02/04/2017

Coluna de opinião da semana

O Adeus ao Tio João


Na semana passada faleceu com 103 anos o Tio João Maria Ribeiro da Silva. Ele era morador do Faxinal dos Domingues, descendente do povo do Taquaruçu que remanesceram da guerra do Contestado. Tio João nasceu em 1914 e contava, sempre com sua voz suave e uma educação invejável as histórias dos nossos antepassados. Fez questão de votar em todas eleições e nunca abriu mão de seus deveres cívicos. No Sindicato foi o sócio com maior permanência de tempo. Recebeu da câmara o título de cidadão centenário. Sua passagem aconteceu segunda-feira, 27/03 e foi marcada por homenagens e pelo sentimento de uma passagem gloriosa. Descanse em paz Tio João.


Multas Ambientais

Uma notícia abalou tanto o poder executivo como alguns integrantes do poder legislativo de Fraiburgo. A Fatma emitiu multa de R$ 453.600,00 para Sanefrai, por infringir a legislação Ambiental vigente. Nas alegações o órgão fiscalizador dá conta que: “Ficou constatado que a empresa operava sem licença, desde de fevereiro de 2006 (Disposição de resíduos urbanos), problema iniciado na administração de Nelmar Pinz, quando a Sanefrai estava sob a presidência de Pedro Ademir Perin. A Multa original era de 1 milhão de reais, após recursos na justiça e longas demandas foi reduzida para o valor acima mencionado. O Prazo para pagamento foi fixado em 5 de maio de 2017, mas ainda cabe recurso administrativo.


Um Livro hilário 

Aconteceu neste sábado, 25 de março de 2017, na Sala da Ordem dos Advogados da Subsecção de Fraiburgo o lançamento do livro “Labeas Copus”, escrito pelo advogado, professor, ex-presidente das subseções de Videira e Fraiburgo e escritor, João Marques Vieira Filho, A obra reúne 46 crônicas sobre situações “hilárias” vivenciadas no exercício da advocacia. “São crônicas de 37 anos de exercício profissional, uma obra de ficção sem nenhum compromisso com a verdade”, tendo no total 46 crônicas versando sobre situações hilárias. João Marques, famoso e conhecido por observar falhas e erros ortográficos, desta vez resolveu registrar em livro, creio eu, como forma de desabafo, as diversas situações hilárias. Eu li, gostei, vale apena você ler também.


Aproximações legislativas

Mesmo estando desde dezembro de 2016 fora do quadro de funcionário do legislativo de Fraiburgo, tento participar sempre, nas segundas-feiras das sessões da casa. Tenho notado uma aproximação bem natural de alguns vereadores, da oposição, inclusive emitindo muitos elogios diretos em tribuna dirigidos a pessoa da Prefeita. Será isto uma tendência de “aproximação”? Será que em breve teremos mais vereadores na base governista? Há muitos boatos circulando no meio do povo. Onde há fumaça, há fogo. Vamos continuar observando.