26/11/2016

Umbandistas realizam festa do Exu e da Pomba-gira

Aconteceu dia 26 de novembro de 2016, na sede do Centro Espirita de Umbanda Pai Baiano em Fraiburgo a tradicional festa do Exu e da Pomba-gira.

O Médium Baiano acendendo velas no inicio do ritual festivo
Quem é o EXU:

Médiuns incorporados com os Exu's
É uma das principais divindades do ioruba e do jejê. A fusão dessas duas religiões serviu de base para outras crenças nas Américas quando os africanos escravizados trouxeram sua cultura e sua fé, que se misturaram às de indígenas e europeus. Assim, surgiram religiões como o candomblé, no Brasil, a Santeria em Cuba, e o vodu no Haiti. No candomblé, Exu é um dos maiores orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo. O Exu também está presente na umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças. A umbanda não tem uma autoridade central nem um livro sagrado como as grandes religiões monoteístas, mas, apesar de cada terreiro interpretar aspectos de Exu à sua maneira, existem alguns fundamentos básicos e universais: para sacerdotes e fiéis iniciados, Exu sempre está ligado à vitalidade, à força, à proteção e à aplicação da lei em seus domínios espirituais.

Quem são as pomba-gira

Durante o  ritual a manifestação dançante
das pomba-giras
É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. Ela faz trabalhos espirituais que vão desde conselhos sobre problemas cotidianos até promessas de recuperar um amor. A pomba-gira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal. Para o médiuns Umbandistas mais tradicionais, a entidade é especialista em amor e relacionamentos por ser o orixá do Trono do Desejo e estímulo. Outros sacerdotes mais contemporâneos, a veem como mensageira dos orixás (personificações divinas das forças da natureza), tendo sido, em outras vidas, uma mulher sofrida que retorna para evoluir ajudando os outros. Quando é incorporada, assume personalidades e nomes como Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Rosa Caveira etc.
 
Nas cores vermelha e preta relativas as entidades
do dia festivo , as pomba-gira com dança sensual