13/04/2017

Estado promove capacitação regionalizada

Capacitação abordou saúde mental, odontológica e atenção básica.

Videira – A 9º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio da Gerência de Saúde, promoveu, na terça-feira, dia 11, uma capacitação regionalizada para 20 municípios atendidos pela gerência nos quesitos de atenção básica, saúde mental e odontológica. O objetivo foi repassar orientações, procedimentos e atualizações necessárias.

A capacitação foi realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Videira e mobilizou diversos servidores municipais. Para a gerente de saúde, Fabiana Moraes, o objetivo é otimizar o tempo e aproximar os treinamentos “Esse é o suporte dado pelas regionais que facilita o trabalho dos municípios, aproximando os treinamentos e tornando a atividade ainda mais funcional” afirma.

A capacitação teve início às 13h30 com o coordenador estadual de saúde bucal, Nestor Antonio Schmitd de Carvalho. Na oportunidade foram abordadas as políticas voltadas ao setor da saúde bucal, a realidade da região meio oeste nessa cobertura e as possibilidades de ampliação desses procedimentos. Os atendimentos hospitalares odontológicos também foram pauta de discussão, buscando ampliação e regularização de fluxo.
A atenção básica também foi abordada no encontro, com orientações acerca dos principais procedimentos. Na área de saúde mental, a psicóloga da coordenadoria estadual, Ludmilla Dalta, abordou a gestão e como habilitar os serviços nos municípios. Além dos Centros de Atenção Psicossocial, outros serviços substitutivos também foram abordados.
A capacitação aos servidores da saúde foi realizada posteriormente a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), e trouxe assuntos complementares.