05/03/2018

PROJETO ESCOLA INTEGRAL REINICIOU EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE FRAIBURGO



A Secretaria Municipal de Educação retomou nessa segunda-feira, 5/3, nos Centros Educacionais Municipais Macieira, Faxinal dos Carlos, Antônio Porto Burda, Santo Antônio, São Cristóvão, Arnoldo Frey e Carlos Gomes o Programa Escola em Tempo Integral. Atualmente a modalidade é oferecida para aproximadamente 400 alunos.



Nesse ano o projeto conta mais dois novos núcleos, São Cristóvão e Dez de Novembro. A secretária de Educação Tânia da Silva Ferreira destaca que a manutenção e ampliação do programa atende uma reivindicação da comunidade. Nesse sentido destaca que o Tempo Integral busca aumentar a oferta educativa nas escolas municipais por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica.

Para participar do programa o aluno deve estar matriculado regularmente, se encontrar em situação de vulnerabilidade social, apresentar alguma defasagem, evasão ou repetência. O programa também é dirigido para beneficiários do Bolsa Família.


O projeto é uma parceria com o Departamento Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Esportes.  No Centro Educacional Antônio Porto Burda são oferecidas uma série de atividades, entre eles Handebol, Xadrez, Atletismo, Karatê, Dança, Higiene e Horta Escolar. Os alunos estudam pela manhã, recebem almoço e à tarde participam das atividades.
Na Escola Básica Municipal Santo Antônio, segundo informações, 120 alunos estão matriculados entre o 1º e 5º ano participam da proposta. Nesse ano estão previstas as oficinas de Educação Ambiental, Informática, Cultura e Arte, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Repouso, Relaxamento e Yoga e Horta Escolar.