12/01/2017

Prefeita Claudete faz um balanço dos dez primeiros dias de governo

Os dez primeiros dias do novo governo de Fraiburgo foram marcados por ações pontuais. Com o objetivo de humanizar o atendimento prestado nas repartições públicas, a prefeita Claudete Gheller Mathias dedicou esses primeiros dias para reunir servidores e solicitar uma mudança focada na cordialidade e eficiência do atendimento, para as pessoas que buscam o serviço público. “A mudança que todos esperam deve começar de dentro para fora ”, pontuou a prefeita.

                Nesses dias boa parte do tempo da nova equipe foi dedicado a visitas as obras paralisadas e em andamento, bem como àquelas já concluídas que necessitam de reparos emergenciais. Entre elas, estão a Casa Lar Célio Thibes dos Santos, o passeio que liga o centro ao Bairro São Sebastião e o Ginásio de Esportes São Miguel.

                Em relação a área administrativa a determinação é de economia. “Tenho insistido junto ao secretariado que repassem essa mensagem. Estamos centrados primeiramente na redução de contratações de cargos comissionados e ACTs”, disse. Quando o assunto é contratações, a prefeita abre parênteses para Educação, visto que a grande maioria das novas contratações são direcionadas para o início do ano letivo.

                A prefeita lembra que por determinação do Ministério Público foi assinado com o município Termo de Ajustamento de Conduta, que resultou na edição das Leis n. 186 e 187, de 3 de novembro de 2016. Desde então, salvo exceções previstas em lei, todos os processos seletivos devem ser feitos por meio de provas escritas e de títulos. “Esse novo mecanismo atrasou um pouco nosso cronograma de início, mas fizemos o possível e conseguimos reabrir de forma parcial os Centros de Educação Infantil, no último dia 9”. Vale ressaltar que os Centros de Educação Infantil voltam a funcionar integralmente no dia 1º de fevereiro e que as aulas nas escolas da rede municipal reiniciarão em 13 de fevereiro.

                Na área de saúde o planejamento caminha para ampliação dos serviços, seja por meio da reabertura do Pronto Atendimento seja pela inauguração da UPA 24 horas. “Um dos dois estará funcionando o mais breve possível. Sabemos que a demanda do município é imensa e já estamos tomando as medidas que nos competem para ampliar o atendimento hoje oferecido junto as Unidades de Saúde”, ressaltou a prefeita.

                No caso da UPA o principal entrave é a visita do departamento responsável por fiscalizar a obra. “O município aguarda a visita da equipe do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde - DENASUS. Por ser uma obra do Governo Federal, o funcionamento depende da aprovação desse departamento que é o responsável por auditorias e fiscalizações permanentes no SUS”, explicou Claudete.

                Nas áreas de infraestrutura e agropecuária e meio ambiente as solicitações são atendidas na medida das possibilidades e da estrutura que o município dispõe. Entre as obras de destaque nesse setor já anunciadas, estão as pavimentações das Avenidas Carlos Maister e Idamir Bogoni, cujo a licitação ocorre no próximo dia 24.

                Por fim, Claudete conclui que o bom planejamento está intrinsecamente ligado ao sucesso de uma administração. Perseguindo esse objetivo todo secretariado tem como atribuição principal planejar suas ações.                “O que eu posso concluir nesses 10 primeiros dias é que há muito a ser feito, mas peço paciência e cautela ao povo fraiburguense. Primeiro por que as coisas não ocorrem no tempo que desejamos e segundo por que toda obra que necessita ser feita exige planejamento, captação de recursos e licitação para contratar os serviços”. 

Ascom - Município de Fraiburgo

Andréa Melo - Jornalista