13/11/2016

A segunda edição do Café com Empreendedores supera as expectativas.

Na Sexta-feira 11/11/2016 aconteceu nas dependências do Clube Flor de Maça, o segundo Café com Empreendedor de Fraiburgo.

Prefeito Ivo Biazollo falando sobre o evento
Dentre os eventos promovidos pelo DESENFRAI o 2º Café com Empreendedor superou as expectativas e cumpriu o objetivo, comparado com a edição anterior, foi bem maior em número de participantes e em conteúdo. Com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos novos em Fraiburgo, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. O evento teve apoio de diversas empresas, entre elas, Banco do empreendedor, Sicoob, Agencia volte (Painel), ACIAF, CDL, Prefeitura municipal de Fraiburgo. Na ocasião o prefeito municipal Ivo Biazollo recebeu das mãos da senhora Sueli V. Sarmento Bernardi Coordenadora Sebrae Regional Meio Oeste, o prêmio prefeito empreendedor pelo projeto implantado no município. Os palestrantes: Ivanete scheneider hahn da UNIARP, Gelsi Fortes do SEBRAE e Celio Castello do Serviços de inteligência no Agronegócio SIA. Na ocasião foi abordado: empreendedorismo, marketing digital, crescimento empresarial. A Câmara municipal de Fraiburgo foi representado pelo vereador Josiel Nunes da Silva.  A prefeita eleita para 2017, Claudete Geller Mathias esteve presente no evento, demonstrando interesse nos assuntos da classe empreendedora. 

Vereador Josiel Nunes  representando a Câmara Municipal
A ideia central do evento foi oferecer a empreendedores a possibilidade de adquirir conhecimento ou abrir negócios com baixo investimento inicial, estimular o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, fomentar a capacidade de iniciativa. Em segundo lugar, dar foco no mercado. Sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde o sentido. Não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, se não diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço e acaba em muitos casos fechados.
 
Equipe da Funerária Henvida participando do evento
Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtiveram informações sobre os segmentos da economia local em que o Sebrae também atua e têm a oportunidade de entrar em contato direto com o potencial empreendedor. Assim foi o evento que tem em seu fundamento levar ao participante a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização com a troca de cartões entre os participantes.