e Léo já foram julgadas em primeiro e segundo grau e em ambos os casos ele foi derrotado. A primeira representação acusava o candidato a vice-prefeito Léo Bom a fazer pedido antecipado de voto em um vídeo em que se apresentava como pré-candidato. Ao julgar a representação o juiz eleitoral André Trentin da 36ª Comarca de Videira julgou improcedente a representação, descartando a campanha irregular.   “Da atenda análise do vídeo não vislumbro qualquer irregularidade. Ante ao exposto julgo improcedente a presente representação”, sentenciou o juiz.

As outras duas derrotas sofridas pela Coligação de Borga e Claudete foram por meio de uma representação que tratava sobre a suposta divulgação, em um jornal local, de uma matéria, considerada por eles, desleal e desmedida contra Borga. A matéria veiculada criticava a demora na retirada de um poste, que estaria prejudicando as obras da SC 135 entre Videira e Tangará, desde o tempo que Borga era secretário regional.  Ao entrar com a representação, Borga  citou não apenas o jornal, mas também a Coligação Todos por Videira dos candidatos Mário Corrêa e Léo Bom, alegando que o dono do jornal possuía parentesco com o candidato Léo Bom e por isso teria realizado a critica. O juiz  rechaçou completamente esse argumento e alegou que pelo simples fato do dono do jornal ter parentesco com Léo Bom, não se pode afirmar que Léo teria conhecimento prévio da publicação da matéria, por isso não poderia ser responsabilizado. 

Além disso, o juiz Trentini alegou liberdade de imprensa ao jornal, além de afirmar não ver irregularidade alguma na conduta do jornalista.  Já na terceira derrota sofrida por Borga, o juiz também julgou improcedente a representação que a Coligação dele e de Claudete fez contra um vídeo com o discurso do prefeito Wilmar Carelli durante as convenções dos cinco partidos que apoiam Mário. Eles acusavam Carelli de fazer pedido de votos em período vedado, no entanto, o juiz entendeu que Carelli apenas conclamava os filiados e simpatizantes do PMDB a se engajarem na Campanha. Com isso, já são três ações feitas por Dorival Carlos Borga e Claudete Vavassori contra a Coligação de Mário e Léo, julgadas improcedentes.